A equipe Yamaha anunciou na quarta-feira (23), que o piloto de testes japonês Wataru Yoshikawa substituirá Valentino Rossi por, pelo menos, mais três corridas, a partir do GP da Catalunha. O italiano sofreu uma lesão na perna durante um treino livre para o GP da Itália e ainda se recupera.
A princÁpio, a idéia era utilizar um piloto da Yamaha Tech 3, que é formada por Colin Edwards e Ben Spies, mas o diretor Lin Jarvis acredita que isso poderia prejudicar o programa de corrida da sua própria franquia.
“Consideramos diferentes cenários e avaliamos alguns pilotos que estão competindo, mas uma mudança poderia criar um problema para as equipes envolvidas”, afirmou o dirigente. “Finalmente, depois de muita discussão, selecionamos Wataru, nosso piloto de testes. Provisoriamente, o plano é que ele fique por três corridas: Catalunha, Sachsenring e Laguna Seca. E vamos ajustar esse planejamento de acordo com o retorno de Valentino”.
Yoshikawa foi bicampeão da Superbike japonesa e disputou a etapa de Motegi do Mundial de MotoGP, em 2002. “Estou feliz com a chance de substituir Valentino, enquanto ele se recupera, além da oportunidade de correr novamente na categoria”, disse.
A previsão médica para o retorno de Rossi é de cinco a seis meses, mas o piloto acredita que pode estar de volta no GP da República Tcheca, em Brno, quatro corridas a partir da próxima, que ocorre em Assen, na Holanda.
Fonte: Gazeta Esportiva.NetÂ