A dupla Max Angelelli/ Jan Magnussen, num Pontiac Riley, da Sun Trust Racing, venceu no domingo (29/04) a VIR 400 no Virginia International Raceway, quarta etapa da Grand-Am Rolex Sports Car Series. Wayne Taylor, também inscrito do carro não disputou a etapa. A dupla italiana/ dinamarquesa assumiu a liderança do campeonato.
Angelelli assumiu a ponta da prova na 52º volta, superando seu compatriota Max Papis, que largou na pole-position com um Pontiac Riley da Krohn Racing. Angelelli abriu uma boa vantagem para Papis nas voltas seguintes, vencendo com 3s567 de vantagem para a dupla Colin Braun/ Max Papis. A dupla David Donohue/ Darren Law, num Porsche Riley da Brumos Racing, superou a dupla Ryan Dalziel/ Dumoulin, num Pontiac Riley daSAMAX, na ultima volta, garantindo o 3º lugar. Foi um prêmio para a equipe, que perdeu seu proprietário, Bob Snodgrass, na última quarta-feira. A direção da prova prestou uma homenagem a ele, colocando os dois carros da equipe a frente do pelotão, numa volta junta, antes do inÁcio da corrida. Depois os carros votaram as suas posições originais no grid.
Jon Fogarty, que largou na segunda posição, assumiu a ponta da prova na segunda volta, ao superar Braun, mas na 7º volta um toque com o BMW Riley de Matthew Alhadeff, fez o Pontiac Riley da dupla Fogarty/Gurney bater na barreira de pneus, danificando a frente do carro. Mesmo assim eles terminaram na 4º posição.
A dupla Scott Pruett/ Memo Rojas, num Lexus Riley da Chip Ganassi, que tinha Pruett como lÁder da temporada até essa etapa, chegou na 8º posição, depois de duas rodadas. A primeira de Rojas na 8º volta, quando liderava a prova e depois com Pruett, na 42º volta.
Os brasileiros terminaram em posições intermediarias na prova. Oswaldo Negri Júnior, em dupla com Mark Patterson, foi o 10º colocado com um Lexus Riley da Michael Shank Racing. Um acidente múltiplo na parte final da prova,quando Negri estava na 5º posição, impediu uma melhor posição na prova.
“Foi muito duro”, falou Negri. “O Nic (Jonson) ao final da corrida veio pedir desculpas pela batida, mas infelizmente o meu carro ficou horrÁvel de guiar depois do choque e o equilÁbrio foi todo alterado”, lamentou o brasileiro.
O sul-africano Mark Patterson, companheiro de Negri, estava bastante chateado com o ocorrido, e disparou que as batidas contra Negri não foram assim tão acidentais.
Christian Fittipaldi/ Harrison Brix, num Porsche Fabcar da Cheever Racing, terminou no 14º lugar.
Angelelli/ Magnussen assumiram a liderança do campeonato, com 127 pontos. Pruett, agora é o vice-lÁder, com 116. Magunussen não disputa a próxima etapa da temporada, no dia 20 de Maio em Laguna Seca.
Final:
1 10 DP 1 Taylor/ Angelelli/ Magnussen SunTrust Racing / Pontiac Riley 77 voltas em 1:47.151
2 75 DP 2 Braun/ Papis Krohn Racing / Pontiac Riley 77
3 58 DP 3 Donohue/ Law Red Bull/ Brumos Porsche / Porsche Riley 77
4 11 DP 4 Dalziel/ Dumoulin SAMAX / Pontiac Riley 77
5 99 DP 5 Fogarty/ Gurney Gainsco/ Bob Stallings Racing / Pontiac Riley 77
6 6 DP 6 Frisselle/ James Michael Shank Racing / Lexus Riley 77
7 91 DP 7 Matthews/ Goossens Riley-Matthews Motorsports / Pontiac Riley 77
8 01 DP 8 Pruett/ Rojas TELMEX Chip Ganassi with Felix Sabates / Lexus Riley 77
9 23 DP 9 Long/ Bergmeister Alex Job Racing / Porsche Crawford 77
10 60 DP 11 Patterson/ Negri Jr Michael Shank Racing / Lexus Riley 77
11 3 DP 12 Lewis/ Ruhlman Southard Motorsports / Lexus Riley 77
12 59 DP 13 Haywood/ France Brumos Porsche/ Kendall / Porsche Riley 77
13 61 DP 14 Frisselle/ Wilkins/ Frisselle AIM Autosport / Lexus Riley 77
14 39 DP 15 Fittipaldi/ Brix Cheever Racing / Porsche Fabcar 77
15 19 DP 16 Finlay/ Valiante Chip Ganassi with Felix Sabates / Lexus Riley 77
16 16 DP 17 Dyson/ Dyson Howard Motorsports / Porsche Crawford 76
17 12 DP 18 Schramm/ Bell RVO Motorsports / Pontiac Riley 75
18 77 DP 19 Gidley/ Goeters Feeds The Need/ Doran Racing / Ford Doran 65
19 76 DP 10 Krohn/ Jonsson Krohn Racing / Pontiac Riley 44
20 05 DP 20 Auberlen/ Alhadeff Luggage Express Team Sigalsport BMW / BMW Riley 42
21 53 DP 21 Constantine/ Borkowski/ Murry Playboy Racing/ Unitech / Infiniti Riley Sem tempo