O norte-americano Alexander Rossi (Andretti Autosport) venceu neste domingo (19/08) o GP de Pocono, no Pocono Raceway, 14ª etapa da temporada. Foi a segunda vitória consecutiva de Rossi, e terceira no ano. O australiano Will Power (Team Penske) e o neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) completaram o pódio.
Logo na largada um acidente entre os norte-americanos Graham Rahal (Rahal Letterman Racing) e Spencer Pigot (Ed Carpenter Racing) provocou a primeira bandeira amarela.
Na relargada, na sétima volta, o norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport) e o canadense Robert Wickens (Schmidt Peterson Motorsports) se tocaram na curva 2. O norte-americano bateu no muro, com o canadense decolando e acertando fortemente a grade de proteção. O carro, destruÁdo, voltou para a pista.Â
Também se envolveram na confusão o canadense James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports), o brasileiro Pietro Fittipaidi (Dale Coyne Racing) e o japonês Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan Racing).
A prova foi paralisada em bandeira vermelha, com os cinco pilotos envolvidos sendo encaminhados ao Centro Médico do circuito. Segundo Curt Cavin, vice-presidnete de comunicação da categoria, Wickens foi transferido, de helicóptero, acordado e alerta, para o Lehigh Valley-Cedar Crest Hospital, em Allentown.
Os demais pilotos foram liberados, sem ferimentos.
Depois de duas horas de paralisação, para consertar principalmente a cerca de proteção, a prova foi reiniciada.
Sem mais nenhuma bandeira amarela, Rossi dominou a prova, liderando 180, das 200 voltas disputadas. Ele fez o seu último pit stop na 169ª volta. Power assumiu a ponta provisória, até entrar nos boxes na volta seguinte, voltando atrás de Rossi.
No final Rossi venceu com 4s4982 de vantagem sobre Power. LÁder do campeonato Dixon completou o pódio.
O francês Sébastien Bourdais (Dale Cyne Racing with Vasser-Sullivan) terminou em quarto, seguido pelos norte-americanos Josef Newgarden (Team Penske) e Zach Veach (Andretti Autosport).
O norte-americano Marco Andretti (Andretti Autosport), o francês Simon Pagenaud (Team Penske), e os norte-americanos Charlie Kimball (Carlin) e Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing).
O brasileiro Matheus Leist (A.J.Foyt Enterprises) terminou na 11ª posição. O compatriota, e parceiro de equipe, Tony Kanaan abandonou com problemas mecânicos.
Dixon lidera o campeonato com 530 pontos, seguido por Rossi com 501, seguido por Newgarden com 464 pontos.
A próxima etapa acontece no dia 25 de agosto, no Gateway Motorsports Park.