A dupla Marc Gené/ Nicolas Minassian, num Peugeot 908 HDi FAP do Team Peugeot Total , da Categoria LMP1, venceu no domingo (16/09), os 1000 Km de Silverstone, na Inglaterra, 5º etapa da temporada. Foi a segunda vitória da dupla no ano. A dupla Emmanuel Collard/ Jean- Christophe Boullion, num Pescarolo Judd da Pescarolo Sport, chegou em 2º, com o trio João Barbosa/ Stuart Hall/ Martin Short, num Pescarolo Judd, da Rollcentre Racing, fechando o pódio.
Gené/Minassian largaram na pole e contaram com o azar do carro de seus companheiros, Pedro Lamy/ Stephane Sarrazim. Os lideres do campeonato danificaram a traseira de seu carro, na terceira hora de disputa, indo para os boxes, para reparos, a poucos minutos do final da prova.
Lamy/ Sarrazim lideram na Categoria com 40 pontos, contra 34 de Boullion.
Pela classe LMP2 a vitória foi do trio Juan Barazi/ Michael Vergers/ Karim Ojjeh, num Zytek 07S Zytek da Barazi Epsilon. O brasileiro Thomas Erdos, em dupla com Mike Newton, num MG Lola EX264 ERA da RML, terminou em 4º. Erdos/Newton lideram na Categoria, com 36 pontos. Miguel Amaral, Angel Burgeno, Miguel Castro, somam 30 pontos.
Na Classe LMGT1, a dupla vitoriosa foi Soheil Ayari/ Stephane Ortelli, num Saleen S7-R do Team Oreca. Eles são os lideres da Categoria com 40 pontos, com os vice-lÁderes, Luc Alphand, Patrice Goueslard, Jerome Policand, sete pontos atrás.
A Classe LMGT2 foi vencida pela dupla Robert Bell/ Gianmaria Bruni, numa Ferrari F430 GT da Virgo Motorsport. Bell lidera na categoria, com 42 pontos. Allan Simonsen tem 32.
A definição do campeonato será na última etapa do ano, a Mil Milhas Brasil, no dia 10 de novembro, em Interlagos, São Paulo.
Final:
Final:
1 – Gené-Minassian (Peugeot 908) – Peugeot – 195 voltas
2 – Collard-Boullion (Pescarolo-Judd) – Pescarolo – 193
3 – Barbosa-Hall-Short (Pescarolo-Judd) – Rollcentre – 191
4 – Kurosawa-Ortiz-Campbell Walter (Creation CA07-Judd) – Creation – 188
5 – Barazi-Vergers-Ojjeh (Zytek 07S) – Barazi Epsilon – 187
6 – Chilton-Chilton (Zytek 07S) – Arena – 187
7 – Kimber-Smith -Watts (Zytek 07S LMP2) – LNT – 186
8 – Amaral-De Castro-Burgueno (Lola B05/40-AER) – ASM – 185
9 – Erdos-Newton (MG Lola EX264-AER) – RML – 184
10 – Binnie-Timpany-Buncombe (Lola B05/40-Zytek) – Binnie – 182
11 – Nicolet-Filhol-Jouanny (Courage LC75-AER) – Saulnier – 181
12 – Ortelli-Ayari (Saleen S7-R) – Oreca – 181
13 – Garcia-Turner (Aston Martin DBR9) – Modena – 180
14 – Greaves-Moseley-Moseley (Radical SR9-AER) – Bruichladdich – 180
15 – Gavin-Policand-Goueslard (Corvette C6-R) – Alphand – 177
16 – Hughes-Cunningham-Manning (Radical SR9-Judd) – Embassy – 177
17 – Fisken-Zacchia-Franchi (Aston Martin DBR9) – Larbre – 175
18 – Blanchemain-Dumez-Vosse (Corvette C5-R) – Alphand – 174
19 – Perazzini-Cioci-Tavano (Saleen S7-R) – Racing Box – 174
20 – Bell-Bruni (Ferrari 430) – Virgo – 173
21 – Frei-Cochet (Courage LC70-AER) – Courage – 173
22 – Narac-Lietz (Porsche 997) – Imsa – 172
23 – Hezemans-Dumbreck (Spyker C8) – Spyker – 171
24 – Belicchi-Chiesa-Kane (Spyker C8) – Spyker – 170
25 – De Simone-Bobbi-Bonetti (Ferrari 430) – GPC – 169
26 – Caffi-Zardo (Ferrari 430) – Villorba – 168
27 – Drudi-Rosa-Mowlem (Ferrari 430) – GPC – 167
28 – Hesnault-Barff-Nevoa (Porsche 997) – Perrier – 164
29 – Basso-McCormick-Da Cruz (Ferrari 430) – JMB – 163
30 – Lambert-Lefort-Kelders (Ferrari 430) – Ice Pol – 163
31 – Bouchut-Gardel-Gollin (Aston Martin DBR9) – Larbre – 160
32 – Daniels-Cox-Camathias (Porsche 997) – Watt – 159
33 – Thiim-Sorensen (Corvette C6 Z06) – Markland – 157
34 – Hartshorne-McInermey-McInermey (Panoz Esperante) – Pennisula – 156