A dupla Jorg Bergmeister/Colin Braun, num Ford Riley da Krohn Racing, venceu no domingo (30/07) a Porsche 250, disputada em Birmingham, no estado do Alabama, EUA. Foi a 2º vitória consecutiva da dupla. Em 2º chegou a dupla Max Angelelli/Jan Magnussen, num Pontiac Riley da Sun Trust Racing. Wayne Taylor, também inscrito no carro não disputou a etapa. Mike Rockenfeller/Patrick Long, num Porsche Crawford da Alex Job Racing, fecharam o pódio.
Braun largou na pole-position e manteve a ponta na largada, mas logo foi dada a bandeira amarela, devido a problemas no Pontiac Riley da dupla Ruhlman/Cochet. A relargada foi dada na 8º volta. Com 15 voltas completadas Braun liderava Christian Fittipaldi era o melhor brasileiro na pista em 6º. O Porsche Fabcar de Hailwood/France e o BMW M3 de J lewis/Connoly/Olson se tocaram e a bandeira amarela teve que ser acionada na 18º volta, para a retirada do BMW M3.
Na 35º volta Colin Braun entrou nos boxes, passando o carro para Bergmeister. Na seguinte foi dada uma nova bandeira amarela, devido ao Porsche GT3 de Bass/Pobst estar fora da pista.
A liderança passou para Christian Fittipaldi, que depois dos treinos de sábado ficou muito nervoso devido a uma atitude de Bergmeister. E se não fosse Max Papis o acalmar poderÁamos ter uma briga como aconteceu na ChampCar entre Paul Tracy e Alex Tagliani. Mario Haberfeld era o 2º. A relargada aconteceu na 42º volta.
Pouco depois o Porsche GT3 Cup de O´Connel/Speakman provocou uma curta bandeira amarela. Bandeira verde na 48º volta. Doze voltas depois tanto Fittipaldi quanto Haberfeld pararam nos boxes para a troca de pilotos. Assumindo os carros, Max Papis e Adrian Fernandez, voltando respectivamente em 13º e 14º. O Pontiac Riley de Gurney/Fogarty assumiu a liderança, até parar nos boxes. Bergmeister adotou uma tática diferente para os pits, parando antes e recolocando o carro na liderança da prova.
Memo Gidley parou nos boxes para passar o carro para Michael McDowell, quando soltaram o macaco do carro, com uma roda não totalmente presa ainda no Ford Crawford, fazendo a dupla perder bastante tempo.
O Porsche Doran de Said/Cunningham rodou provocando mais uma bandeira amarela. Devido a tantos contratempos a corrida, programada para 109 voltas, ou 2h45m, iria terminar por tempo. A relargada aconteceu faltando 16 minutos para o termino da prova, mas um minuto depois um novo acidente com o Porsche Fabcar de Hailwood/France, desta vez com o Porsche Riley de C Morgan/R Mogan/Zacharias acionou mais uma bandeira amarela.
A relargada veio faltando 6m30s para o fim da prova. Bergmeister liderava com Max Angelelli, pressionado o piloto alemão, que venceu com apenas 1s327s de vantagem sobre o italiano.
Adrian Fernandez cruzou em 5º com o Pontiac Riley, da Fernandez Racing. Max Papis levou o Porsche Crawford, da Cheever Racing, ao 8º lugar, uma posição a frente do Lexus Riley de Oswaldo Negri Jr.
Bergmeister lidera o campeonato com 393 pontos contra 354 de Angelelli, faltando três corrida para o termino da temporada.
