A dupla Stephane Sarrazim/ Pedro Lamy, num Peugeot 908 Hdi-FAP do Team Peugeot total, venceu neste domingo (17/08), os 1000 km de Nurburgring, 4º etapa da temporada. Seus parceiros, Nicolas Minassian/ Marc Gené, completaram a dobradinha da equipe francesa. A dupla Alexanddre Premat/ Mike Rockenfeller, num Audi R10 TDI da Audi Sport Team Joest, terminou em 3º.
Com o Peugeot nº. 7 Minassian saiu na pole-position liderando o começo da prova, até ser superado pelo companheiro Sarrazim, no Peugeot nº. 8. Até o final da prova, que teve 5h44m de duração, os dois carros trocaram de posição diversas vezes, com Sarrazim/ Lamy vencendo com 16s161 de vantagem após 195 voltas. Foi a segunda vitória da dupla no ano. Contudo a estratégia da Peugeot em deixar os carros lutarem pela vitória, apesar de Minassian/ Gené estarem lutando pelo tÁtulo na classe LMP1, ao contrario de Sarrazim/ Lamy, pode custar caro.
Isto devido Premat/ Rockenfeller terem chegado em 3º, após o segundo Audi, com Allan McNish, que vinha na3º posição, ter que parar nos boxes faltando três voltas para o final da prova.
Minassian/ Gené estão agora isolados na liderança do campeonato, com 32 pontos, dois a mais do que Premat/ Rockenfeller, faltando uma etapa, em Silverstone, no dia 14 de setembro, para o termino da temporada.
Já o ex-piloto de F-1 holandês Jos Vertappen já pode comemorar o titulo na classe LMP2. Com o Porsche RS Spyder da Van Merksteijn Motorsport ele venceu pela terceira vez na categoria, e com 38 pontos, não pode mais ser alcançado na tabela. Ele teve como parceiro na prova Jeroen Bleekemolen, substituindo Peter Van Merksteijn. No geral foram 7º colocados.
Os dois brasileiros na prova pilotam carros da LMP2. Thomas Erdos, em dupla com Mike Newton, num Lola MG da RML, terminou em 6º na classe e 13º no geral. Fernando Rees, junto com Juan Barazzi e Michael Vergers, num Zytek 07S da Barazi Epsilon, ficou na 15º posição geral e 8º na classe. Eles somaram o primeiro ponto na tabela. Erdos/ Newton, com 16, estão na 6º posição.
Na classe LMGT1 vitória da dupla Tomas Enge/ Antonio Garcia, num Aston Martin BDR9 do Team Modena, a segunda no ano. No geral foram 20º. Os lideres do campeonato na classe são Patrice Goueslard/ Guillaume Moreau, com 36 pontos. Luc Alphand tem 28 e Garcia/ Enge, 26.
A dupla Robert Bell/ Giamaria Bruni, numa Ferrari 430 GT da Virgo Motorsport, venceu na classe LMGT2 pela terceira vez no ano e lideram a tabela com 30 pontos. Alex Davison/ Marc Lieb somam 27.
