E os resultados aparecem: três vitórias em cinco provas. Leonardo Vital assessora quatro pilotos do Itaipava Racing Team.
Quando se fala em consultor técnico no automobilismo de competição, o mais lembrado logicamente é Michael Schumacher, que presta este serviço para a Ferrari. A função é adotada por equipes em diversos torneios do mundo inteiro, muitas vezes sob o nome de coach – termo da lÁngua inglesa que significa treinador, ou técnico. No Itaipava Trofeo Maserati, pelo menos um time de São Paulo é adepto da prática. Lá, o consultor é o paulista Leonardo Vital, que assessora o Itaipava Racing Team, dos pilotos Cleber Faria, Pedro Queirolo, Marcelo Sant’Anna e Vanuê Faria.
Piloto de provas de longa duração com o modelo Maserati utilizado no campeonato, Vital também compete na Copa Vicar com o patrocÁnio da cervejaria carioca. No Itaipava Racing Team, ele é o encarregado de auxiliar os quatro pilotos da equipe a encontrar o melhor acerto de seus bólidos para cada circuito visitado pela categoria.
“Minha função tem muitos nomes, dependendo do campeonato ou da equipeâ€, diz Vital. “Há quem chame de consultor técnico, de personal driver, piloto de testes… Mas o que eu faço é ajudar os pilotos do Itaipava Racing Team a achar o melhor acerto para cada pista e a se adaptar mais rapidamente Á s condições do traçado. Nós chegamos a um acerto básico, para que depois cada um faça o seu ajuste fino, visando se adaptar ao estilo de pilotagem individualâ€, explicou.
Segundo Leonardo Vital, seu trabalho não se resume ao acerto. “Eu acompanho tudo na equipe, mas dou mais atenção ao desenvolvimento dos carros e também dos pilotos durante o final de semana. Após cada treino, eu baixo os dados de cada carro com o computador e depois converso individualmente com cada um deles sobre o que pode ser melhorado nas voltas rápidas. Se é ponto de freada, retomada, tangência, enfim, damos uma geral para que eles melhorem cada vez que entrarem na pistaâ€, detalhou.
Segundo Vital, o modelo Maserati Trofeo traz Á tona a habilidade do piloto, já que os itens de acerto do bólido não são muito variados. “O Maserati é o modelo de rua com uma série de adaptações para a pista, o que o torna bem mais confortável em termos de pilotagem. Ele conta com bastante tecnologia. Por exemplo, a troca de marchas é feita por meio de borboletas atrás do volante – como na Fórmula 1. Os acertos que fazemos são praticamente com suspensão e amortecedores, ajustando para o estilo de cada piloto. É um carro muito gostoso de dirigir, potente e rápido.â€, explicou.
Segundo Vital, apesar de não ser ele ao volante, a celebração de uma vitória de sua equipe é sempre uma conquista pessoal muito comemorada. “Isso já aconteceu três vezes nesta temporada, em cinco corridas disputadas. Dá uma satisfação enorme de ver um piloto da nossa equipe vencendo, é uma alegria imensa a cada vitória. E, claro, dá uma satisfação enorme ver que seu trabalho está sendo bem feito, algo que é espelhado nos resultados dos pilotosâ€, finaliza Vital.
Sobre o Itaipava Trofeo Maserati: Realizado pela Auto+ Entretenimento, o Itaipava Trofeo Maserati tem patrocÁnio da Itaipava, co-patrocÁnio da Pirelli e apoio de Dedine, Krones, Ziemann Liess, Papo de Amigos e T.N.T. Energy Drink.