Fórmula Inter: Categoria faz segunda etapa em Interlagos neste domingo

Carioca Gustavo Coelho lidera e seu conterrâneo Daniel Mageste estreia

A tão aguardada categoria de acesso ao automobilismo profissional das grandes modalidades nacionais e internacionais vai realizar a sua segunda prova neste domingo (29/1), a partir das 11h45, no Autódromo de Interlagos. Encerrando a programação do Campeonato Paulista de Automobilismo, a Fórmula Inter mostrará o seu crescimento com a estreia de Daniel Mageste, oriundo do kartismo carioca.

Etapa qie homenageará Alfredo guaraná Menezes, um dos Á­cones do automobilismo nacional, o piloto a ser batido será o carioca Gustavo Coelho, proveniente do kartismo amador, que venceu a prova inaugural da inovadora competição e lidera o certame. O acesso Á s arquibancadas e ao estacionamento são gratuitos.

A primeira corrida da Fórmula Inter, realizada em meados de dezembro do ano passado foi recheada de emoção e intensas disputas. A primeira pole position coube ao mineiro Marcelo Henriques, que logo na largada foi ultrapassado pelo campineiro Luiz Menezes Junior. A partir daÁ­ ambos ficaram trocando de posições na frente por sete voltas, com ultrapassagens eletrizantes em vários pontos dos 4.309 metros do circuito paulistano, ora nas retas utilizando o vácuo, ou fazendo as curvas lado a lado, ora por fora ou passando por dentro. Enquanto isto, outra disputa acirrada acontecia entre o carioca Gustavo Coelho e o fluminense Raphael Figueiredo, pelo terceiro posto. Ao fim de 15 voltas o grande vencedor foi Coelho, após um excelente Sprint final em sua primeira prova no automobilismo, em que estabeleceu a volta mais rápida em 1min55s586 (média de 134,207 km/h), seguido de Menezes Junior, ex-piloto de Fórmula 1600.

Fórmula Inter, a novidade

A Fórmula Inter tem excelente relação custo/benefÁ­cio, já que adota o modelo em que o competidor paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços, e ao chegar Á  pista para competir encontra o carro pronto para sentar e pilotar. Todos os monopostos são propriedades da Formula Inter, e portando, são mantidos pela mesma, garantindo qualidade, segurança e equilÁ­brio através do sorteio dos carros a cada corrida. O custo da temporada é equivalente a R$ 13.990 por prova. A modalidade oferece a todos os seus participantes acesso Á  Academia F.Inter, que ministra aulas de mecânica, dados, pilotagem, media training, marketing, entre outras disciplinas complementares para quem deseja se aprimorar na profissão.

O F-Inter MG-15 foi projetado e construÁ­do por José Minelli, com a experiência de mais de 45 anos no automobilismo brasileiro, e certificado por engenheiros de universidade nacional, que se valeram das melhores práticas construtivas e dos mesmos softwares utilizados pelos principais fabricantes de veÁ­culos de competição em todo o mundo, e dos mais resistentes e avançados materiais, privilegiando a segurança, performance e competitividade. Cerca de 95% dos componentes do carro foram desenvolvidos e produzidos na fábrica da Formula Inter na região do Autódromo de Interlagos, e foram adotadas soluções sustentáveis como combustÁ­vel etanol e tinta Á  base de água.

O Fórmula Inter utiliza rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8″ na dianteira e 11″ na traseira, que recebem pneus slick Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros. O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, alimentado por etanol, acoplado a caixa de câmbio nacional com 5 marchas em “h”. A velocidade máxima em Interlagos é de 220 km/h.

Programação oficial Fórmula Inter:
Sábado
13h50 Á  14h05 – Tomada de tempo
Domingo
11h45 – Largada – 15 voltas ou 30 minutos de prova

Classificação da Fórmula Inter: 1) Gustavo Coelho (RJ), 32; 2) Luiz Menezes Junior (SP), 29; 3) Raphael Figueiredo (RJ), 27; 4) Marcelo Zebra (SP), 25; 5) Alexandre Galassi (SP), 23; 6) Marcelo Henriques (MG), 21; 7) Pedro Aguiar (SP), 2.

Curta www.facebook.com/formulainter
Maiores detalhes em www.formulainter.com.br
Acompanhe em https://instagram.com/formulainter

FICHA TÉCNICA – FÁ“MULA INTER

Monoposto: F-Inter MG-15
Construtor: Minelli Racing
Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removÁ­vel e side pods laterais estruturais em plano inclinado
Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.
Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.
Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.
Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8″ dianteira e 11″ traseira
Pneus: Pirelli PZero Slick – 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros
Caixa de Direção: Minelli Racing
Tanque de combustÁ­vel: de borracha, capacidade 30 litros
Pintura: Sherwin Williams Á  base d’água
Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco
Banco de segurança: em fibra, removÁ­vel
Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito
Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrÁ´nico embutido
Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças
Aerofólio: Fibra de carbono, com 1.000mm regulável de 0 a 11 graus.
Asa: Fibra de carbono, com 1.800mm externo fixo em 11 graus
Flaps: em fibra de carbono, dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.
Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo
Dimensões:
Comprimento total: 4.320mm
Largura total: 1.800mm
Altura máxima: 1.000mm
Entre eixos: 2.465mm
Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm
Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.
Peso: 520 kg sem combustÁ­vel.
Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas
Coletor de admissão e escape: Minelli Racing
Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumÁ­nio para água
Sistema de Gerenciamento EletrÁ´nico: Pro Tune Eletronic Systems
Potência: 191 hp a 6000 rpm
Torque: 21 kgfm a 6000 rpm
Câmbio: Minelli Racing de 5 marchas em H

A Fórmula Inter tem parceria com a Unica – União da Indústria de Cana de Açucar, Bosch do Brasil, Sparco e Pirelli.