Piloto francês foi o mais rápidos nos treinos e venceu de ponta a ponta em Santa Cruz do Sul
O francês Matthieu Lussiana chegou como um dos favoritos em Santa Cruz do Sul (RS) e não decepcionou. O piloto da equipe Petronas Alex Barros Racing venceu de ponta a ponta o GP Petrobrás, primeira etapa do Moto 1000 GP, disputado neste domingo (4). A vantagem para o segundo colocado, o paranaense Wesley Gutierrez, da Motonil Motors PDV/Brasil, foi de 27 segundos. O portugês Miguel Praia, defendendo a Center Moto Racing Team; Danilo Lewis, da Motonil Motors/PDV Brasil/RC3 Brasil; e o argentino Luciano Ribodino, pela BMW Motorrad Alex Barros Racing, completaram o pódio no autódromo gaúcho do terceiro ao quinto lugar, respectivamente.
Â
Lussiana largou forte e manteve a primeira colocação ao passar pela curva do fim da reta dos boxes. Em duas voltas, a diferença para Ribodino já era de quase 5 segundos. Wesley Gutierrez, que largou na sexta posição do grid, pressionou os adversários e conseguiu terminar em segundo lugar. A ultrapassagem que garantiu o posto ao lado do vencedor no pódio aconteceu faltando duas voltas para o final da corrida, sobre Ribodino.
Â
O argentino da moto número 1 enfrentou dificuldades no final da prova e foi ultrapassado também por Praia e Lewis na última volta. Lussiana, por sua vez, não baixou o ritmo e não adotou uma postura cautelosa, mesmo com a pista molhada. Na 11ª volta, o francês cravou o melhor tempo da prova: 1min36s066. Philippe Thiriet, correndo pela Scuderia SBK Ducati Cidade Jardim, largou em terceiro no grid, mas um tombo tirou o piloto da corrida logo no inÁcio.
Â
Nico Ferreira – HPN Racing Team – era o 11º no grid e fez uma boa corrida, chegando a estar na quarta colocação, mas não manteve o ritmo e terminou em sétimo. O sexto colocado também fez uma corrida com muitas posições ganhas: Sergio Fasci, da MGBikes Yamaha Racing, largou na 14ª colocação.
Â
“No seco, eu consegui acertar a moto, que é muito diferente do que estou acostumado. Sei que fiz uma boa largada e consegui imprimir um bom ritmo. Esse circuito é bem diferente do que eu estou acostumado na Europa. Foi difÁcil encontrar a linha correta quando a chuva vem de frente. Trabalho muito com o Alex (Barros) e a equipe para aprender da melhor forma como trabalhar com cada circuito”.
Matthieu Lussiana
Â
“Toda corrida é difÁcil. A equipe trabalhou muito bem pra gente acertar bem a moto. A corrida foi muito desgastante, a pista estava muito escorregadia. Larguei em 6º e pensei em imprimir um bom ritmo, para brigar pelos três primeiros lugares. Claro que a gente sempre quer ganhar, mas não é sempre que conseguimos. Todos estão andando em alto nÁvel. Vamos trabalhar pensando no campeonato, não só nessa etapa. Vários pilotos caÁram e ficaram sem pontos. O evento e a equipe estão de parabéns, estou contente em estar competindo com tantos pilotos estrangeiros.â€
Wesley Gutierrez
Â
Â
“Foi uma corrida muito difÁcil, as condições estavam muito complicadas, comecei com alguma cautela. Eu sabia que o Matthieu vinha de um pódio na chuva na Holanda e que o resultado hoje, na chuva, era quase previsÁvel. Estamos iniciando o ano agora e acho que terminar a etapa hoje era difÁcil. A partir da metade da corrida, comecei a tentar garantir o pódio e dei de tudo para conseguir. O Wesley andou muito rápido na parte final da corrida e não consegui alcança-lo, mas estamos contentes com o terceiro. Estamos com a moto antiga, a nova deve chegar parar a etapa de São Pauloâ€.
Miguel Praia
Â
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW), Petronas Alex Barros Racing, 25min42s550
2º) Wesley Gutierrez (PR/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 27s384
3º) Miguel Praia (POR/Honda), Center Moto Racing Team, a 28s684
4ª) Danilo Lewis (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil-RC3, a 29s738
5º) Luciano Ribodino (ARG/BMW), BMW Motorrad Alex Barros Racing, a 30s572
6º) Sergio Fasci (ARG/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing, a 35s117
7º) Nico Ferreira (PR/Kawasaki), HPN Racing, a 43s670
8º) Renato Andreghetto (SP/Suzuki), Team Suzuki PRT, a 48s176
9º) Danilo Andric (SP/BMW), M2B Racing, 1min34s678
10º) Marcos Salles (PR/Honda), Competizione Racing Team, a 1 volta
11º) Lucas Barros (SP/BMW), Petronas Alex Barros Racing, a 1 volta
12º) Daniel Lenzi (PR/BMW), Grinjets, a 1 volta
13º) LuÁs Fittipaldi (DF/Kawasaki), JC Racing Team, a 1 volta
Melhor volta: Lussiana, na 11ª, 1min33s935, média de 135,323 km/h
NÁƒO COMPLETARAM
Ricieri Luvizotto (SP/Kawasaki), JC Racing Team
Diego Faustino (PR/Suzuki), Team Suzuki PRT
Philippe Thiriet (MG/Ducati), Scuderia SBK Ducati Cidade Jardim
Nick Iatauro (SP/Suzuki), Team Suzuki PRT
Após a 1ª etapa, a classificação do campeonato é a seguinte: 1º) Lussiana, 27; 2º) Gutierrez, 20; 3º) Praia, 16; 4º) Lewis, 13; 5º) Ribodino, 11; 6º) Fasci, 10; 7º) Ferreira, 9; 8º) Andreguetto, 8; 9º) Andric, 7; 10º) Salles, 6; 11º) Barros, 5; 12º) Lenzi, 4; 13º) Fittipaldi, 3; 14º) Luvizzoto, Faustino, Thiriet, Iatauro e Douglas.