Superação. Foi esta a palavra mais utilizada pelo jovem piloto João Pedro Maia (BPAM | Casarão de Minas), 14 anos, após sua participação no Campeonato Sul-Americano de Kart, encerrado no último sábado (25) no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Estiveram presentes mais de 120 pilotos de toda a América do Sul, 26 deles participando da Codasur Júnior, categoria em que Maia sagrou-se campeão.
João Pedro Maia esteve sempre entre os mais rápidos de sua categoria e, ao final de uma série de quatro treinos oficiais, o piloto de Campinas (SP) se apresentou como o mais veloz, cerca de 3 décimos de segundo mais rápido que o segundo colocado, o argentino Lucas Bohdanowicz.
A tomada de tempos foi realizada na sexta-feira (24), um dia marcado por muita chuva, fato que atrapalhou bastante a performance de Maia. Em uma atividade que teve como principal caracterÁstica um anormal desequilÁbrio nos tempos, João Pedro ficou com a 6ª posição no grid de largada, 8 décimos mais lento que o pole position.
Sempre com pista molhada, João Pedro Maia (BPAM | Casarão de Minas) disputou duas provas classificatórias e, com um 4º e um 7º lugar, garantiu a 4ª posição no grid de largada da Pré-final, que definiria a ordem de partida dos competidores na grande final.
O sábado, dia das duas últimas corridas, amanheceu com tempo seco e logo o sol apareceu de forma definitiva, fazendo com que as disputas finais acontecessem em alto nÁvel. João Pedro Maia terminou a Pré-final em 2º, com bela atuação, mas uma punição de 10 segundos o fez terminar em 9º, de onde partiria para disputar o tÁtulo.
Extremamente rápido, João Pedro Maia ganhou cinco posições na primeira volta e logo tratou de atacar os próximos concorrentes. Decidido, ele não demorou a assumir a segunda posição para, em seguida, aproximar-se do lÁder, a quem superou com uma manobra rápida. DaÁ em diante, sempre veloz, o campineiro abriu larga vantagem e venceu com mais de 3 segundos sobre o segundo colocado, o argentino Jorge Barrio.
A cerimÁ´nia de pódio foi extremamente emocionante para João Pedro Maia e seu pai, Alexandre Maia, bem como para os integrantes de sua equipe, a RB Motors, comandada por Roberto Souza.
“Para mim, esse Sul-Americano representou uma conquista muito importante em minha vida. Eu ‘subi de degrau’, com essa vitória provei para mim mesmo que sou capaz de vencer e conquistar tudo o que eu quiser. De certa forma, me estimulou a nunca desistir, ter fé e dar valor a quem me apoia, a quem está do meu lado, além de ter sido ser uma ótima aprendizagem para minha carreiraâ€, disse João Pedro Maia, que já encaminha seus primeiros passos no automobilismo com treinos na Fórmula Vee, categoria comandada por Wilson Fittipaldi.