A estreia do BMW Team Brasil, uma das equipes oficiais que terá total apoio da BMW Motorsports, divisão esportiva da marca, e da BMW do Brasil, é a grande novidade da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Grand Turismo, que realizará sua primeira etapa no dia 22 de abril, no autódromo de Santa Cruz do Sul (RS).
E para encarar este desafio, a equipe montou uma verdadeira seleção, com grandes nomes do automobilismo nacional pilotando os modelos BMW Z4 na categoria GT3 e o BMW M3 na GT4. A apresentação oficial aconteceu na noite desta terça-feira (dia 10) na BMW do Brasil, em São Paulo, e contou com a presença dos patrocinadores, convidados e imprensa, que foram recebidos pelos pilotos e o presidente da BMW do Brasil, JÁ¶rg Henning Dornbusch.
Os carros são preparados pela Equipe tricampeã, AH Competições, comandada pelo ex-piloto e empresário Antonio Hermann e que conta com o Diretor Esportivo Washington Bezerra. Os modelos já estão equipados com todas as atualizações e configurações permitidas e exigidas pelo regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
O time terá o patrocÁnio do Banco BMG e da BMW do Brasil, co-patrocÁnio das empresas Eurobike e Lenovo e apoio de Beta Ferramentas, Salsa Mobion, AutoNeg e Corsa.
Na categoria GT3, os modelos BMW Z4 serão pilotados pelas duplas: Cacá Bueno / Claudio Dahruj (carro de número #0) e Valdeno Brito / Constantino Jr. (carro de número #1). Na GT4, Matheus Stumpf divide a pilotagem com Patrick Gonçalves (carro de número #11) e Leonardo Cordeiro será companheiro de William Starostik (carro de número #12).
Tetracampeão da Stock Car e bicampeão do Trofeo Linea, o carioca Cacá Bueno, de 35 anos, é um dos principais nomes do turismo nacional. E a estreia na GT3 é um novo marco na carreira do piloto. O companheiro Claudio Dahruj já disputou provas na categoria nas temporadas passadas e conquistou pódios e vitórias.
No outro carro do time, estará o paraibano Valdeno Brito, de 37 anos, que já coleciona vitórias na categoria. Ele é o atual bicampeão e já pilotava pela AH Competições. Brito, no entanto, dividia a pilotagem com Stumpf, que agora correrá na GT4. Seu novo companheiro, o mineiro Constantino Jr., também tem feito bonito nas pistas e foi campeão da Porsche Cup em 2011.
Na GT4, o gaúcho Stumpf (22 anos) chega embalado pelos dois tÁtulos que já conquistou na GT3 e vai ter o baiano Patrick Gonçalves ao seu lado, estreando na categoria. O piloto é o atual campeão do Mini Challenge Cup e também já foi campeão da Stock Jr.
O paulista Leonardo Cordeiro, de 22 anos, também faz sua estreia na categoria e em carros de turismo. O piloto já foi campeão da Fórmula 3 Sul-americana (2009) e disputou nos dois últimos anos a GP3 na Europa. Ele dividirá a direção da BMW M3 com o paranaense William Starostik, piloto com experiência em categorias fórmula e na Stock Car.
O BMW Team Brasil ainda contará com o jovem Ricardo Landucci, de apenas 19 anos. Com excelentes resultados no kart e na F-3 Sul-americana (vice-campeão da F-3 Sul-americana Light em 2011), ele será piloto reserva do time.
Criado em 2007, o Campeonato Brasileiro de GT terá nesta temporada a disputa de nove etapas, passando pelos principais autódromos do paÁs, atingindo seis estados no total. As provas terão transmissão ao vivo da Rede TV!.
A expectativa para a temporada 2012:
Antonio Hermann – Chefe AH Competições
“Vamos trabalhar muito para ter mais uma temporada de sucesso nas pistas, principalmente representando oficialmente a BMW no Brasil, o que é uma honra para todos nós. Estaremos com carros tecnologicamente avançados e os melhores pilotos do turismo nacional. Esta união nos permitirá brigar por vitórias e pódios durante todo o ano”.
Pilotos GT3
Valdeno Brito:
“Para mim, é um prazer imenso representar uma fábrica como a BMW nesse belÁssimo campeonato. Tenho certeza que a AH Competições me entregará um carro em condições de conquistar o tricampeonato da categoria, ao lado do Constantino Jr. Claro que não será nada fácil pelo alto nÁvel dos carros, equipes e pilotos envolvidos, mas, se Deus quiser, conquistaremos mais esse objetivo”.
