Mick Schumacher anunciou que estará competindo pela Alpine no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) na próxima temporada, marcando sua primeira incursão em corridas fora dos monopostos.
Schumacher atuou como piloto reserva da Mercedes durante a temporada de 2023, depois de perder sua vaga no grid da Fórmula 1 após duas temporadas com a equipe Haas em 2021 e 2022.
Com a Williams sendo a única equipe ainda a confirmar sua formação completa para 2024, Schumacher tem considerado suas opções fora da Fórmula 1, incluindo um recente teste ao volante do hipercarro A424 que a Alpine vem preparando.
Impressionando a equipe durante o teste, o piloto alemão de 24 anos agora foi nomeado como parte da equipe da Alpine, que também inclui os pilotos franceses Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere, Charles Milesi e Paul-Loup Chatin, além do austríaco Ferdinand Habsburg.
“Um novo capítulo está começando para mim com a Alpine na categoria de hipercarros do FIA WEC”, disse Schumacher sobre seu mais recente desafio. “O carro é impressionante, e mal posso esperar para começar. Cresci com monopostos, então guiar um carro com cockpit fechado e rodas cobertas é uma ótima oportunidade para aprimorar minhas habilidades.“
“Senti muita falta de correr este ano; é o que eu amo fazer desde criança, e às vezes era difícil assistir os outros pilotos entrarem na pista. As corridas de resistência são um novo desafio para mim, e tenho certeza de que compartilharemos ótimos momentos juntos no próximo ano com a Alpine.”
Bruno Famin, vice-presidente de Motorsport da Alpine, acrescentou: “Com [o diretor de equipe] Philippe Sinault, queríamos pilotos que não apenas fossem rápidos e confiáveis, mas também mostrassem um espírito de equipe real e bom senso de corrida para representar da melhor forma possível as cores da Alpine na categoria principal do Campeonato Mundial de Endurance.”
“Pode ser a primeira incursão de Schumacher nas corridas de resistência, mas seu entusiasmo pelo projeto e sua vontade de se juntar a nós são palpáveis. Tenho certeza de que ele será um verdadeiro trunfo.”
A Alpine revelará suas equipes completas e a pintura oficial do A424 em um evento de lançamento em 7 de fevereiro de 2024, antes do início da nova temporada do WEC.
Após o anúncio da Alpine, a Mercedes confirmou que Schumacher continuará como seu piloto reserva na Fórmula 1 para 2024, oferecendo suporte aos pilotos Lewis Hamilton e George Russell em um programa combinado.