IRL: Dan Wheldon vence primeiro GP do ano

Marcado pela tristeza pela morte do norte-americano Paul Dana, depois de um acidente no Warn Up, a primeira etapa da temporada 2006 da IRL, em Homestead, foi vencida pelo inglês Dan Wheldon, da Ganassi, neste domingo, dia 26 de março.


Com apenas 16 piloto na largada, a corrida vinha num ritmo normal até a 160º volta, de um total de 200. A liderança era do norte-americano Sam Hornish Jr, da Penske, que largou na pole-position. Foi quando o brasileiro Tony Kanaan, da Andretti-Green, bateu na entrada dos boxes, ocasionando uma bandeira amarela.

Hélio Castroneves, da Penske, assumiu então a ponta na relargada na 169º volta, com Dan Wheldon logo atrás. Hornish caiu para 5º. Ai o que se viu nas voltas finais foi uma luta palmo a palmo pela vitória entre o brasileiro e o inglês.

Foram várias voltas lado a lado. Cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0s0147. Hornish Jr foi o 3º e Dario Franchitti, da Andretti-Gren, o 4º. Felipe Giaffone, retornando a categoria, pela A.J.Foyt, fez uma bela corrida, terminando em 8º. Vitor Meira, da Panther, teve problemas mecânicos logo na 10º volta, e abandonou.

A segunda etapa do ano está marcada para o dia 02 de abril em St. Petersburg.

Resultado final do GP de Miami, em Homestead, EUA:


1) Dan Wheldon (ING/Ganassi/D), 200 voltas em 1h47min12s
2) Helio Castroneves (BRA/Penske/D), a 0s0147
3) Sam Hornish Jr (EUA/Penske/D), a 0s4744
4) Dario Franchitti (ESC/Andretti-Green/D), a 0s9401
5) Scott Dixon (NZL/Ganassi/D), a 1s1989
6) Kosuke Matsuura (JAP/Fernandez/D), a 2 voltas
7) Scott Sharp (EUA/Fernandez/D), a 2 voltas
8) Felipe Giaffone (BRA/Foyt/D), a 2 voltas
9) Tomas Scheckter (AFS/Vision/D), a 3 voltas
10) Eddie Cheever (EUA/Cheever/D), a 4 voltas


Não completaram:


11) Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green/D), 159 voltas
12) P.J. Chesson (EUA/Hemelgarn/D), 152 voltas
13) Bryan Herta (EUA/Andretti-Green/D), 140 voltas
14) Marco Andretti (EUA/Andretti-Green/D), 12 voltas
15) Buddy Lazier (EUA/Dreyer & Reinbold/D), 12 voltas
16) Vitor Meira (BRA/Panther/D), 10 voltas

Foto: IndyCar