Constantino Jr.:
“Para mim é uma honra e privilégio poder contribuir com um time como a BMW. Pelos treinos e contatos que estabelecemos, por todo profissionalismo e a garra do time, aliado a um equipamento competitivo, estou certo de que poderemos lutar por grandes vitórias em 2012.”
Cacá Bueno:
“A expectativa para a temporada é a melhor possÁvel. Estou ansioso para começar logo o ano. Com certeza a entrada de uma montadora oficial como a BMW na categoria mostra a maturidade da GT Brasil. Junto com a equipe espero conquistar os mesmos resultados que venho conquistando nas outras categorias, onde fui bicampeão do Trofeo Linea, tetracampeão da Stock e agora estou liderando também a TC2000 na Argentina. Espero mostrar a qualidade que tem o carro e a equipe. Estou confiante de que seremos extremamente competitivos”.
Claudio Dahruj:
“Minha expectativa é fazer um bom campeonato e lutar por vitórias. Tenho um parceiro muito bom e nós vamos tentar juntos conquistar essas vitórias. É uma satisfação correr nessa equipe. É uma equipe altamente profissional e espero corresponder Á altura”.
Pilotos GT4
Matheus Stumpf:
“A expectativa é a melhor possÁvel. Estamos com uma equipe excelente, um carro excelente, recebemos total apoio da montadora. Eles estão entregando os carros em ótimas condições de competição. A nossa dupla é bem equilibrada. O Patrick já provou que tem capacidade, foi campeão brasileiro duas vezes. Acho que teremos um ótimo resultado no final da temporada”.
Sobre a BMW: “Para mim é um sonho! É a primeira vez que estou correndo por uma equipe oficial. É um grande prazer representar a BMW. Com certeza, eu vou dar o meu melhor”.
Patrick Gonçalves:
“Estou muito feliz! Sempre tive vontade de estar na GT e espero uma temporada de muito aprendizado e evolução! Pra mim, tudo é novidade, carro novo, super potente e com tração traseira, um nova categoria com corridas mais longas. Vou ter que me adaptar rapidamente e colocar logo um tempero da Bahia pra acelerar!
E tudo isso fica melhor ainda se tratando de uma equipe oficial de fábrica. Por um lado, temos mais responsabilidade, mas por outro temos o suporte da BMW que é fundamental para um resultado positivo na temporada! Estou muito feliz com o reconhecimento do meu trabalho e a chance que a BMW está me proporcionando, vamos acelerar! Axé!”.
Leonardo Cordeiro:
“Estou muito feliz e motivado nessa minha nova fase no automobilismo, ainda mais agora que faço parte da famÁlia BMW! Será um ano de muita dedicação, trabalho e principalmente, adaptação, pois nunca corri de turismo. Em 2010 e 2011, disputei a GP3 Series na Europa, que faz a preliminar da Fórmula 1, depois de ter sido campeão Sul-americano de Fórmula 3 em 2009. Mas apesar da falta de experiência no turismo, acredito no meu potencial e no da equipe para se Deus quiser brigar pelo Campeonato da GT4”.
William Starostik:
“Será a minha estreia na categoria e estou muito animado, principalmente porque o ambiente é muito gostoso. Estou feliz também em estar numa equipe forte, com condições de brigar pelo tÁtulo. Participei dos testes com a equipe em Curitiba e pude ver que o carro é fantástico, com muita tecnologia embarcada e agora vamos esperar para ver como será em Santa Cruz, mas acredito que vamos estar muito bem”.
Ricardo Landucci:
“Estou muito feliz pela oportunidade de correr pelo BMW Team Brasil, depois de uma passagem muito boa pelas categorias de fórmula e de bom aprendizado. Fico feliz em receber essa oportunidade e vou aproveita-la com muito empenho para seguir nas categorias de turismo que sempre foram meu sonho e objetivo. Espero um ano de muitos treinos e bom aprendizado com grandes nomes do automobilismo, como o Cacá e o Valdeno correndo no mesmo time e sempre trocando informações.”
Confira o calendário da temporada 2012:
22 de Abril: Santa Cruz do Sul
27 de Maio: Curitiba
24 de Junho: Interlagos
22 de Julho: Rio de Janeiro
2 de Setembro: Salvador
14 de Outubro: Campo Grande
28 de Outubro: Guaporé
18 de Novembro: Cascavel**
16 de Dezembro: Interlagos
** Sujeita a conclusão das reformas no circuito