O norte-americano Josef Newgarden (Team Penske) venceu o GP do Texas, no Texas Motor Speedway, segunda etapa da temporada. Foi a sua primeira vitória no ano, e 26ª na categoria. O mexicano Pato O’Ward (Arrow McLaren) e o espanhol Alex Palou (Chip Ganassi Racing) completaram o pódio.
Em uma prova muito disputada e acidentada, Newgarden superou O’Ward pela liderança na penúltima volta. E pouco depois o francês Romain Grosjean (Andretti Autosport), disputando posição com David Malukas (Dale Coyne Racing) acertou o muro da curva 2, acionando a quinta e última bandeira amarela. Com Newgarden recebendo a bandeira quadriculada atrás do Safety-Car.
Newgarden e O’Ward travavam uma intensa disputa pela vitória, com os dois chegando a colocar uma volta em cima do terceiro colocado, faltando menos de 70 voltas para o final. Até o parceiro de equipe do mexicano, o sueco Felix Rosenqvist, que alinhou na pole, acertar o muro da curva quatro, na 179ª volta.
A bandeira amarela (segunda da prova) provocou uma serie de estratégias de paradas nos boxes, com seis carros retornando a volta do lÁder. A prova recomeçou na 194ª volta, com o inÁcio de uma frenética disputa pela liderança, com 14 trocas de liderança entre cinco pilotos.
Malukas terminou em quarto, seguido pelos neozelandeses Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) e Scott McLaughlin (Team Penske). O brasileiro Hélio Castroneves (Meyer Shank Racing) foi o décimo colocado.
Newgarden liderou 123 voltas, e O’Ward 91, de 250 voltas disputadas.
O acidente mais forte da prova aconteceu na 220ª volta, quando o norte-americano Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Racing) decolou após acertar a traseira do compatriota Sting Ray Robb (Dale Coyne Racing), que ficou lento na pista.
O’Ward lidera o campeonato com 82 pontos, seguido pelo sueco Marcus Ericsson com 75.
A próxima etapa, o GP de Long Beach, acontece no dia 16 de abril.
Final:
1 – Josef Newgarden (Dallara-Chevy) – Penske – 250 voltas
2 – Pato O’Ward (Dallara-Chevy) – McLaren – 250
3 – Alex Palou (Dallara-Honda) – Ganassi – 250
4 – David Malukas (Dallara-Honda) – Coyne – 250
5 – Scott Dixon (Dallara-Honda) – Ganassi – 250
6 – Scott McLaughlin (Dallara-Chevy) – Penske – 250
7 – Colton Herta (Dallara-Honda) – Andretti – 250
8 – Marcus Ericsson (Dallara-Honda) – Ganassi – 249
9 – Callum Ilott (Dallara-Chevy) – Juncos – 249
10 – Helio Castroneves (Dallara-Honda) – MSR – 249
11 – Rinus VeeKay (Dallara-Chevy) – ECR – 249
12 – Agustin Canapino (Dallara-Chevy) – Juncos – 249
13 – Ed Carpenter (Dallara-Chevy) – ECR – 249
14 – Romain Grosjean (Dallara-Honda) – Andretti – 248
15 – Benjamin Pedersen (Dallara-Chevy) – Foyt – 248
16 – Will Power (Dallara-Chevy) – Penske – 248
17 – Simon Pagenaud (Dallara-Honda) – MSR – 247
18 – Jack Harvey (Dallara-Honda) – RLL – 247
19 – Christian Lundgaard (Dallara-Honda) – RLL – 247
20 – Conor Daly (Dallara-Chevy) – ECR – 246
21 – Santino Ferrucci (Dallara-Chevy) – Foyt – 246
22 – Alexander Rossi (Dallara-Chevy) – McLaren – 243
Abandonos:
Devlin DeFrancesco (Dallara-Honda) – Andretti – 222
Graham Rahal (Dallara-Honda) – RLL – 220
Sting Ray Robb (Dallara-Honda) – Coyne – 209
Felix Rosenqvist (Dallara-Chevy) – McLaren – 178
Kyle Kirkwood (Dallara-Honda) – Andretti – 98
Takuma Sato (Dallara-Honda) – Ganassi – 47