O kartista paulista Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) faz neste final de semana (9 e 10/01) sua estréia em pistas internacionais, disputando no circuito Homestead Karting – Florida, EUA – a categoria Rotax MiniMax do Florida Winter Tour.
Esta é a décima primeira edição do Florida Winter Tour, um dos mais concorridos certames do kartismo norte-americano, que nesta edição já superou o recorde de inscritos de 2008, que contou com 486 pilotos inscritos nas treze categorias que integram o certame, oriundos de 23 paÁses, 24 estados dos EUA e de seis provÁncias canadenses. O Florida Winter Tour é composto de seis corridas em três etapas disputadas no sistema de rodada dupla, nos circuitos de Homestead – Miami Speedway (9 a 11/01); Homestead – Miami Speedway novamente (13 a 15/02) e Ocala Grand Prix (13 a 15/03), quando serão conhecidos os campeões.
Campeão em 2008 da categoria Cadete na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello) conquistou a vaga para competir no Florida Winter Tour ao vencer o Qualifyng Brasil, promovido pelo coach internacional e Hexacampeão Brasileiro de Kart, Paulo Carcasci. Martins está inscrito na categoria Rotax MiniMax e esta será também sua primeira competição com propulsores dois tempos, já que no Brasil compete com motores de quatro tempos.
A Rotax MiniMax é certamente a categoria mais “internacional†do evento, já entre seus quase quarenta pilotos inscritos estão representantes da República Dominicana, El Salvador, Jamaica, México, Brasil, Itália, Canadá e, naturalmente, dos Estados Unidos. Entre eles o campeão da última temporada, o norte-americano Dore Chaponick, o campeão do Canadian National Championship, Jesse Lazare e o campeão nacional dos EUA, Jack West. Nessa lista de “favoritos†também estão inseridos o brasileiro Pietro Fittipaldi (neto de Emerson Fittipaldi), Jordan Perry e Dalton Seargent, profundos conhecedores dos segredos de Homestead e da categoria.
Mesmo assim Rafael Martins é considerado pelos organizadores um dos concorrentes que poder vir a surpreender, junto aos norte-americanos Santino Ferrucci e Grant Quilan, bem como do italiano Mattia Drudi.
Nesta sexta-feira acontecerão os treinos livres cronometrados, quando os pilotos buscarão os melhores ajustes em seus micromonopostos para a tomada de tempos e primeira das duas corridas da rodada, que acontecerão amanhã (sábado 10/01). No domingo acontece nova tomada de tempos classificatórios e a prova final da etapa. Ontem (8/01) Rafael Martins fez seu primeiro contato com a pista e o equipamento que utilizará nesta competição e o representante da Applebee’s/ Teuto/ Tofanello conseguiu adaptar-se rapidamente ao traçado do circuito norte-americano, mas como os treinos são curtos – apenas oito minutos cada sessão – ainda não conseguiu encontrar a melhor forma de conduzir seu chassis Mini “calçado†com pneus Mojo, extremamente diferentes dos utilizados no Brasil, já que os quatro pneus possuem a mesma largura.
“Ao todo o Rafael deu 50 voltas no traçado de Homestead. Ele pegou rápido o traçado, mas a dificuldade está em aprender a pilotar com os pneus Mojo, pois, na pratica, o kart fica com quatro pneus traseiros, já que não existem pneus mais finos para a dianteira e mais largos para a traseira, com utilizamos no Brasil e nas provas CIK/FIA. O kart fica com muita ‘frente’ e a traseira escorregando muito. Hoje – sexta-feira – vamos tentar novos ajustes e ver se conseguimos reduzir a diferença de cerca de meio segundo por volta do top five da categoriaâ€, esclareceu Oswaldo Neto, pai do piloto paulista.