GT Brasil: Valdeno Brito e Matheus Stumpf muito próximos do tÁ­tulo de 2010

Regulamento impede que a dupla seja declarada campeã antes da corrida deste domingo (31)

Falta pouco para que Valdeno Brito e Matheus Stumpf sejam declarados oficialmente campeões antecipados do Itaipava GT Brasil. Eles só precisam completar a prova deste domingo (31), fugindo de uma eventual desclassificação, para assegurar definitivamente a conquista do tÁ­tulo de 2010. O que ainda impede a comemoração é a seguinte matemática: três vitórias de Allam Khodair e Marcelo Hahn, com três desclassificações ou não participações da dupla nas provas finais, exigiriam o descarte de pontos por parte de Valdeno Brito e Matheus Stumpf.

Isso porque, pelas regras, desclassificações e não participações não valem para descarte – e perdendo pontos eles abririam chances matemáticas para Allam Khodair e Marcelo Hahn. “Sinceramente, esta possibilidade é tão remota que já estamos comemorando. Só que pelas regras não podemos ser declarados campeões até o término da corrida de amanhã, porque se por algum motivo formos desclassificados eu não poderei descartar a desclassificação e teremos que esperar a próxima etapa”, comenta Valdeno Brito, que pilota um Ford GT.

“Até por saber do regulamento, a equipe não me informou nada, não antes de eu receber a bandeira. AÁ­, quando a prova terminou, me falaram que pela classificação final ficarÁ­amos com o tÁ­tulo, mas ainda era preciso esperar”, conta Matheus Stumpf. O tÁ­tulo ficou mais próximo com um segundo lugar conquistado neste sábado (30). A vitória ficou com o paranaense Wagner Ebrahim, de volta ao Itaipava GT Brasil com um Dodge Viper. “O carro estava espetacular. Não foi fácil, mas conseguimos um bom rendimento a corrida inteira”, afirma Wagner Ebrahim.

“Estou muito feliz de conseguir este resultado logo na minha volta, o carro estava parado há um bom tempo, mas continua competitivo, virou a mesma coisa que virava aqui em 2008”, contou Wagner Ebrahim, que se prepara para disputar a temporada completa em 2011 – aÁ­ na companhia do irmão, Fábio Ebrahim. Apesar das exigências do regulamento, Valdeno Brito já falava mesmo como campeão no final da tarde. “Nós fizemos o que tÁ­nhamos que fazer, corremos de olho nos nossos adversários diretos, conseguimos administrar bem e carimbamos o trabalho de um ano inteiro”.

“A equipe fez um bom trabalho durante toda a temporada e tenho que agradecer também ao Matheus (Stumpf), sem ele não terÁ­amos vencido. Conseguimos bons resultados o ano inteiro, o carro nunca foi o melhor mas sempre andamos bem, isso é o que mais importa”, conclui Valdeno Brito, piloto da BMG Racing. A penúltima etapa da temporada do Itaipava GT Brasil prossegue neste domingo com mais uma corrida, marcada para 13h50, com transmissão ao vivo da RedeTV!. A pole position é de Wagner Ebrahim, com segundo lugar de Matheus Stumpf e Valdeno Brito.

RICARDO MAURÁCIO E BRUNO GARFINKEL

Pelo resultado final da corrida, Valdeno Brito e Matheus Stumpf seriam campeões antecipados sem depender de mais nenhum resultado, mas o que mudou as coisas foi a desclassificação da dupla Ricardo MaurÁ­cio e Bruno Garfinkel. Eles haviam chegado em terceiro lugar, mas o carro apresentou irregularidades técnicas e eles foram excluÁ­dos da prova e do fim de semana – ou seja, como punição, nem participam da prova deste domingo. A mudança fez Allam Khodair e Marcelo Hahn subirem para quinto lugar – mantendo as remotas chances de tÁ­tulo.

O RESULTADO EXTRA-OFICIAL EM PINHAIS
1º) 20 – Wagner Ebrahim (VI, PR), 34 voltas em 51:14.012 (média de 147,12 km/h)
2º) 7 – V.Brito/M.Stumpf (FO , PB/RS), a 1.418
3º) 3 – R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 7.542
4º) 13 – Pedro Queirolo (VI , SP), a 40.222
5º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP), a 40.713
6º) 5 – J.Moro/P.Bonifacio (FO , RS/SP), a 47.612
7º) 19 – C.Longo/D.Serra (LA , SP/SP), a 59.961
8º) 77 – C.Serra/A.Conill (LA , SP/RS), a 1:00.728
9º) 30 – Cleber Faria (LA , SP), a 1:00.788
10º) 100 – L.Linardi/M.Gomes (FE , SP/PR), a 1:02.934
11º) 105 – Vanue Faria (LA , SP), a 1:20.986
12º) 70 – W.Derani/A.Coelho (FE , SP/SP), a 1 volta
13º) 8 – C.Dahruj/R.Zonta (LA , SP/PR), a 2 voltas
14º) 81 – C.Burza/L.Burti (GI , SP/SP), a 2 voltas
15º) 21 – V.Rossete/F.Greco (FC , SP/SP), a 2 voltas
16º) 75 – H.Assunção/F.Marote (MA , SP/PR), a 2 voltas
17º) 17 – Marcelo Santanna (FC , SP), a 3 voltas
18º) 57 – S.Laganá/A.Hellmeister (FC , SP/SP), a 3 voltas
19º) 18 – Fernando Poeta (FE , RS), a 4 voltas