A MotoGP, categoria mais importante do motociclismo mundial, pode voltar a ter uma prova no Brasil em 2021. Neste último final de semana, a Dorna Sports, promotora do campeonato, assinou um acordo preliminar com a Rio Motorsports para uma prova que seria disputada em um autódromo a ser construÁdo no Rio de Janeiro.
“As pessoas do Rio sempre receberam os eventos da MotoGP com grande entusiasmo. Estamos satisfeitos com o sério interesse da Dorna em voltar ao Brasil e sua confiança em promover a corrida na pista que esperamos que seja construÁda na cidade. O Rio de Janeiro tem vocação para receber grandes eventos de automobilismo, com o mesmo nÁvel de conhecimento demonstrado em grandes eventos esportivos e culturais realizados na cidadeâ€, declarou JR Pereira, COO da Rio Motorsports.
“GostarÁamos de ver o retorno da MotoGP ao Brasil, e este memorando de entendimento é uma notÁcia fantástica para os fãs do campeonato e da América do Sul. Nós temos um esporte verdadeiramente global, paddock e grade, e adicionar outro paÁs ao nosso calendário, especialmente um como o Brasil, é sempre algo para se aspirar. Seria um prazer para a MotoGP correr num paÁs e continente conhecido pela sua paixão e atmosfera incrÁvelâ€, avaliou Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports.
A Rio Motorsports já está trabalhando com investidores locais e internacionais com o objetivo de construir um novo circuito para substituir o autódromo de Jacarepaguá, que foi desmantelado em parte para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e fechado de vez para dar lugar ao Parque OlÁmpico utilizado nos Jogos OlÁmpicos de 2016.
Se tudo correr como previsto, a construção começará no inÁcio de 2019 e deverá ser concluÁda no final de 2020. Uma das principais prerrogativas do projeto é não utilizar dinheiro público para erguer o novo autódromo.
Caso o acordo preliminar se confirme, a MotoGP voltaria ao Brasil após 17 anos. Entre 1995 e 2004, foi justamente o autódromo de Jacarepaguá que recebeu a principal categoria do motociclismo mundial no Brasil.
Fonte: Máquina do Esporte