Um dos modelos mais carismáticos e bem-sucedidos das competições internacionais foi o GT40, carro com o qual a Ford conseguiu se impor Á s principais marcas que disputavam o Mundial de Endurance nos anos 60. Para alegria geral o bólido foi atualizado e volta Á s pistas para disputar o GT3.
Uma das grandes vedetes homologadas para participar do GT3 Brasil Championship é sem sombra de dúvida o Ford GT, reedição do lendário e carismático Ford GT40 que fez fama mundial nas pistas na década de 60. O modelo está sendo ansiosamente esperado não só por sua história, mas também para vê-lo em confronto direto com Ferrari, Jaguar, Lamborghini, Aston Martin e demais mitos da indústria automobilÁstica que participam da categoria.
Durante a sua apresentação a Ford reproduziu o mesmo padrão de pintura usado nos tempos em que o GT40 corria o Campeonato Mundial de Endurance com o patrocÁnio da Gulf, empresa petrolÁfera francesa, que tornou seu nome mundialmente difundido com as conquistas obtidas pelo carro. O GT40 foi vencedor, entre outras conquistas, das mÁticas 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring.
Se de um lado o modelo atual tem aparência semelhante Á de 40 anos atrás, de outro ele não compartilha das dimensões do modelo anterior de corrida. As linhas foram refinadas e expressam proporções modernas e um excelente desenvolvimento aerodinâmico de superfÁcie. Além disso, o bólido incorpora a mais moderna tecnologia existente no mercado. Por exemplo, em substituição ao chassi de aço do tipo honeycomb-composite tubes usado nos anos 60 a Ford desenvolveu um leve e eficiente chassi de alumÁnio.
O motor V8 de 5,4 litros tem bloco e cabeçote de alumÁnio, 32 válvulas e turbo intercooler. Com 500 cv de potência, a unidade foi capaz de levar o Ford GT a ultrapassar os 320 km/h na famosa reta Mulsanne, em Le Mans, na França. O câmbio é manual de seis marchas.
A paixão despertada pelo GT40 de quase quarenta anos atrás em breve poderá ser revivida pelo novo Ford GT nas pistas dos vários campeonatos de GT3. A versão brasileira do torneio tem inÁcio previsto para meados de 2007.
Ficha Técnica*
Chassi: de alumÁnio
Comprimento: 4.613 mm
Largura: 1.950 mm
Altura: 1.106 mm
Entreeixos: 2.710 mm
Motor
Bloco e cabeçote: de alumÁnio, V8 DOHC, 32 válvulas, turbo e intercooler
Diâmetro e Curso: 90,2 mm x 105,8 mm
Capacidade cúbica: 5,4 litros,
Potência: 500 cv a 5250 rpm
Torque: 69,1 kgfm a 3.250 rpm
Cambio
Manual: 6 marchas
Freios
Pinças: com 6 pistões
Discos: material cerâmico
Rodas e pneus
Diateiras: 245/45R18
Traseiras: 285/45R18
*Dados obtidos do modelo GT40 Concep apresentado pela Ford