A surpreendente mudança de Fernando Alonso da Alpine para a Aston Martin para a temporada de 2023 rendeu frutos de maneira impressionante, já que o bicampeão mundial terminou entre os pontos em Abu Dhabi, conquistando o quarto lugar no campeonato de pilotos, sua melhor colocação em uma década.
Alonso terminou o Grande Prêmio no mesmo lugar em que começou, em sétimo, encerrando uma temporada que incluiu oito pódios. Foi uma corrida movimentada para o espanhol, que se viu disputando posição roda a roda com Oscar Piastri da McLaren e Yuki Tsunoda da AlphaTauri em alguns momentos, fazendo duas paradas no final para alcançar a sétima posição.
Com Lance Stroll ganhando posições e terminando em décimo por uma margem estreita, a corrida foi uma maneira decente de encerrar a temporada.
“Se você me dissesse antes deste fim de semana que eu terminaria em quarto no Campeonato de Pilotos, eu não teria acreditado – então, isso é um verdadeiro presente”, disse Alonso. “Estou muito satisfeito com a maneira como guiei durante toda a temporada – acredito que esta foi minha melhor e mais consistente temporada desde 2012. Acho que tirei o máximo do carro durante toda a temporada.”
“Todo o time da Aston Martin trabalhou incrivelmente duro, e eu já estou ansioso para entrar no inverno e começar a trabalhar para a próxima temporada. Começamos este ano como azarões, mas começaremos 2024 muito em evidência; precisamos estar preparados para isso.”
A equipe adotou estratégias diferentes no início, colocando Stroll no composto duro na esperança de fazer apenas uma parada ou contar com a chegada de um Safety Car tardio. No final, ele foi forçado a mudar para uma estratégia de duas paradas, mas conseguiu segurar Daniel Ricciardo na última volta para conquistar sua terceira pontuação consecutiva.
“Acredito que estávamos atacando bem hoje e progredindo ao longo do pelotão. Costumamos ter um ritmo melhor aos domingos, e isso foi definitivamente o caso hoje”, disse ele depois da corrida.
Depois de uma queda de desempenho no meio da temporada, Stroll também encerrou o ano de maneira sólida.
“Fico feliz por termos encerrado 2023 com algumas performances mais fortes das quais podemos nos orgulhar. Certamente foi um ano de aprendizado – tivemos altos e baixos – mas estamos em um bom lugar indo para o próximo ano.”
A Aston Martin permanece uma das equipes mais melhoradas no grid, sua pontuação de 55 pontos em 2022 se transformando em 280 até os fogos de artifício em Abu Dhabi. Embora tenham sido ultrapassados na corrida de desenvolvimento pela McLaren, ainda foi uma temporada notável para a equipe. E com Alonso não mostrando sinais de desaceleração, eles parecem bem posicionados para a temporada de 2024.