Diversamente do que está sendo erroneamente divulgado, a categoria Novatos ainda não tem seu Campeão Paulista da temporada 2006 definido, já que o resultado final continua sub judice.
LÁder durante todo curso da temporada do mais importante certame regional da modalidade no Brasil e que revelou ao mundo da velocidade talentos como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Tony Kanaan, Helio Castroneves, Antonio Pizzonia, Felipe Massa e mais recentemente Nelson Piquet Jr, o piloto manaura Marcio Pasaneli (Mauro Competições/ Proview/ Banco da Amazonia/ S. Pasaneli/ Governo do Estado do Amazonas) encerrou sua participação no certame comemorando tanto quanto o piloto paulista Vinicius Sammarone, afinal ambos entendem ter conquistado o tÁtulo máximo da categoria Novatos.
A polemica instalou-se ao termino da 8ª etapa do certame, quando Marcio Pasaneli foi punido com desclassificação da prova, com bandeira preta, em razão de um acidente na reta principal do Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos – com o concorrente Lucas Forresti, que nÁtida e propositadamente freou bem antes do ponto habitual. Forresti disputa regularmente outro certame em outro estado – no qual “curiosamente†competiu no dia seguinte -. Inconformado com a injusta punição, Pasaneli recorreu ao tribunal competente da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo para, ao menos, reaver os pontos que lhe foram retirados ante a desclassificação.
Na rodada dupla que finalizou a temporada paulista de 2006, disputada neste sábado (9/12), o representante da Mauro Competições/ Proview/ Banco da Amazonia/ S. Pasaneli/ Governo do Estado do Amazonas encerrou sua participação tal como começou, com vitória, mas insuficiente pela pontuação “oficial†para sobrepujar Sammarone, que terminou um ponto Á frente na tabela sub-judice.
“A demora da decisão o tribunal criou esse paradoxo de encerrarmos o ano sem saber ao certo quem é o efetivo campeão. Em outro recurso apresentado por outro piloto e referente a uma etapa posterior, os pontos já foram devolvidos, embora a decisão final daquele caso ainda não tenha sido prolatada. O certo é que na pista o Marcio foi o campeão, com os onze pontos que lhe foram retirados e que lhe deixariam com dez de vantagem sobre Vinicius Sammaroneâ€, declarou Sergio Pasaneli, pai do velocista amazonense, ao final das provas.
“De qualquer sorte estamos felizes, por que Marcio tem se destacado por suas qualidades, fato reconhecido pela Rede Globo que destacou uma equipe para acompanhá-lo nas finais, pela mÁdia que premiou-o como um dos desportistas do ano e até pelo ex-preparador de seu oponente, que afirmou ser Marcio um piloto mais completo. O tÁtulo, é claro, é importante e bem vindo, mas o mais importante é a consciência de que o aprendizado para a carreira está sendo bem feito e renderá frutos futuros. Um titulo ‘oco’, sem conteúdo, não seria de nenhuma valiaâ€, complementou, filosofando, o empresário amazonense.
O reconhecimento da capacidade de Marcio Pasaneli se fez concreto na cerimÁ´nia de premiação, quando sua equipe, mecânicos e até outros pilotos retiraram-no do pódio carregado em jubilo. Manaus deve estar em festa.
Mas, afinal, quem é o verdadeiro Campeão?
Texto: Cláudio Reis