O neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) venceu o GP de Detroit, no circuito montado nas ruas da ‘Capital do Automóvel’ e casa da Chevrolet, oitava etapa da temporada. Foi a sua segunda vitória no ano, e 58ª na categoria. O sueco Marcus Ericsson (Andretti Global) e o neozelandês Marcus Armstrong (Chip Ganassi Racing) completaram o pódio.
Na acidentada prova, com oito bandeiras amarelas por 47 voltas, e um breve período com uma leve chuva, Dixon e o seu estrategista Mike Hull foram novamente perfeitos nos cálculos de combustível.
Dixon fez o seu último pit stop, em bandeira amarela, na 56ª volta. E com mais duas bandeira amarelas no restante da prova, Dixon economizou combustível suficiente para vencer com 0s8567 de vantagem sobre Ericsson. Armstrong, em terceiro, conquistou o seu primeiro pódio na categoria.
Kyle Kirkwood (Andretti Global) terminou em quarto, seguido pelo norte-americano Alexander Rosso (Arrow McLaren) e o australiano Will Power (Team Penske).
O brasileiro Pietro Fittipaldi (Rahal Letterman Lanigan Racing) terminou na 13ª posição.
O brasileiro Hélio Castroneves (Meyer Shank Racing) terminou na 25ª posição.
Pole-position o norte-americano Bryan Herta (Andretti Global) se envoveu em um toque com o francês Tristan Vaultier (Dale Coyne Racing) pouco antes da metade da prova. Terminando na 19ª posição.
Vencedor das duas últimas Indy500 o norte-americano Josef Newgarden (Team Penske) se envolveu em um toque com o atual campeão o espanhol Alex Palou (Chip Ganassi Racing), que provocou a última amarela na 70 volta. Terminando na 26ª posição, com seis voltas de atraso. Palou terminou na 16ª posição.
Dixon lidera o campeonato com 216 pontos, seguido por Palou com 198.
A próxima etapa, em Road America, acontece no dia 09 de junho.
Final:
1 – Scott Dixon (Dallara-Honda) – Ganassi – 100 voltas
2 – Marcus Ericsson (Dallara-Honda) – Andretti – 0″8567
3 – Marcus Armstrong (Dallara-Honda) – Ganassi – 4″9129
4 – Kyle Kirkwood (Dallara-Honda) – Andretti – 6″1249
5 – Alexander Rossi (Dallara-Chevy) – McLaren – 8″9532
6 – Will Power (Dallara-Chevy) – Penske – 10″1045
7 – Pato O’Ward (Dallara-Chevy) – McLaren – 11″4821
8 – Felix Rosenqvist (Dallara-Honda) – MSR – 15″4998
9 – Santino Ferrucci (Dallara-Chevy) – Foyt – 18″2882
10 – Theo Pourchaire (Dallara-Chevy) – McLaren – 18″8912
11 – Christian Lundgaard (Dallara-Honda) – RLL – 23″3158
12 – Agustin Canapino (Dallara-Chevy) – Juncos Hollinger – 27″3674
13 – Pietro Fittipaldi (Dallara-Honda) – RLL – 28″3686
14 – Rinus VeeKay (Dallara-Chevy) – ECR – 29″4122
15 – Graham Rahal (Dallara-Honda) – RLL – 30″1565
16 – Alex Palou (Dallara-Honda) – Ganassi – 39″0438
17 – Jack Harvey (Dallara-Honda) – Coyne – 46″3377
18 – Tristan Vautier (Dallara-Honda) – Coyne – 1 volta
19 – Colton Herta (Dallara-Honda) – Andretti – 1
20 – Scott McLaughlin (Dallara-Chevy) – Penske – 1
21 – Linus Lundqvist (Dallara-Honda) – Ganassi – 1
22 – Sting Ray Robb (Dallara-Chevy) – Foyt – 1
23 – Romain Grosjean (Dallara-Chevy) – Juncos Hollinger – 3
24 – Kyffin Simpson (Dallara-Honda) – Ganassi – 4
25 – Helio Castroneves (Dallara-Honda) – MSR – 5
26 – Josef Newgarden (Dallara-Chevy) – Penske – 6
27 – Christian Rasmussen (Dallara-Chevy) – ECR – 76
Campeonato:
1 Dixon 216; 2. Palou 198; 3. Power 185; 4. O’Ward 160; 5. Rossi 150.