GT Sprint Race: equilÁ­brio total na reta final da 10ª temporada

Nas três categorias a disputa segue acirrada pelos tÁ­tulos. Foram nove vencedores na PRO, oito na AM, oito na PROAM em 17 corridas do calendário. O penúltimo desafio terá a realização da Corrida Noturna.

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Paraná, é uma pista desafiadora e que promete muitas emoções. Durante todo o ano, em todas as corridas, os pilotos contaram com disputas eletrizantes, e desta vez não será diferente, ainda mais com o incremento da corrida noturna na oitava e penúltima etapa da temporada 2021. Eles estão preparados, e você?

Agora a disputa pelo tÁ­tulo promete seguir acirrada na reta final do campeonato. Serão quatro corridas com 125 pontos em jogo, sendo que as provas serão válidas pelas etapas oito e nove da 10ª edição da GT Sprint Race. Em Londrina, serão 25 pontos para cada corrida e, em Curitiba, o treino classificatório computará pontos como de uma corrida, 25 pontos, além dos 25 pontos para cada uma das corridas decisivas do ano.

O equilÁ­brio tem sido o tom do campeonato: foram nove vencedores na PRO, oito na AM, oito na PROAM em 17 corridas disputadas em 2021, ou seja, quase metade dos competidores que disputaram a temporada completa – Campeonato Overall -, no torneio Brasil ou no minitorneio Special Edition, – já venceu no mÁ­nimo uma prova.

Disputa acirrada pelo tÁ­tulo

No torneio da GTSR Brasil, com duas etapas a serem disputadas e um descarte obrigatório a ser computado os lÁ­deres são todos paranaenses, de Curitiba. Na classe PRO, a liderança é de Julio Campos /Léo Torres, com 150 pontos, em vice Alex Seid/Marcelo Henriques tem 130 pontos e, em terceiro, Gabriel Casagrande/Eduardo Pavelski, com 125. Na AM, o lÁ­der é de Luis Debes, com 176 pontos, em segundo Walter Lester com 156, e em terceiro a dupla Caê Coelho/Adriano Ramos, marca 150. Na PROAM, Pedro Aizza tem 169 pontos, seguido de Francesco Franciosi, com 138, e Rafael Dias, com 132 pontos.

A dupla que comanda o GTSR #04, Julio Campos / Léo Torres, fará o segundo contato noturno com a GT Sprint Race. Julio participou pela primeira em Interlagos na corrida com convidados ao lado do primo Raphael Campos, a qual venceu a disputa e Léo ganhou a prova noturna de 2019 em Londrina.

â€œÉ muito legal voltar a fazer uma corrida noturna, agora, em Londrina, uma pista bem difÁ­cil e que me identifico bastante. Então, embora para lá!”, enfatiza. “Sabemos que temos o peso extra de 30 quilos – lastro de sucesso – devido nós estarmos na liderança, que atrapalha bastante, mas vamos confiantes. Nós chegamos liderando o campeonato, a ideia é aumentar a vantagem para a corrida final”, afirma Julio.

“A experiência foi muito boa, adorei largar com aquele por do sol lindo de fundo”, menciona Léo. “Eu adoro a pista de Londrina, andei ano passado lá em uma etapa especial, e fui muito bem, o carro “casa” muito bem com o traçado. No torneio Brasil, nós temos uma boa vantagem para o segundo colocado do campeonato, mas ainda não tem nada decidido, precisamos continuar nesse ritmo, fazendo bons pontos para trazer o tÁ­tulo para casa. Essa é a meta e vamos atrás disso!”, completa.

Por sua vez, Luis Debes conta com uma participação em prova off-road. “O objetivo é o de manter a liderança no campeonato da AM, para ir para última etapa com um pouco mais de folga na pontuação, se possÁ­vel. Quanto Á  prova noturna, é um desafio a mais, mas é para todo mundo, então isso não me preocupa. O que é muito bacana do formato é o apelo visual da prova, que deve ser espetacular”, declara o competidor do GTSR #37.

Pedro Aizza, do GTSR#35, não conhece o autódromo de Londrina, mas já esteve na cidade para provas de kart.  “Só conheço por vÁ­deo on board, tenho treinado muito o fÁ­sico e em simuladores com o traçado da pista. É um desafio extra, com a Corrida Noturna. A categoria está muito competitiva com pilotos fortes na minha categoria e nas demais. Tenho uma boa vantagem na Overall e uma margem menor na Brasil, mas quero pontuar o máximo possÁ­vel para não ficar desesperado na etapa final. Quero fazer a pole e as vencer as duas corridas”, destaca o piloto de 16 anos.

No Overall, com uma boa temporada, Thiago Camilo lidera a classificação do campeonato na categoria PRO com 310 pontos conquistados. Walter Lester é o lÁ­der na AM, com 300 pontos e Pedro Aizza na PROAM, com 356 pontos. Â

O calendário 2021 segue protocolo de biossegurança sanitária, com engajamento no combate ao coronavÁ­rus. Por isso, não haverá a presença de público. estão sendo credenciados participantes, convidados de box, imprensa e profissionais do evento, com comprovação das duas doses da vacina tomadas, apresentar ou realizar teste na entrada do autódromo.

A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli e Militec1, têm apoio da TecPads, Fremax, Tekbond, Graxa e Gold Springs.

 

Confira a programação da etapa de Londrina – #gtsrnightchallenge:

 

Sexta-feira, 29 de outubro

 

08h30 Á s 10h30 – GT Sprint Race – Shakedown organização

10h35 Á s 11h25 – GT Sprint Race – Track walk

12h30 Á s 12h15 – GT Sprint Race – Treino extra

13h30 Á s 13h55 – Briefing presencial obrigatório

14h00 Á s 14h45 – Treino oficial 1 (máx. 18 voltas)

18h00 Á s 18h45 – Treino oficial 2 (máx. 18 voltas)

 

Sábado, 30 de outubro

 

10h00 Á s 10h10 – Treino classificatório – Q1

10h20 Á s 10h30 – Treino classificatório – Q2

11h35 Á s 11h30 – Ação promocional

14h00 – Corrida 1 (diurna)

15h00 Á s 16h30 – Ciclismo local

16h40 Á s 17h40 – Ação promocional

18h00 – Corrida 2 (noturna)

22h00 – Pódio – Corrida 1 e 2 – Local a ser definido

 

ATENÇÁƒO: O horário da segunda corrida está diretamente ligado Á  claridade do momento e condições climáticas.