O italiano Luca Filippi (Coloni) venceu neste domingo (28/08), em Spa-Francorchamps, na Bélgica, a prova de encerramento da 8ª etapa da temporada. O francês Jules Bianchi (Lotus ART) e o checo Josef Kral (Arden) completaram o pódio.
Na largada o pole-position Kral manteve a ponta, com o venezuelano Johnny Cecotto (Ocean) fazendo uma grande largada, da 11ª para a 2ª posição. Na 2ª volta Filippi passou o malaio Fairuz Fauzy (Super Nova) pela 3ª posição. Três voltas depois Filippi superou Cecotto, indo para 2º.
Na 7ª volta o suÁço Fabio Leimer (Rapax) bateu forte na Eau Rouge, acionando o safety-car. Na 11ª volta a prova recomeçou, com Filippi assumindo a liderança, na volta seguinte, na Les Combes. Fauzy tentou superar Cecotto, acabando por escapar da pista, perdendo muitas posições.
Com Filippi tranquilo na frente, as disputas pelas posições seguintes eram intensas entre Cecotto, Bianchi, o campeão antecipado o francês Romain Grosjean (DAMS), o espanhol Dani Clos (Racing Engineering) e o britânico Sam Bird (iSport).
Na penúltima volta Bianchi passou Kral, pelo segundo lugar. Grosjean foi o 4º, seguido por Bird e Clos. Cecotto perdeu rendimento nas voltas finais, sendo o 8º colocado.
O brasileiro Luiz Razia (Air Asia) abandonou na 12ª volta, após perder o controle depois de levar um toque na traseira.