Piloto titular da NASCAR Cup Series desembarca na Capital Paulista para a disputa da primeira etapa do torneiro paralelo ao campeonato nacional da categoria em 4 de agosto.
A NASCAR, em conjunto com a organização da NASCAR Brasil, acaba de confirmar a presença do experiente piloto da NASCAR Cup Series, Daniel Suárez, na disputa da primeira etapa da Special Edition – torneio paralelo ao campeonato principal da categoria –, correspondente à quinta etapa da temporada 2024, que acontecerá entre 2 e 4 de agosto, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na Capital Paulista.
O piloto aceitou o convite para participar da competição, enquanto a NASCAR Series se encontra numa pausa por duas semanas na temporada de 38 corridas, motivada pelos Jogos Olímpicos de Paris. O nativo de Monterrey, México, que já estará no Brasil para celebrar seu casamento, fará uma parada em São Paulo antes de retornar aos Estados Unidos para alguns dias de ação nas corridas no renomado circuito.
“Estou empolgado com a oportunidade de competir na NASCAR Brasil. Não apenas é uma chance de experimentar algo novo, mas, também me dá a oportunidade de correr perto de um lugar que minha noiva considera como um segundo lar. Também me sinto animado em apoiar todas as pessoas que me ajudaram em minha jornada até a NASCAR Cup Series. Espero que possamos nos divertir e chamar a atenção para os campeonatos de fora, como o do Brasil, durante este evento”, afirma.
Titular do Chevrolet Camaro #99 da NASCAR Cup Series, pela Trackhouse Racing Team, Suárez fez sua primeira corrida na divisão principal da maior marca de corridas automobilísticas das Américas em 2017. Desde então tem somado resultados expressivos em seu cartel, com destaque para a vitória em fevereiro passado, na etapa disputada em Atlanta. Na NASCAR Cup Series, principal categoria da marca, ele fez história em 2022, quando conquistou sua primeira vitória após vencer no Sonoma Raceway. Ainda dentro da NASCAR, antes de disputar a Cup, o mexicano detém em sua sala de troféus o título da Xfinity Series de 2016 – o primeiro latino a vencer uma temporada de competição da marca americana – e outros êxitos em campeonatos da NASCAR Mexico, na qual correu entre 2010 e 2014. Em seu ano de estreia, conquistou o “Rookie of the Year”.
Chad Seigler, vice-presidente e Chief International Officer da NASCAR, demonstra otimismo com a iniciativa. “Estamos extremamente empolgados em ter Daniel conosco novamente em uma corrida internacional. À medida que a NASCAR continua a crescer e expandir-se globalmente, queremos mostrar que nossas séries internacionais oferecem o nível de competição, recursos e conexões da indústria, necessários para auxiliar os competidores mais talentosos a avançar nas suas carreiras”, declarou. No início do ano, Suárez também correu e venceu na sua primeira incursão da NASCAR Mexico Series, desde 2014, disputada no Los Angeles Memorial Coliseum.
A forte cultura de automobilismo do Brasil se estendeu à NASCAR ao longo dos últimos 20 anos. Três pilotos nascidos no Brasil competiram na NASCAR nos Estados Unidos: Christian Fittipaldi fez 15 largadas na Cup Series em 2003; Nelson Piquet Jr. competiu em 83 corridas nas três principais séries da NASCAR de 2010 a 2016, vencendo três vezes; e Miguel Paludo acumulou 81 largadas nas séries Xfinity e CRAFTSMAN Truck, incluindo as três da última temporada.
Thiago Marques, representante da NASCAR Brasil, também comemora a presença do piloto mexicano em Interlagos. “Será um grande prazer receber o Daniel Suárez, um piloto tão vitorioso, com uma história bacana, inclusive já classificado para os play-offs de 2024, na NASCAR Cup Series. Penso que será um grande incremento para o nosso grid. Sei que ele já tem amigos em comum dentro da nossa categoria e acredito que, pelo seu perfil, ele vai se enturmar com o elenco e se divertir muito durante a Special Edition”, completa.
