A dupla Mike Rockenfeller (ALE) /Patrick Long (EUA), num Porsche-Crawford da equipe Alez Job Racing Emory Motosports, venceu neste sábado, dia 25 de março, a Linder Industrial Komatsu Grand Prix of Miami, em Homestead, nos EUA. Foi a primeira vitória da dupla na Grand-Am, que largou na pole-position e liderou 64, da 107 voltas.
O trio formado pelo brasileiro Christian Fittipaldi, o norte-americano Eddie Cheever e o alemão Lucas Luhr, num Porche-Crawford da Cheever Racing, foi o segundo colocado, depois de largar nesta posição. Eles chegaram 4s883 atrás dos vencedores.
A posição foi conquistada na penúltima volta, com uma manobra arrojada do alemão Luhr sobre o norte-americano Scott/Pruett, que divide a condução de um Lexus-Riley da Ganassi, com o mexicano Luis Diáz. O veterano piloto reclamou da manobra, sem sucesso.
A 4º posição ficou com a dupla Mike McDowell/Memo Gidley, num Ford-Crawford da Uniden Racing. Os demais brasileiros tiveram desempenho discreto. Roberto Moreno, fazendo sua estréia no ano, em dupla com o também veterano norte-americano Hurley Haiwood, num Porsche Fabcar da Brumos Porsche, foi o 12º, a 1 volta. Mario Haberfeld, com o mexicano Adrian Fernandez, num Pontiac-Riley da Lowe’s Fernandez Racing, completou em 14º.
Oswaldo Negri Jr, com o sul-africano Mike Patterson, num Lexus-Riley da Michael Shank Racing, foi apenas o 22º, com 4 voltas de atraso.
A prova, devido Á s inúmeras bandeiras amarelas, terminou no tempo de 2h45m, ao invés das 109 voltas programadas. Nenhum acidente com gravidade foi registrado.
Foi a primeira vitória de um carro da Porsche desde 2003. E também a primeira da historia da equipe Alex Job Racing, depois de 18 anos nas pistas.
A vitória na categoria GT foi da dupla Kelly Collins/ Paul Edwards, num Pontiac GTR da TRG.
A próxima etapa, quarta da temporada, está marcada para o dia 8 de abril
classificação final:
1 Rockenfeller/ Long Alex Job Racing/ Emory Motorsports / Porsche Crawford 107
2 Fittipaldi/ Cheever Jr/ Luhr Crown Royal Special Reserve/ Cheever / Porsche Crawford 107
3 Diaz/ Pruett CompUSA Chip Ganassi with Felix Sabates / Lexus Riley 107
4 McDowell/ Gidley Playboy/ Uniden Racing / Ford Crawford 107
5 Finlay/ Valiante Essex Racing / Ford Crawford 107
6 Gurney/ Stallings/ Vasser Gainsco/ Blackhawk Racing / Pontiac Riley 107
7 Smith/Dyson Howard – Boss Motorsports / Pontiac Crawford 107
8 Papis/ Bergmeister Krohn Racing / Ford Riley 107
9 R Morgan/ C Morgan TruSpeed Motorsports / Porsche Riley 107
10 Donohue/ Law Red Bull/ Brumos Porsche / Porsche Fabcar 106
12 Haywood/ Moreno Brumos Racing / Porsche Fabcar 106
14 Haberfeld/ Fernandez Lowe’s Fernandez Racing / Pontiac Riley 106
22 Patterson/ Negri Michael Shank Racing / Lexus Riley 103
24 Collins/ Edwards TRG / Pontiac GTO.R (primeiro categoria GT) 103
Tempo total de prova: 2H45m34s93, 107 voltas
Voltas lideradas: Rockenfeller/Long, 64
Diaz/Pruett, 19
Fittipaldi/Cheever/Luhr, 14
Smith/Dyson, 10