O neozelandês Scott McLaughlin (Team Penske) venceu no sábado (13/07) a primeira prova da rodada dupla do GP de Iowa, no Iowa Speedway, décima etapa da temporada. Foi a segunda vitória no ano, sexta na categoria, e primeira em uma pista oval. O mexicano Pato O’Ward (Arrow McLaren) e o norte-americano Josef Newgarden (Team Penske) completaram o pódio.
Pole-position o norte-americano Colton Herta (Andretti Global) manteve a ponta na largada, seguido por McLaughlin. Logo na curva dois um acidente, envolvendo quatro carros na curva 2, provocou a bandeira amarela.
Na 80ª volta a segunda bandeira amarela foi acionada, depois que o norte-americano Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Racing) ficou lento na curva 1. Os pilotos entraram nos pits para o primeiro pit stop.
A Penske foi melhor, e na saída do pit lane, McLaughlin assumiu a liderança, e manteve ponta até o final. Vencendo com 0s4814 de vantagem sobre O’Ward. Newgarden foi o terceiro.
O neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) terminou em quarto, seguido pelo holandês Rinus Veekay (Ed Carpenter Racing) e o norte-americano Santino Ferrucci (A.J.Foyt Racing).
Herta perdeu posições, devido uma vibração de pneus, e parou em bandeira verde, para trocar os pneus, justo na hora em que o líder do campeonato o espanhol Alex Palou (Chip Ganassi Racing) na curva um, provocando a bandeira amarela, na 175ª volta. Herta foi obrigado a relargar do final do pelotão, terminando na 11ª posição.
O brasileiro Pietro Fittipaldi (Rahal Letterman Lanigan Racing) levou um toque do australiano Will Power (Team Penske), e abandonou na 228ª volta. Power, em um péssimo dia, levou uma punição por excesso de velocidade nos pits, e depois um stop and go, pelo toque em Fittipaldi. Terminando na 18ª posição.
Foram seis bandeiras amarelas, por 66 voltas.
Palou lidera o campeonato com 336 pontos, seguido por O’Ward com 299 e Power com 293.
Neste domingo acontece a segunda prova da rodada dupla.
http://www.imscdn.com/INDYCAR/Documents/6310/2024-07-13/indycar-race-results.pdf