NASCAR Brasil: Special Edition
O Special Edition tem formato e regras diferenciados. Cada etapa segue um estilo exclusivo, com um único treino classificatório e três corridas, durante o final de semana, sendo duas corridas classificatórias e a final no domingo.
As oito etapas que compõem o calendário da NASCAR Brasil estão divididas em duas séries: o campeonato nacional, com seis etapas (duas corridas em cada), – Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Londrina (PR), Potenza – Lima Duarte (MG), Cascavel (PR) e Tarumã (RS) –, e as duas etapas da “Special Edition” – Interlagos (SP) e uma localidade a ser definida para a etapa final –, com três corridas cada. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall nas suas respectivas classes: NASCAR Brasil e Challenge.
Lançada em 2022, a é a quarta competição internacional sancionada pela NASCAR e a primeira na América do Sul. A franquia começou a ser disputada em 2023 como uma parceria entre a NASCAR e a série GT Sprint Race no Brasil.
O credenciamento de imprensa para a etapa Special Edition da NASCAR Brasil, no Autódromo de Interlagos, já está aberto e a venda de ingressos no site Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br) começa nesta quarta-feira.
A NASCAR Brasil Series conta com apoio da Maxon oil, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Embreagex, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa.
Sobre NASCAR
A Associação Nacional de Stock Car Auto Racing (NASCAR) é o órgão sancionador da modalidade nº 1 de automobilismo nos Estados Unidos e proprietária de 14 das principais instalações de entretenimento de automobilismo do país. A NASCAR sanciona corridas em três séries nacionais (NASCAR Cup Series™, NASCAR Xfinity Series™ e NASCAR CRAFTSMAN Truck Series™), quatro séries internacionais (NASCAR Brasil Series, NASCAR Canada Series, NASCAR Mexico Series, NASCAR Whelen Euro Series), quatro regionais série (ARCA Menards Series, ARCA Menards Series East & West e NASCAR Whelen Modified Tour) e uma série de base local (NASCAR Advance Auto Parts Weekly Series). A International Motor Sports Association™ (IMSA®) governa o IMSA WeatherTech SportsCar Championship™, a principal série de carros esportivos dos EUA. A NASCAR também possui a Motor Racing Network, a Racing Electronics e a ONE DAYTONA. Com sede em Daytona Beach, Flórida, e escritórios em cinco cidades da América do Norte, a NASCAR sanciona mais de 1.200 corridas anualmente em 11 países e mais de 30 estados dos EUA.
Para obter mais informações, visite www.NASCAR.com e www.IMSA.com e siga a NASCAR no Instagram, YouTube, Facebook, X e Snapchat.
Sobre a Trackhouse Racing
A história da Trackhouse Racing começou quando Justin Marks se aposentou de sua carreira como piloto em tempo integral na NASCAR e corridas de carros esportivos para criar o Trackhouse Entertainment Group em 2020, visando construir uma marca de corridas que transcende o esporte. Marks fundou a Trackhouse Racing, que entrou na pista em 2021 com Daniel Suárez ao volante. Em janeiro de 2021, a equipe anunciou uma parceria com o astro internacional Pitbull, que já havia sido convidado frequente em corridas da NASCAR e elevou a presença da Trackhouse por meio de inclusões em várias de suas músicas, videoclipes e até nomeou seu álbum atual como “Trackhouse”. Na metade da temporada de 2021, a Trackhouse Racing adquiriu os ativos da equipe Chip Ganassi Racing na NASCAR e iniciou a temporada de 2022 como uma equipe independente de dois carros, com Suárez e Chastain como pilotos. Chastain conquistou a primeira vitória da organização no Circuito das Américas, em Austin, Texas, e venceu novamente no Talladega Superspeedway, no Alabama. Suárez se tornou o primeiro piloto mexicano (de Monterrey) a vencer uma corrida da Cup Series ao dominar a prova no Sonoma Raceway, na Califórnia, naquele ano. Chastain voltou ao Victory Lane em 2022, vencendo em Nashville Superspeedway em junho e no Phoenix Raceway em novembro. Em dezembro, a Trackhouse anunciou sua entrada no Campeonato Mundial de Motovelocidade FIM MotoGP.