Em uma corrida disputada e emocionante até o fim, Andrea Dovizioso conseguiu cruzar a linha de chegada na primeira colocação e vencer o Grande Prêmio de Brno, na República Tcheca, neste domingo. Assim, em sua corrida de número 100 pela Ducati, o italiano volta ao lugar mais alto do pódio depois de triunfar ainda na primeira corrida da temporada da MotoGP.
Jorge Lorenzo terminou na segunda colocação e fechou a dobradinha da Ducati. Atual lÁder do campeonato, Marc Márquez ficou com a terceira colocação, completando o pódio.
Mais atrás, Valentino Rossi, que chegou a liderar a prova por algumas voltas, superou Cal Crutchlow na última curva e garantiu o quarto lugar. O britânico então terminou com o quinto lugar, Á frente de Danilo Petrucci. Johann Zarco, Dani Pedrosa, Álvaro Bautista e Andrea Iannone completaram o top-10.
Os seis primeiros colocados alternaram posições ao longo de toda a corrida, deixando o grid em aberto. O fim, foi alucinante. Com 10 voltas para o fim, a ordem era a seguinte: Dovizioso, Márquez, Rossi, Crutchlow, Lorenzo e Petrucci.
Dovi se mantinha na ponta, enquanto Lorenzo superou Crutchlow para beliscar um lugar no pódio. O espanhol ainda aumentou o ritmo e ultrapassou seu compatriota Marc Márquez em um lindo ataque. Aproveitou ainda para tomar a primeira posição de Dovizioso, que deu o troco na curva seguinte. Lorenzo tentou retomar a ponta, mas não teve êxito e ainda precisou segurar a pressão de Márquez.
Assim, apesar do terceiro lugar, Márquez segue na liderança do campeonato e abre boa vantagem com 181 pontos, 49 a mais que o segundo colocado Valentino Rossi. Dovizioso ganha uma posição e vem logo atrás, no terceiro lugar, com 113 pontos. Quarto colocado, Maverick ViÁ±ales, único que havia pontuado em todas as corridas da primeira metade do mundial, não pontuou neste fim de semana pela primeira vez, enquanto Jorge Lorenzo se consolidou em quinto lugar.
A próxima etapa da MotoGP acontece na próxima semana, no Red Bull Ring, na Áustria.
Fonte: Gazeta Esportiva