Kart: De volta ao Brasil, Zonta quer fechar ano com chave-de-ouro

Depois de dez temporadas bem sucedidas fora do paÁ­s, o piloto paranaense Ricardo Zonta decidiu retornar ao Brasil este ano. Seu último trabalho internacional foi o de piloto de testes da equipe Renault de Fórmula 1, função que desempenhou paralelamente Á  temporada 2007 da Copa Nextel Stock Car, que termina no dia 9 de dezembro, em Interlagos (SP).

Antes disso, ele faz um “treino de luxo” no Desafio Internacional das Estrelas, que acontece neste fim de semana (24 e 25 de novembro) no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis (SC). A corrida contará com a participação de outros astros, como do heptacampeão mundial de F1, Michael Schumacher, e do brasileiro Felipe Massa.

Para Zonta, a disputa será muito equilibrada. “Assim como no ano passado, os karts andarão muito próximos, principalmente pelo nÁ­vel técnico dos participantes. Além disso, mesmo sendo um evento festivo, quando um piloto coloca o capacete não pensa em outra coisa, senão em vencer”, declara o paranaense, que levará em seu kart a marca das empresas Dopping e Midway.

Depois do Desafio das Estrelas, Zonta voltará suas atenções para a etapa final da Copa Nextel Stock Car. “Essa foi minha primeira temporada e considero positiva a participação. Larguei entre os dez primeiros colocados em quatro, das onze corridas disputadas até aqui, e liderei boa parte da corrida de BrasÁ­lia, até o câmbio do meu carro quebrar. Numa categoria equilibrada como essa – e num ano de adaptação – foi muito bom”, avalia.

Na próxima corrida, em Interlagos, Zonta busca seu primeiro pódio na Stock. “Em BrasÁ­lia e em Curitiba ele esteve muito próximo. Tomara que agora, além de um carro competitivo, a sorte me acompanhe”, brinca o piloto, que chega em Florianópolis nesta sexta-feira. “Uma vitória no kart já seria um bom começo”, finaliza Zonta, que tem no currÁ­culo vários tÁ­tulos, como o Mundial de FIA GT, o da Telefonica World Series by Nissan, Fórmula 3000 Internacional, Fórmula 3 Sul-Americana e passagens pelas seguintes equipes de Fórmula 1: BAR, Jordan, McLaren, Toyota e Renault.

O Desafio das Estrelas terá sessões de treinos livres e a tomada de tempos no sábado. No domingo acontecem as duas baterias, Á s 10h15 e Á s 13 horas.

PILOTOS QUE PARTICIPARÁƒO DO DESAFIO INTERNACIONAL DAS ESTRELAS
Felipe Massa – Fórmula 1
Michael Schumacher – Fórmula 1
Rubens Barrichello- Fórmula 1
Luca Badoer – Fórmula 1
Ricardo Zonta – Fórmula 1 / Stock Car
Gil de Ferran – Champ Car/IRL
Christian Klien – Fórmula 1
Roberto Pupo Moreno – GT3
Nelsinho Piquet – Fórmula 1
Tony Kanaan – IRL
Vitor Meira – IRL
Ricardo Mauricio – Stock Car
Marcos Gomes – Stock Car
Luca Filippi -GP2
AntÁ´nio Pizzonia -Stock Car
Enrique Bernoldi -Stock Car
Luciano Burti – Stock Car
Popó Bueno – Stock Car
Tarso Marques – Stock Car
Cacá Bueno – Stock Car
Lucas Di Grassi – GP2
Xandinho Negrão – GP2
Alexandre Barros – Moto GP
Felipe Giaffone – Fórmula Truck
Thiago Camilo – Stock Car