Pilotos da equipe CRT Brasil acreditam em bom desempenho no Autódromo Ayrton Senna, que recebe a categoria dos supercarros pela primeira vez neste final de semana.
A quinta rodada dupla do Itaipava GT3 Brasil, que será realizada neste final de semana no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina (PR), pode ser favorável a Ferrari. A opinião é dos pilotos da equipe CRT Brasil Rafael Derani e Cláudio Ricci, que ocupam a liderança da competição com três vitórias e duas pole positions conquistadas em seis corridas realizadas neste ano.
A rodada deste sábado e domingo marca a estréia da GT3 Brasil no circuito de Londrina, e por isso o desempenho dos supercarros da categoria ainda é uma incógnita. Ricci e Derani esperam, no entanto, boa adaptação do modelo F430 ao traçado da cidade, que tem como principal caracterÁstica as curvas de baixa velocidade.
A dupla da CRT reconhece, no entanto, que o Porsche 997 deva assumir a posição de carro a ser batido em Londrina, por ter a melhor capacidade de tração entre todos os modelos do grid. “Os Porsche devem levar alguma vantagem em Londrina, mas não acho que a rodada dupla deste final de semana seja ruim para a Ferrariâ€, apontou Rafael Derani. “Nosso carro é bom no contorno de curvas de baixa, e acredito que novamente o equilÁbrio entre as duplas possa fazer a diferençaâ€, acrescentou o piloto.
Na opinião de Cláudio Ricci, o fator mais importante – seja a favor, seja contra o modelo italiano -, é a adaptação a este circuito da relação de marchas fixada para a Ferrari no regulamento da categoria. “Veremos já nos primeiros treinos se nossa relação de marchas vai se encaixar nas curvas de baixa, e só nos resta mesmo ficar na torcida já que não podemos mexer em nada, por força do regulamentoâ€, disse o piloto.
Por apresentar poucos pontos de ultrapassagem, a pista de Londrina normalmente favorece quem larga na frente. Por isso a disputa pela pole position será ainda mais importante neste final de semana. Ricci e Derani já largaram duas vezes na primeira posição do grid, e esperam novamente um grande equilÁbrio na sessão classificatória para a quarta rodada dupla do calendário.
“Correr em uma pista nova é sempre complicado, já que não temos um acerto básico definidoâ€, declarou Derani. “Começaremos os trabalhos do final de semana com um acerto teórico, mas só mesmo depois do inicio dos trabalhos de pista é que vamos saber se escolhemos o caminho mais adequado. Os treinos livres terão de ser muito bem aproveitados, e podem fazer uma diferença ainda maior na preparação dos carros para a classificaçãoâ€, analisou.
Na briga por décimos de segundo em uma pista onde largar na frente pode ser meio caminho para a vitória, a perda de uma fração do desempenho ideal dos carros pode representar uma grande desvantagem nas corridas do final de semana. Por isso, a dupla da CRT Brasil terá trabalho dobrado para superar o lastro de 30kg que carrega em virtude das vitórias obtidas no inÁcio da temporada.
“Acredito em um grande equilÁbrio entre os carros, e em um cenário como este, carregar 30 kg de lastro não é a melhor das situaçõesâ€, apontou Cláudio Ricci. “Teremos um grande desafio neste final de semana, e novamente vamos apostar no bom trabalho de toda a equipe para brigar na frenteâ€, encerrou o gaúcho.