Categoria volta a São Paulo para a quinta rodada dupla da temporada 2009, com Ferrari na liderança e Porsche no encalço.
O Itaipava GT3 Brasil dá inÁcio Á segunda metade da temporada 2009 neste final de semana (dias 22 e 23) no Autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista, com 160 pontos em jogo dos 320 disputados até o momento. A liderança do campeonato, após os descartes obrigatórios dos dois piores resultados de cada dupla (ou piloto), está nas mãos do gaúcho Cláudio Ricci e do paulista Rafael Derani, que competem em conjunto no Ferrari F430 da equipe CRT, com 107 pontos. Em segundo, Thiago Camilo (Porsche 997) contabiliza 93, com Ricardo MaurÁcio (Porsche 997) e a dupla formada por Marcelo Hahn/Allam Khodair (Ferrari F430) empatados com 83.
Na primeira corrida do ano, os carros entraram na pista com o novo sistema de equalização feito pelo departamento técnico do Itaipava GT3 Brasil, resultado dos testes conduzidos em Interlagos pelo piloto francês Christophe Bouchut, encarregado oficialmente de analisar o desempenho das supermáquinas da categoria em todo o planeta. Além disso, era a primeira vez que os carros da GT3 calçavam os novos pneus da Pirelli, vindos da Itália.
E na abertura da temporada, a vitória ficou com o carro que mais venceu no ano passado: o Ford GT, desta vez nas mãos de Constantino Junior/Clemente Lunardi, após uma falha no Ferrari de Ricci/Derani a 200 metros da bandeirada. Na segunda prova, no entanto, a equipe CRT pÁ´de comemorar a primeira vitória da marca italiana no Itaipava GT3 Brasil.
Curitiba recebeu a segunda rodada dupla e viu a primeira vitória da jovem dupla gaúcha formada por Ramon Matias e Matheus Stumpf, com o Dodge Viper em bela disputa com Cláudio Ricci/Rafael Derani com o F430. Na prova de domingo, a dupla ferrarista conquistou seu segundo triunfo no ano superando o Porsche 997 de Ricardo MaurÁcio/Miguel Paludo.
A terceira rodada dupla aconteceu novamente em Interlagos e foi recheada de estréias e reestréias: Bruno Garfinkel decidiu dar duplo expediente (já que também compete no Itaipava Trofeo Maserati) para correr ao lado de Chico Serra reestreando o Lamborghini Gallardo na competição. Daniel Serra, filho do tricampeão da Stock Car, também voltava ao Itaipava GT3 ao lado de Chico Longo com o novÁssimo Ferrari Scuderia, modelo homologado este ano para as competições de GT3 ao redor do mundo. Na pista, a vitória da primeira prova ficou novamente com Derani/Ricci. Na segunda corrida, no entanto, a dupla abandonou com problemas no câmbio logo no inÁcio. Com um ritmo fortÁssimo do inÁcio ao fim da prova, a vitória ficou com Ricardo MaurÁcio/Miguel Paludo, anotando a primeira vitória da Porsche na categoria.
O Itaipava GT3 Brasil desembarcou pela primeira vez em Londrina (PR) para a disputa da quarta rodada dupla do campeonato, nos 3.055 metros do traçado do Autódromo Ayrton Senna. A corrida, disputada com piso molhado, teve a segunda vitória consecutiva de MaurÁcio/Paludo. A Porsche conseguiu engatar a terceira vitória seguida ao vencer também no domingo, com Thiago Camilo e Norberto Gresse, que retornava Á equipe após boas participações no ano passado.
Neste final de semana em Interlagos, o Itaipava GT3 Brasil inicia sua segunda metade de campeonato mostrando o equilÁbrio de forças: três vitórias para a Ferrari, três para os Porsche da WB Motorsport, uma do Ford GT e outra do Dodge Viper. A liderança da dupla Rafael Derani/Cláudio Ricci não é tão ampla em relação Á concorrência, o que dará Á segunda fase do campeonato uma nova dose de emoção e competitividade.
Confira os vencedores da primeira metade do campeonato do Itaipava GT3 Brasil:
SÁƒO PAULO, 25 e 26 de abril:
1ª Corrida: Constantino Junior/Clemente Lunardi (Ford GT)
2ª Corrida: Cláudio Ricci/Rafael Derani (Ferrari F430)
CURITIBA, 30 e 31 de maio:
1ª Corrida: Ramon Matias/Matheus Stumpf (Dodge Viper)
2ª Corrida: Cláudio Ricci/Rafael Derani (Ferrari F430)
SÁƒO PAULO, 27 e 28 de junho:
1ª Corrida: Cláudio Ricci/Rafael Derani (Ferrari F430)
2ª Corrida: Ricardo MaurÁcio/Miguel Paludo (Porsche 997)
LONDRINA, 25 e 26 de julho:
1ª Corrida: Ricardo MaurÁcio/Miguel Paludo (Porsche 997)
2ª Corrida: Thiago Camilo/Norberto Gresse (Porsche 997)
Classificação do campeonato após oito provas disputadas (com descarte obrigatório dos dois piores resultados de cada piloto/dupla):
1º) Rafael Derani/Cláudio Ricci (Ferrari F430), 107 pontos
2º) Thiago Camilo (Porsche 997), 93
3º) Ricardo MaurÁcio (Porsche 997)
Marcelo Hahn/Allam Khodair (Ferrari F430), 83
5º) Walter Derani/Rodolpho Santos (Ferrari F430), 64
6º) Miguel Paludo (Porsche 997), 62
7º) Clemente Lunardi (Ford GT), 57
8º) Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim (Dodge Viper), 56
9º) Duda Rosa/Fernando Poeta (Ferrari F430), 55
10º) Matheus Stumpf/Ramon Matias (Dodge Viper), 51
11º) Bruno Garfinkel/Chico Serra (Lamborghini Gallardo), 50
12º) AntÁ´nio Hermann (Porsche 997), 48
13º) Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari Scuderia), 47
14º) Ronaldo Freitas (Porsche 997), 42
15º) Constantino Júnior (Ford GT), 35
16º) Alceu Feldmann (Porsche 997), 32
17º) Norberto Gresse (Porsche 997), 31
18º) Lico Kaesemodel (Porsche 997), 30
19º) Ricardo Rosset (Ford GT), 22
20º) Beto Posses (Porsche 997), 17
21º) Renato Stumpf/Nelson Merlo (Dodge Viper), 6
Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocÁnio da Itaipava e co-patrocÁnio da Pirelli. A Petrobras é o combustÁvel oficial da categoria.