Com a temporada de 2018 chegando ao fim, resta uma única oportunidade no Brasil para os pilotos que ainda não garantiram a vaga para o Rotax Max Challenge Grand Finals deste ano. A última competição do calendário nacional que vale para o Mundial será o Campeonato Brasileiro de Rotax, que acontece entre 04 e 08 de setembro no Speed Park Birigui, que recebe pela primeira vez uma disputa de nÁvel nacional.
Esta é a segunda edição do Brasileiro de Rotax com a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e as expectativas para uma grande competição são enormes. O campeonato irá premiar os campeões das categorias Max, DD2 e DD2 Masters com vaga direta para o Mundial, além de contar pontos muito importantes na somatória com a Copa Rotax na decisão das vagas da Micro Max, Mini Max, Junior Max e Max Masters.
Até o momento, pelas vagas conquistadas no Brasil através da Copa Rotax e do Sul-Americano de Rotax, são nove pilotos garantidos na Final Mundial: João Pinheiro (Micro Max); Nicolas Giaffone (Junior Max); João Cunha e Guilherme Peixoto (Max); Lucas Souza (Max Masters); André Nicastro e Leonardo Reis (DD2); Michel Aboissa e Fernando Guzzi (DD2 Masters).
Em 2017, a primeira edição do Brasileiro de Rotax pegou fogo nas pistas da Granja Viana (SP). Pela categoria Micro Max, Alejandro Samaniego se sagrou campeão, seguido de Antonella Bassani – que ficou com a vaga no Mundial de 2017 pela somatória com a Copa Rotax – e Enzo Bedani. Já este ano, a disputa promete ser muito forte entre nomes como Murilo Rocha, Heitor Farias, Bedani, Enzo Nienkotter e FabrÁcio Filho, além de João Pinheiro, que já tem sua vaga pelo tÁtulo Sul-Americano, mas também vai em busca do tÁtulo nacional.
Este ano, a catarinense Bassani e o paraguaio Samaniego mudaram para a categoria Mini Max, onde irão disputar a vaga para o Mundial de forma direta com o atual vice-campeão brasileiro da categoria, Vinicius Tessaro. Ano passado, Theo Manna venceu, seguido de Tessaro e Gabriel Gomez, que por sua vez, foi campeão Sul-Americano este ano na Mini Max, porém irá disputar a vaga no Mundial e o tÁtulo brasileiro na categoria Junior Max, onde terá pela frente o atual campeão brasileiro e lÁder do ranking da Copa Rotax deste ano, Felipe Bartz, além de nomes como Dudu Trindade, Pedro Sousa e Theo Manna correndo por fora.
Na categoria Rotax Max, Enzo Prando foi terceiro colocado em 2017, atrás apenas de Guilherme Peixoto e Christian Fliter, respectivamente. Neste caso, Enzo terá que segurar a ponta pela vaga direta para o Mundial diante de fortes competidores como Luca Travaglini, Christian Fliter, Pedro Burguer, João Rosate, Paulo Coelho (3º na Júnior em 2017) e Marcelo Giarreta, enquanto os já classificados Guilherme Peixoto e João Cunha vão dar trabalho em busca do tÁtulo brasileiro.
O campeão brasileiro na Max Masters de 2017 foi Michel Aboissa, seguido de Fernando Guzzi e Roberto Azana. Este ano, com Aboissa já classificado para o Mundial na DD2 Masters, Azana terá pela frente Luiz AntÁ´nio como principal competidor pela vaga, uma vez que mesmo que outro piloto conquiste o tÁtulo, não irá alcançar os pontos dos dois. Porém, Michel Aboissa e Lucas Souza – também classificado pelo tÁtulo Sul-Americano – também prometem brigar pela vitória.
O top-3 da categoria DD2 em 2017 foi formado por Ruan Belizario, Alberto Cattucci e Lucas Souza, respectivamente, mas o favoritismo na categoria agora aponta para Rafael Reis. Após ver seu irmão Leo Reis conquistar a vaga direta pela Copa Rotax, Rafael quer garantir o seu Ticket vencendo o Brasileiro de Rotax, porém, a disputa será grande contra Fernando Stocco, Fred Capraro, Adilson Junior, entre outros pilotos de alto nÁvel.
Finalizando as categorias da Rotax, a DD2 Masters reserva muitas emoções para os pilotos e equipes. Campeão Sul-Americano e já classificado para a Final Mundial deste ano, Michel Aboissa irá correr para defender o tÁtulo brasileiro conquistado em 2017. Fernando Guzzi ganhou a Copa Rotax e também já tem sua vaga, mas promete disputar a primeira posição após o vice ano passado. Entre os pilotos que ainda buscam o Ticket para o Grand Finals, estão Roberto Azana (3º em 2017), Alexandre Trita, Diego Lozov, Décio Scartezini, Munir Aboissa, além do peruano Mundy Loyer, do argentino Gaston Papu, entre outros concorrentes.