GT3 Brasil: Para superar rivais em SP, Ricci aposta na estratégia

Gaúcho aposta no bom rendimento da Ferrari na segunda metade das corridas em Interlagos.

Pela segunda vez nesta temporada, Claudio Ricci (CRT Brasil/Cielo/Mad Croc/Mahle) retorna ao autódromo de Interlagos com sua Ferrari. O gaúcho disputa, neste fim de semana (12 e 13/7), a quarta rodada dupla da temporada 2008 do Brasil GT3, disposto a melhorar o desempenho da visita passada ao circuito paulista, em maio, quando foi oitavo e quinto, respectivamente. “A Ferrari precisa ser mais rápida de reta, pois está difÁ­cil competir em condições de igualdade com os outros carros”, salientou.
 
E, para tentar “saldar” o problema nas duas corridas deste fim de semana, Ricci e seu companheiro, o paulista Rafael Derani, pretendem apostar na estratégia.  “A Ferrari tem sua performance mais rápida do meio para o final da corrida, e vamos fazer a estratégia em cima destas circunstâncias”, analisou o gaúcho, que tem como melhor resultado neste ano o terceiro lugar na segunda corrida, disputada em Curitiba.
 
“Com tanque cheio, nosso carro não é rápido, mas tem um ótimo desempenho nas curvas e não cai muito de rendimento com o desgaste de pneus. Com menos peso e o tanque mais vazio, o desempenho perante os rivais fica mais próximo”, continuou Ricci, quinto colocado no campeonato com 19 pontos. A liderança é dos atuais campeões da categoria, Xandy Negrão e Andreas Mattheis, com 44.
 
Detentor do maior número de voltas mais rápidas de 2007, Ricci acredita que não terá como competir com o Dodge Viper e o temido Ford GT no “Troféu Speedy”, nova premiação da categoria para quem marcar a melhor volta em cada prova. “Este ano está muito dificil, pois os Fords e os Vipers estao mais velozes. Pontos e pódios são possÁ­veis, mas marcar poles e voltas mais rapidas está praticamente impossÁ­veis”, encerrou o piloto, que brincou: “Este prêmio devia ter sido instituÁ­do no ano passado!”
 
Confira a programação deste fim de semana no autódromo José Carlos Pace:
 
Sexta-feira, 11 de julho
11h00 – 11h45: 1º Treino livre
14h25 – 15h10: 2º Treino livre
 
Sábado, 12 de julho
08h55 – 09h25: 3º treino livre
11h25 – 12h15: Treino classificatório
15h10: Largada da sétima etapa (duração máxima de 60 minutos)
 
Domingo, 13 de julho
08h30 – 08h45: Warm up
13h10: Largada da oitava etapa (duração máxima de 60 minutos)
 
* – Horários de BrasÁ­lia