Final:
1. LMP1 P.Lamy, S.Sarrazin Team Peugeot Total Peugeot 908 Hdi-FAP 195 voltas
2. LMP1 M.Gene, N.Minassian Team Peugeot Total Peugeot 908 Hdi-FAP a 16s161
3. LMP1 A.Premat, M.Rockenfeller Audi Sport Team Joest Audi R10 TDI 194 voltas
4. LMP1 R.Capello, A.McNish Audi Sport Team Joest Audi R10 TDI 194 voltas
5. LMP1 S.Mucke, J.Charouz Charouz Racing System Lola Aston Martin 189 voltas
6. LMP1 S.Ortelli, S.Ayari, L.Duval Team Oreca Matmut Courage-Oreca Judd 188 voltas
7. LMP2 J.Verstappen, J.Bleekemolen Van Merksteijn Motorsport Porsche RS Spyder 188 voltas
8. LMP1 J.Campbellwalter, S.Hall Creation AIM Creation – Aim 187 voltas
9. LMP2 P.Ragues, M.Lahaye Saulnier Racing Pescarolo Judd 184 voltas
10. LMP2 C.Elgaard, J.Nielsen Team Essex Porsche RS Spyder 184 voltas
11. LMP2 D.Manning, J.Foster Embassy Racing WF01 Zytek 183 voltas
12. LMP2 M.Amaral, O.Pla Quifel ASM Team Lola AER 182 voltas
13. LMP2 T.Erdos, M.Newton RML Lola MG 181 voltas
14. LMP2 W.Hughes, J.Kane Embassy Racing WF01 Zytek 180 voltas
15. LMP2 J.Barazi, M.Vergers, F.Rees Barazi Epsilon Zytek 07S 180 voltas
16. LMP2 A.Belicchi, X.Pompidou, S.Zacchia Speedy Racing Team Sebah Lola Judd 179 voltas
17. LMP2 K.Ojjeh, C.Gosselin Trading Performance Zytek 07S 179 voltas
18. LMP1 H.Primat, C.Tinseau Pescarolo Sport Pescarolo Judd 176 voltas
19. LMP1 J.Barbosa, V.Ickx, M.Short Rollcentre Racing Pescarolo Judd 175 voltas
20. LMGT1 A.Garcia, T.Enge Team Modena Aston Martin DBR9 172 voltas
21. LMP2 De, J.Pourtales, H.Noda Kruse Schiller Motorsport Lola Mazda 172 voltas
22. LMP1 S.Simpson, L.Halliday Creation AIM Creation Aim 172 voltas
23. LMP2 F.Lienhard, D.Theys, J.Lammers Horag Racing Porsche RS Spyder 170 voltas
24. LMGT2 R.Bell Virgo Motorsport Ferrari F430 GT 169 voltas
25. LMP1 O.Panis, N.Lapierre Team Oreca Matmut Courage-Oreca Judd 167 voltas
26. LMGT2 M.Lieb, A.Davison Team Felbermayr-Proton Porsche 997 GT3 RSR 167 voltas
27. LMGT2 R.Narac, R.Lietz Imsa Performance Matmut Porsche 997 GT3 RSR 167 voltas
28. LMGT2 B.Aucott, S.Daoudi JMB Racing Ferrari F430 GT 166 voltas
29. LMGT2 P.Dumbreck, R.Kelleners, A.Vasiliev Snoras Spyker Squadron Spyker C8 Laviolette 165 voltas
30. LMGT2 R.Balandras, M.Lecourt, J.Belloc Imsa Performance Matmut Porsche 997 GT3 RSR 164 voltas
31. LMP1 J.Nicolet Saulnier Racing Pescarolo Judd 164 voltas
32. LMP1 S.Nakano, A.Valles Epsilon Euskadi Epsilon Euskadi Judd 163 voltas
33. LMGT2 P.Kutemann, M.Basso, J.Scheier JMB Racing Ferrari F430 GT 163 voltas
34. LMGT2 P.Daniels, M.Palttala, T.Sugden James Watt Automotive Porsche 997 GT3 RSR 162 voltas
35. LMP1 A.Burgueno, M.De Castro Epsilon Euskadi Epsilon Euskadi Judd 160 voltas
36. LMP2 M.Rostan, J.Petersen, J.Lueders Bruichladdich Radical Radical AER 159 voltas
37. LMGT2 C.Ried, Felbermayr H, Felbermayr Team Felbermayr-Proton Porsche 997 GT3 RSR 157 voltas
38. LMGT2 P.Ehret, P.Kaffer, A.Beltoise Farnbacher Racing Ferrari F430 GT 156 voltas
39. LMGT2 A.Chiesa, B.Leuenberger Speedy Racing Team Spyker C8 Laviolette 145 voltas
40. LMGT1 L.Alphand, G.Moreau, P.Goueslard Luc Alphand Aventures Corvette C6.R 140 voltas
41. LMGT1 R.Rusinov, P.Kox IPB Spartak Racing Lamborghini 131 voltas
42. LMP2 S.Salini, P.Salini, P.Roussel WR / Salini WR Zytek 126 voltas
43. LMP1 G.Lavaggi Scuderia Lavaggi Lavaggi AER 110 voltas
44. LMGT2 Nielsen E.Lars, R.Westbrook, A.Simonse Farnbacher Racing Porsche 997 GT3 RSR 101 voltas
45. LMP1 E.Collard, J.Boullion Pescarolo Sport Pescarolo Judd 101 voltas
46. LMGT1 O.Beretta, J.Policand Luc Alphand Aventures Corvette C6.R 50 voltas
Foto: Site oficial do LMS