Final:
1 76 DP 1 Bergmeister/ Braun Krohn Racing / Ford Riley 97 voltas
2 10 DP 2 Taylor/ Angelelli/ Magnussen SunTrust Racing / Pontiac Riley 97
3 23 DP 3 Rockenfeller/ Long Alex Job Racing/ Emory Motorsports / Porsche Crawford 97
4 99 DP 4 Fogarty/ Gurney Gainsco/ Blackhawk Racing / Pontiac Riley 97
5 12 DP 5 Fernandez/ Haberfeld Lowe’s Fernandez Racing / Pontiac Riley 97
6 19 DP 6 Gidley/ McDowell Playboy/ Uniden Racing / Ford Crawford 97
7 6 DP 7 Constantine/ Borkowski Playboy Racing/ Mears-Lexus/Riley / Lexus Riley 97
8 39 DP 8 Fittipaldi/ Papis Crown Royal Special Reserve/ Cheever / Porsche Crawford 97
9 60 DP 9 Patterson/ Negri Michael Shank Racing / Lexus Riley 97
10 01 DP 10 Pruett/ Diaz CompUSA Chip Ganassi with Felix Sabates / Lexus Riley 97
11 3 DP 11 Lewis/ Stanton Southard Motorsports / BMW Riley 97
12 75 DP 12 Krohn/ Jonsson/ Bergmeister Krohn Racing / Ford Riley 97
13 58 DP 13 Donohue/ Law Red Bull/ Brumos Porsche / Porsche Riley 96
14 30 DP 14 Alhadeff/ Auberlen Sigalsport BMW / BMW Riley 96
15 77 DP 15 Borcheller/ Brix Feeds The Need/ Doran Racing / Ford Doran 95
16 59 DP 16 Haywood/ France Brumos Racing / Porsche Fabcar 94
17 11 DP 17 Duno/ Beretta CITGO Racing by SAMAX / Pontiac Riley 93
18 47 DP 18 C Morgan/ R Morgan/ Zacharias TruSpeed Motorsports / Porsche Riley 93
19 65 GT 1 Bunting/ Lally/ Valentine TRG / Pontiac GTO.R 93
20 72 GT 2 Henzler/ Liddell Tafel Racing / Porsche GT3 Cup 92
21 7 DP 19 Tuttle/ Cochet Tuttle Team Racing / Pontiac Riley 92
22 64 GT 3 Edwards/ Collins TRG / Pontiac GTO.R 92
23 74 GT 4 Lux/ James Tafel Racing / Porsche GT3 Cup 92
24 98 GT 5 Bu Frisselle/ Br Frisselle Pacific Coast Motorsports / Pontiac GTO.R 92
25 73 GT 6 Tafel/ Davis Tafel Racing / Porsche GT3 Cup 91
26 06 GT 7 Reese/ Gaffney Banner Racing / Corvette 91
27 05 GT 8 Sigal/ MacLeod Sigalsport BMW / BMW M3 91
28 81 GT 9 Johnson/ Nearn Synergy Racing / Porsche GT3 Cup 91
29 89 DP 20 Figge/ Dalziel Vonage/ Playboy/ Palms Casino / Pontiac Riley 89
30 35 GT 10 Hanson/ Pumpelly TPC Racing / Porsche GT3 Cup 89
31 57 GT 11 Riggins/ Rice Stevenson Motorsports / Corvette 89
32 09 DP 21 Labonte/ Cosmo Spirit of Daytona Racing / Pontiac Crawford 88
33 36 GT 12 Baas/ Pobst TPC Racing / Porsche GT3 Cup 87
34 27 GT 13 O’Connell/ Speakman O’Connell Racing / Porsche GT3 Cup 84
35 5 DP 22 Finlay/ Valiante Essex/ Finlay Motorsports / Ford Crawford 83
36 4 DP 23 Wallace/ Leitzinger Howard – Boss Motorsports / Pontiac Crawford 81
37 8 DP 24 Said/ Cunningham Synergy Racing / Porsche Doran 80
38 17 GT 14 Lacey/ Wilkins SAMAX/ Doncaster Racing / Porsche GT3 Cup 73
39 44 GT 15 Solley/ Bullock TRG / Porsche GT3 Cup 53
40 80 GT 16 Murry/ Keen Shoes for Crews/ Synergy Racing / Porsche GT3 Cup 49
41 21 GT 17 J Lewis/ Connolly/ Olson Matt Connolly Motorsports / BMW M3 46
42 40 DP 25 Ruhlman/ Cochet Derhaag Motorsports / Pontiac Riley 0
43 97 DP 26 Ave/ Cummins CyberSpeed Racing / Pontiac Riley 0
Colaborou na cobertura: Juliana Sies
Foto: site oficial da categoria