Disputar as Mil Milhas Brasileiras em famÁlia não é exatamente uma novidade. Nas 33 edições da prova realizadas desde 1956, foram muitos os casos de pais e filhos, tios e sobrinhos e até mesmo de irmãos que dividiram o mesmo carro durante as cerca de 12 horas de duração da competição. Mas não é todo dia que se vê um pai e uma filha disputando, juntos, a corrida de longa duração mais tradicional do paÁs.
Na edição de 2006, que será realizada no dia 21 de janeiro em Interlagos e marca o 50º aniversário de criação das Mil Milhas, o piloto e chefe da equipe Katalogo Racing, Fernando Parra, e sua filha Fernanda, piloto do Campeonato Paulista de Força Livre, dividirão novamente o volante de um Omega equipado com motor V8 de 450 cv. E esperam fazer bonito em sua categoria – que neste ano recebeu a denominação de STC e engloba modelos como BMW e Alfa Romeo.
A primeira vez que pai e filha correram juntos foi em 2005, quando a Katalogo Racing largou na quarta posição entre os carros da antiga categoria ST. Na ocasião, a equipe também teve como pilotos os irmãos André e Fabio Carreira, e esteve perto de chegar ao pódio, mas abandonou quando ocupava o quarto lugar. “Gostamos tanto de correr juntos no ano passado que neste ano decidimos repetir a doseâ€, disse Fernanda.
Depois de subir ao pódio em nove corridas do Paulista de Força Livre no ano passado, ela acumulou quilometragem suficiente para dividir a pista com algumas estrelas do automobilismo nacional e internacional que são aguardadas para essa edição histórica. “No inÁcio de 2005 eu tinha guiado muito pouco o Omega, mas, mesmo assim, consegui ser rápida e ainda suportei um turno longo, de duas horas. Agora, depois de uma temporada em que disputei praticamente todas as corridas do Campeonato Paulista, acho que poderemos ser ainda mais competitivosâ€, declarou a piloto.
A Katalogo Racing vem fortalecida para a edição comemorativa de 50 anos das Mil Milhas Brasileiras. O carro recebeu um novo motor V8, similar ao usado na Stock Car Brasil, que tem potência aproximada de 450 cavalos e é mais confiável que o anterior. “Com esse novo motor deveremos ser mais competitivos, mas o importante em uma corrida como essa é mesmo a resistência. Esse também é um ponto forte do novo propulsor, o que nos deixa com boas expectativasâ€, acredita Fernando Parra. Em 2005, a Katalogo Racing abandonou a prova justamente por quebra desse componente do carro, quando ocupava a quarta colocação em sua categoria.
A edição que marca o cinqüentenário de criação das Mil Milhas Brasileiras será repleta de carros velozes e pilotos de ponta. Entre as máquinas, algumas chegam a custar mais de R$ 1,5 milhão de reais, como a Ferrari 575 e o Aston Martin DB9R. Já entre os pilotos, nomes de destaque no automobilismo nacional e internacional estarão na pista, entre eles Nelson Piquet, Tony Kanaan, Franz Konrad, Jean-Marc Gounon e Pedro Lamy. “Como nosso carro é menos potente, não temos a pretensão de bater os modelos que vêm de fora. Nosso objetivo é terminar a prova bem colocados em nossa categoria, e aproveitar a festa em famÁliaâ€, finalizou o chefe da equipe. Os principais adversários do Omega da famÁlia Parra serão a Alfa Romeo 156 da equipe TekProm, o Vectra da equipe Daytona, a BMW da Eurobike e o Omega da Tigueis.
Além de montar postos fixos de venda de ingressos em redes que comercializam os pneus Pirelli, patrocinadora do evento – como a Caçula e Della Via -, a organização também disponibilizou a venda de ingressos para as Mil Milhas 2006 por telefone. O número a ser chamado é o (11) 2191-6950. As entradas que dão acesso Á s arquibancadas descobertas custam R$ 65 (sem direito Á visitação aos boxes). As arquibancadas cobertas saem por R$ 150 (com passe de visitação). Para ficar no Paddock Mil Milhas Brasil o torcedor precisa desembolsar R$ 350,00.
Foto: Fábio Oliveira