Campeão italiano sofreu um gravÁssimo acidente em junho de 2020
O multicampeão paratleta e ex-piloto de Fórmula 1 Alessandro Zanardi passará o Natal em casa ao lado da famÁlia, informou nesta segunda-feira (20) o presidente do Comitê ParalÁmpico Italiano (CIP), Luca Pancalli.
Zanardi estava internado desde junho de 2020, quando sofreu um gravÁssimo acidente durante uma prova de paraciclismo. O evento havia sido organizado pelo multicampeão italiano e tinha o objetivo de divulgar o esporte paralÁmpico no paÁs.
Em um evento no Auditorium Parco della Musica, em Roma, Pancalli afirmou que a notÁcia foi o “melhor presente” que poderia ter recebido.
“É o melhor presente que poderÁamos ter recebido. Ele nos da esperança de ver a serenidade na famÁlia de Zanardi e sucessos em sua recuperação”, comentou.
Assim como Pancalli, o presidente do Comitê OlÁmpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni MalagÁ², celebrou o retorno de Zanardi para casa.
“É uma notÁcia maravilhosa e ela veio em um dia que vamos coroar os atletas que fizeram tanto pela nossa grande Itália. É a força do esporte que nos permite ter Alex Zanardi entre nós”, declarou.
Daniela, esposa de Zanardi, disse que a famÁlia está “muito feliz” com o retorno do ex-piloto, mas não descartou que o italiano precisará voltar para as clÁnicas em algumas ocasiões para dar prosseguimento ao processo de reabilitação.
“Estávamos esperando por muito tempo para que isso acontecesse e estamos muito felizes que tudo foi possÁvel agora. No entanto, ele ainda precisará voltar para as clÁnicas especializadas para realizar os tratamentos especÁficos de reabilitação. O caminho ainda é longo e nenhuma previsão pode ser feita, mas Alex se mostra um verdadeiro lutador”, disse Daniela em uma entrevista ao site de esportes a motor da BMW, marca da qual o ex-piloto é embaixador.
Durante um evento de paraciclismo na provÁncia de Siena, Zanardi perdeu o controle de sua handbike e se chocou violentamente contra um caminhão que subia no sentido oposto da pista. Desde então, o italiano passou por diversas cirurgias no rosto e na cabeça.
Protagonista de uma das maiores histórias de superação do esporte moderno, Zanardi foi bicampeão da antiga CART e correu em cinco temporadas na Fórmula 1, a última delas em 1999, pela equipe Williams.
Ao retornar para a CART, em 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval de Lausitz, na Alemanha, e teve as duas pernas amputadas, mas nunca desistiu das corridas. Ele começou a competir no paraciclismo em 2007 e colecionou pódios, alcançando três medalhas paralÁmpicas nos Jogos de 2012, em Londres, e três em 2016, no Rio de Janeiro. .