O sueco Marcus Ericsson (Chip Ganassi Racing) venceu o GP de São Petersburgo, no circuito montado nas ruas da cidade da Flórida, etapa de abertura da temporada. Foi a sua quarta vitória na categoria. O mexicano Pato O’Ward (McLaren) e o neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) completaram o pódio.
Em uma prova caótica, com diversos acidentes, Ericcson assumiu a ponta faltando três voltas para o final, quando O’Ward teve uma perda momentânea de potência, na curva 14. Vencendo com 2s4113 e vantagem sobre o mexicano. Atual campeão e dono de seis tÁtulos na categoria, Dixon fechou o pódio.
O norte-americano Alexander Rossi (McLaren) terminou em quarto, seguido pelo brtanico Callum Ilott (Juncos) e o compatriota Graham Rahal Rahal Latterman Lanigan Racing).
A prova era dominada pelo pole-position Romain Grosjean (Chip Ganassi Racing) e o neozelandês Scott McLaughlin (Team Penske), que se revezavam na liderança, até colidirem, na disputa pela ponta, na 74ª volta. O piloto da Penske havia acabado de trocar os pneus, e vinha com os pneus frios, enquanto o ex-piloto de F-1, que havia parado mais cedo nos pits, já tinha os pneus quentes. Na curva quatro, os dois foram direto na barreira de pneus. McLaughlin assumiu a culpa pelo incidente, e pediu desculpas ao francês.
O’Ward assumiu a ponta, e abriu 2,8 segundos de vantagem, mas Ericsson começou a diminuir a diferença, usando dois Puss-to-Pass. Na 97ª volta, com meio segundo de vantagem, o motor Chevrolet de O’Ward sofreu uma breve perda de potência, o suficiente para Ericsson assumir a ponta.
A prova teve dois grandes acidentes, que eliminaram quase metade do grid, ambos na curva 14 do circuito de rua de 1,8 milhas.
Logo na primeira volta Dixon e o sueco Felix Rosenqvist (McLaren) duelavam lado a lado, quando se tocaram na curva 2. O sueco ficou lento na pista, dando inÁcio a uma grande colisão atrás, envolvendo seis carros, entre eles o do brasileiro Hélio Castroneves (Meyer Shank Racing).
O canadense Devlin deFrancesco (Andretti Autosport) foi acertado em T pelo estreante norte-americano Benjamin Pedersen (A.J.Foyt Enterprises), e deu uma pirueta no ar. Todos os pilotos saÁram ilesos.
Em uma relargada, na 41ª volta, o holandês Rinus VeeKay (Ed Carpenter Racing) bateu na barreira de pneus da curva 4, fechando a pista. O britânico Jack Harvey (Rahal Letteran Lanigan Racing) sem ter como evitar, bateu em Veekay, sendo acertado na sequencia pelo norte-americano Kyle Kirkwood (Andretti Autosport), que vou por cia do carro de Veekay. Harvey foi levado para um hospital, para avaliações, sendo liberado mais tarde.
A próxima etapa, o GP do Texas, no Texas Motor Speedway, em Forth Worth, acontece no dia 02 de abril.
Final:
1 – Marcus Ericsson (Dallara-Honda) – Ganassi – 100 voltas
2 – Pato O’Ward (Dallara-Chevy) – McLaren – 2″4113
3 – Scott Dixon (Dallara-Honda) – Ganassi – 2″9257
4 – Alexander Rossi (Dallara-Chevy) – McLaren – 6″7689
5 – Callum Ilott (Dallara-Chevy) – Juncos – 8″2650
6 – Graham Rahal (Dallara-Honda) – RLL – 10″7671
7 – Will Power (Dallara-Chevy) – Penske – 11″6798
8 – Alex Palou (Dallara-Honda) – Ganassi – 14″7244
9 – Christian Lundgaard (Dallara-Honda) – RLL – 14″9528
10 – David Malukas (Dallara-Honda) – Coyne – 15″4401
11 – Marcus Armstrong (Dallara-Honda) – Ganassi – 15″8049
12 – Agustin Canapino (Dallara-Chevy) – Juncos – 28″1332
13 – Scott McLaughlin (Dallara-Chevy) – Penske – 1 volta
14 – Conor Daly (Dallara-Chevy) – ECR – 1 volta
15 – Kyle Kirkwood (Dallara-Honda) – Andretti – 3 voltas
16 – Sting Ray Robb (Dallara-Honda) – Coyne – 4 voltas
Abandonos:
Josef Newgarden (Dallara-Chevy) – Penske – 95 voltas
Romain Grosjean (Dallara-Honda) – Andretti – 71 voltas
Felix Rosenqvist (Dallara-Chevy) – McLaren – 51 voltas
Colton Herta (Dallara-Honda) – Andretti – 49 voltas
Rinus VeeKay (Dallara-Chevy) – ECR – 41 voltas
Jack Harvey (Dallara-Honda) – RLL – 41 voltas
Helio Castroneves (Dallara-Honda) – MSR – 0 volta
Santino Ferrucci (Dallara-Chevy) – Foyt – 0 volta
Devlin DeFrancesco (Dallara-Honda) – Andretti – 0 volta
Simon Pagenaud (Dallara-Honda) – MSR – 0 volta
Benjamin Pedersen (Dallara-Chevy) – Foyt - 0 volta
Campeomato:
1. Ericsson 51 pontos; 2. O’Ward 41; 3. Dixon 36; 4. Rossi 32; 5. Ilott 30.