Meses após as enchentes, a NASCAR Brasil continua levando ajuda mensal aos afetados, com nova mobilização na etapa de Tarumã, em Viamão (RS), dia 13 de outubro
As enchentes que afetaram o Estado do Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano acabaram. As notícias na grande imprensa e nas redes sociais praticamente cessaram. Mas a ações da NASCAR Brasil em prol dos afetados continuam, afinal, a população local continua a conviver com as consequências da tragédia causada pelas chuvas.
Para a etapa do dia 13 de outubro, no autódromo de Tarumã, na cidade de Viamão (RS), região metropolitana de Porto Alegre (sexta etapa da temporada) a categoria em parceria com a Mais Brasil, empresa promotora do evento da NASCAR Brasil, Copa Truck e Copa HB20, planeja algumas ações em prol das necessidades atuais da região afetada pelas enchentes.
As ações serão divulgadas na semana que antecede o certame. Além disso, valem citar que um evento de porte nacional como este fomenta a economia local com a chegada de centenas de visitantes movimentando hotéis, padarias, restaurantes, bares e postos de combustíveis. Como a logística de transporte aéreo foi um pouco afetada, equipes, pilotos e organização do evento estudam alternativas com aeroportos da região e ou optaram por transporte terrestre.
Na fase de socorro emergencial, nos primeiros meses após a tragédia afetar 96% das cidades gaúchas, a NASCAR Brasil fez várias ações nas etapas de maio e junho, focando na arrecadação de donativos para a população lesada pelas chuvas.
Na etapa de Londrina, em maio, NASCAR Brasil, em uma parceria com a Copa Truck e a Charada Truck, colocou uma carreta na entrada do autódromo, para receber doações. O veículo foi colocado na porta do Autódromo, para que toda população da região londrinense tivesse acesso, não só os que adquiriram ingressos para o evento. Imediatamente após a corrida, as arrecadações partiram diretamente para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Como o locutor oficial do evento é morador de Encantado, na região do Vale do Taquari, uma das ações capitaneadas pela NASCAR Brasil foi justamente voltada para aquela região. As pessoas compraram os itens em um site específico e tudo foi levado para o mesmo ponto de distribuição.
Uma logística precisou ser estabelecida para a entrega dos donativos, visto que as rodovias gaúchas estavam praticamente intransitáveis. As doações foram para Lages (SC). De lá foram em caminhão furgão até Caxias do Sul, Gramado e Lageado. Dali pra frente, nas áreas mais devastadas, grupos de jipeiros gaúchos e paranaenses fizeram a ajuda chegar aos necessitados, sem intermediários.
Em junho, a quarta etapa da temporada 2024 da NASCAR Brasil, que seria realizada na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, devido à catástrofe, teve de ser transferida para o Autódromo de Potenza, em Lima Duarte (MG). Assim, a prova NASCAR Brasil, realizada em conjunto com a Copa Truck, teve caráter solidário e toda a renda da bilheteria foi direcionada ao Rotary Club de Santa Cruz do Sul, cidade onde originalmente seria realizada a corrida.
Até julho, as ações solidárias somaram 200 toneladas de donativos enviados ao Rio Grande do Sul, em parceria também com a Mais1 Café. De julho para cá, a NASCAR Brasil continua enviando uma carreta de donativos por mês ao Estado.
A TRAGÉDIA EM NÚMEROS
Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgados em agosto deste ano, o número de mortos é de 182 pessoas, e 27 ainda seguem desaparecidas. De alguma forma, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas, com 478 municípios impactados. No ápice da crise climática, o estado contabilizou mais de 626 mil pessoas que tiveram que abandonar suas casas de forma temporária ou definitiva. A infraestrutura estadual foi duramente atingida, com rodovias, pontes e edificações públicas danificadas, incluindo escolas e unidades de saúde. A economia sofreu um impacto significativo, com destruição de estabelecimentos comerciais e danos à produção agropecuária e o aumento da demanda por serviços sociais. Segundo o jornal Nexo, os prejuízos econômicos são estimados em R$ 87 bilhões, somando setores como a agricultura, comércio e infraestrutura.
PROGRAMAÇÃO ETAPA MATCH POINT
Sexta-feira, 11 de outubro
Portões fechados para o público
08h00 às 10h00 – NASCAR Brasil – Shakedown 1
13h30 às 14h00 – NASCAR Brasil – Shakedown 2
16h15 às 17h00 – NASCAR Brasil – Treino Extra
Sábado, 12 de outubro
Abertura dos portões: 08h00
08h00 – Briefing
09h20 às 10h05 – NASCAR Brasil – Treino Oficial 1
12h40 às 13h25 – NASCAR Brasil – Treino Oficial 2
16h15 às 17h00 – Qualifying – 2 voltas por carro (AO VIVO YouTube)
17h45 às 18h20 – Volta rápida
Domingo, 13 de outubro
Abertura dos portões: 08h00
08h00 às 08h10 – Warm Up
CORRIDA 1
09h00 – Etapa 7 (AO VIVO YouTube)
09h40 às 9h50 – Victory Lane / Pódio
11h00 às 11h50 – Visitação aos Boxes
11h00 às 11h30 – Desafio dos Elétricos Chevrolet
11h30 às 11h45 – Desfile de Caminhões Especiais Copa Truck
11h45 às 12h00 – Desfile Pilotos NASCAR Brasil e Copa Truck
13h45 às 14h10 – Grid Walk NASCAR Brasil
CORRIDA 2
14h00 – Etapa 7 (AO VIVO BandSports e YouTube)
14h55 às 15h05 – Victory Lane/Pódio
16h30 às 17h15 – Volta rápida