O brasileiro Tony Kanaan (Chip Ganassi) venceu o GP de Fontana, no Auto Club Speedway, etapa final da temporada. Foi a primeira vitória de Kanaan no ano. O neozelandês Scott Dixon completou a dobradinha da Chip Ganassi. O norte-americano Ed Carpenter (ECR) foi o terceiro.
Kanaan assumiu a liderança em definitivo na 197ª, de 250 voltas disputadas. No final, recebeu a bandeirada com 3s6750 de vantagem sobre Dixon. Carpenter se recuperou de um drive-through na metade da prova, para completar o pódio.
O colombiano Juan Pablo Montoya (Penske) terminou em quarto, seguido pelo canadense James Hinchcliffe (Andretti Autosport) e o japonês Takuma Sato (A.J.Foyt).
O australiano Ryan Briscoe (Chip Ganassi), o colombiano Carlos MuÁ±oz (Andretti Autosport), o australiano Will Power (Penske) e o norte-americano Josef Newgarden (Sarah Fisher Hartman Racing) fecharam os dez primeiros.
Com o nono lugar, o australiano Will Power (Penske) conquistou o seu primeiro tÁtulo na categoria. O brasileiro Hélio Castroneves (Penske), alinhou na pole, liderou 41 voltas, mas levou um drive-through nas 218ª volta (por irregularidade na entrada dos pits), e terminou na 14ª posição. Castroneves ficou com o vice-campeonato pela quarta vez.
Power terminou a temporada com 62 pontos de vantagem sobre Castroneves, 671 a 609.
A Penske conquistou o tÁtulo da categoria pela 12ª vez; a primeira desde 2006.
A única bandeira amarela da prova aconteceu na 176ª volta. O norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport) rodou, e ficou parado na grama, na parte interna da pista.
Montoya liderou o maior número de voltas, 85. Kanaan liderou 64, Castroneves 41, Hunter-Reay 26, Hinchcliffe 17, Power oito, Dixon 2, Carpenter e Marco Andretti, uma cada.
Final:
1. Tony Kanaan Target Chip Ganassi Racing Chevrolet 250 voltas em 2h32m58s4659
2. Scott Dixon Target Chip Ganassi Racing Chevrolet + 3.675s
3. Ed Carpenter Ed Carpenter Racing Chevrolet + 7.3053s
4. Juan Pablo Montoya Team Penske Chevrolet + 7.9238s
5. James Hinchcliffe Andretti Autosport Honda + 11.8858s
6. Takuma Sato AJ Foyt Racing Honda + 12.6887s
7. Ryan Briscoe NTT Data Chip Ganassi Racing Chevrolet + 16.5113s
8. Carlos Munoz Andretti Autosport – HVM Racing Honda + 23.2807s
9. Will Power Team Penske Chevrolet + 28.3456s
10. Josef Newgarden Sarah Fisher Hartman Racing Honda + 32.1856s
11. Marco Andretti Andretti Autosport Honda + 1 volta
12. Charlie Kimball Novo Nordisk Chip Ganassi Racing Chevrolet + 1
13. Justin Wilson Dale Coyne Racing Honda + 1
14. Helio Castroneves Team Penske Chevrolet + 1
15. Jack Hawksworth Bryan Herta Autosport Honda + 1
16. Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport Honda + 2
17. Sebastian Saavedra KV AFS Racing Chevrolet + 2
18. Sebastien Bourdais KVSH Racing Chevrolet + 5
19. Graham Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing Honda + 6
20. Simon Pagenaud Schmidt Peterson Motorsports Honda + 7
Abandonos:
Carlos Huertas Dale Coyne Racing Honda + 229
Não largou:
Mikhail Aleshin Schmidt Peterson Motorsports Honda
Maior número de voltas na liderança:
Juan Pablo Montoya Team Penske Chevrolet – 85 voltas
Volta mais rápida:
Will Power Team Penske Chevrolet 218.982mph 32.8794s na volta 189
Campeonato, final:
1. Will Power 671pts
2. Helio Castroneves 609pts
3. Scott Dixon 604pts
4. Juan Pablo Montoya 586pts
5. Simon Pagenaud 565pts
6. Ryan Hunter-Reay 563pts
7. Tony Kanaan 544pts
8. Carlos Munoz 483pts
9. Marco Andretti 463pts
10. Sebastien Bourdais 461pts
11. Ryan Briscoe 461pts
12. James Hinchcliffe 456pts
13. Josef Newgarden 406pts
14. Charlie Kimball 402pts
15. Justin Wilson 395pts
16. Mikhail Aleshin 372pts
17. Jack Hawksworth 366pts
18. Takuma Sato 350pts
19. Graham Rahal 345pts
20. Carlos Huertas 314pts
21. Sebastian Saavedra 291pts
22. Ed Carpenter 262pts
23. Mike Conway 252pts
24. Oriol Servia 88pts
25. Kurt Busch 80pts
26. JR Hildebrand 66pts
27. Sage Karam 57pts
28. Luca Filippi 46pts
29. James Davison 34pts
30. Jacques Villeneuve 29pts
31. Alex Tagliani 28pts
32. Townsend Bell 22pts
33. Pippa Mann 21pts
34. Martin Plowman 18pts
35. Buddy Lazier 11pts
36. Franck Montagny 8pts