O norte-americano Colton Herta (Andretti Autosport) venceu o GP de Long Beach, última etapa da temporada. Foi a sua terceira vitória no ano, a segunda consecutiva. O norte-americano Josef Newgarden (Team Penske) e o neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) completaram o pódio.
Depois de liderar todos os três treinos livres, mas acertar o muro no classificatório, e alinhar apenas na 14ª posição, Herta venceu com 0s5883 de vantagem sobre Newgarden, que alinhou na pole. Campeão de 2020, Dixon foi o terceiro.
Com o quarto lugar Palou, piloto de 24 anos da Chip Ganassi Racing, conquistou o tÁtulo da temporada, o primeiro espanhol campeão da categoria.
O francês Simon Pagenaud (Team Penske) terminou em quinto, seguido pelo norte-americano Alexander Rossi (Andretti Autosport).
O brasileiro Hélio Castroneves (Meyer Shank Racing) terminou na 20ª posição.
O mexicano Pato O’Ward (Arrow McLaren SP), que disputava o tÁtulo com Palou (Newgarden tinha chances remotas) se envolveu em um toque com o britânico Ed Jones (Dale Coyne Racing) logo no inÁcio da prova.
O neozelandês Scott McLaughlin (Team Penske) conquistou o tÁtulo de Rookie do ano.
Palou conquistou o tÁtulo com 549 pontos. Newgarden foi o vice-campeão com 511. O’Ward foi o terceiro com 487.
Castorneves, vencedor da Indy500, mas que fez apenas seis provas no ano, terminou na 22ª posição, com 158 pontos. Tony Kanaan (quatro provas pela Chip Ganassi Racing) terminou na 28ª posição com 98 pontos. Pietro Fittipaldi (três provas pela Dale Coyne Racing) terminou na 32ª posição com 34 pontos.