Luiz Razia e Alberto Valério são os representantes do paÁs na principal categoria de acesso Á Fórmula 1.
A Fórmula GP2 começa no próximo final de semana (07 a 09/5), na Espanha, a sexta temporada de sua história. Idealizada pelo principal comandante da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, a categoria foi lançada em 2005 para substituir a Fórmula 3000 como principal base de acesso para a elite do automobilismo. E, desde então, vem cumprindo com sucesso seu papel. Dos 24 pilotos que formam o grid da Fórmula 1 atualmente, 11 passaram pela GP2 – sendo que destes, cinco foram vice-campeões e quatro, campeões da série.
Na temporada que começa no circuito de Barcelona a partir desta sexta-feira, dois brasileiros estarão presentes. Ambos contando com experiência na categoria. O piloto do pais com mais tempo na categoria é Alberto Valério, que segue para seu terceiro ano na competição. Já o baiano Luiz Razia entra em sua segunda temporada com o status de piloto de Fórmula 1. Ele foi contratado no inÁcio do ano como piloto de testes da equipe Virgin Racing, e agora busca novas vitórias e brigar pelo tÁtulo em sua segunda temporada completa na GP2.
“O ano de 2009 foi bastante difÁcil na GP2, mas sem dúvida de muito aprendizado. O fato de a categoria ter apenas um treino de 30 minutos para cada etapa, dificulta a vida dos estreantes. Então já chegar conhecendo o carro e todas as pistas do calendário é uma vantagem”, destaca Razia, que vai correr este ano pela equipe Rappax – time que assumiu a vaga da extinta Piquet Sports, que estava na GP2 desde a sua criação.
Razia também aposta no envolvimento com a Fórmula 1 para brigar entre os lÁderes da GP2. “Em todos os anos, os pilotos que se destacaram na GP2 tinham relacionamento com equipes da Fórmula 1. Foi o caso do Lewis Hamilton (campeão em 2006); do Lucas di Grassi (vice-campeão em 2007) e do Nico Hulkenberg (campeão em 2009), por exemplo”, aponta o brasileiro. “Esse trabalho com a Fórmula 1 ajuda o piloto, porque ele leva para a GP2 a filosofia de trabalho da categoria máxima, além do conhecimento adquirido nas reuniões com os engenheiros”, avalia.
Os carros da GP2 têm seus chassis produzidos pela italiana Dallara e se assemelham aos Fórmula 1 em vários aspectos. Desde as dimensões maiores quando comparados a categorias como a Fórmula 3, até o uso de tecnologias como freios compostos de carbono e trocas de marcha por alavancas atrás do volante. Os motores são V8 com 600 cavalos de potência; e o equipamento (carro e piloto) pesa 600 kg. O campeonato 2010 da GP2 acompanha a Fórmula 1 fazendo os eventos preliminares das principais corridas na Europa e no encerramento do Mundial, em Abu Dhabi.
Cada final de semana da GP2 tem duas corridas. A primeira, mais longa e disputada nos sábados, tem obrigatoriedade de um pit-stop para troca de pneus para todos os pilotos. Na prova de domingo, mais curta, o grid é formado a partir do resultado da corrida anterior, porém os oito primeiros têm suas posições invertidas. Confira abaixo quem foram todos os campeões, vices e terceiros colocados nos campeonatos da Fórmula GP2; e o calendário da temporada 2010:
Campeões, vices e terceiros colocados:
2005 –
1º – Nico Rosberg
2º – Heikki Kovalainen
3º – Scott Speed
2006 –
1º – Lewis Hamilton
2º – Nelsinho Piquet
3º – Alexandre Premát
2007 –
1º – Timo Glock
2º – Lucas Di Grassi
3º – Giorgio Pantano
2008 –
1º – Giorgio Pantano
2º – Bruno Senna
3º – Lucas Di Grassi
2009 –
1º – Nico Hulkenberg
2º – Vitaly Petrov
3º – Lucas Di Grassi
Calendário GP2 2010:
08 e 09 de maio – Barcelona (Espanha)
14 e 15 de maio – Monte Carlo (MÁ´naco)
29 e 30 de maio – Istambul (Turquia)
19 e 20 de junho – Portimão (Portugal)
26 e 27 de junho – Valência (Espanha)
10 e 11 de julho – Silverstone (Inglaterra)
24 e 25 de julho – Hockenheim (Alemanha)
31 de julho e 01 de agosto – Budapeste (Hungria)
28 e 29 de agosto – Spa-Francorchamps (Bélgica)
11 e 12 de setembro – Monza (Itália)
13 e 14 de novembro – Abu Dhabi (Emirados Àrabes Unidos)