A Fórmula E retorna a Jacarta neste fim de semana, com Nick Cassidy e sua equipe Envision Racing liderando a classificação daABB FIA Formula E World Championship após derrotar Pascal Wehrlein e sua equipe TAG Heuer Porsche Formula E na rodada anterior em MÁ´naco.
Após a estreia do campeonato na Indonésia na temporada passada e a ótima recepção dos fãs que lotaram as arquibancadas do circuito em Ancol Beach, o E-Prix de Jacarta 2023 foi expandido para uma rodada dupla: 10 e 11 ocorrem neste mesmo fim de semana (sábado, 3 de junho e domingo, 4 de junho).
A Indonésia tem uma população de 273 milhões de habitantes com um enorme contingente de fãs do automobilismo, que fizeram a estreia do campeonato neste paÁs no ano passado, a corrida ao vivo mais assistida por um público nacional na história da Fórmula E.
Este ano, os fãs verão a estreia do GEN3 no Sudeste Asiático, o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construÁdo. Os fãs também estão ansiosos por mais reviravoltas na empolgante história do campeonato nesta temporada, após a surpreendente vitória do neozelandês Cassidy em MÁ´naco, que começou desde o nono lugar no grid, venceu a corrida e assumiu a liderança da categoria.
Cassidy prevaleceu sobre Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), mas antes disso ele sofreu uma forte pressão de seu compatriota e piloto da Jaguar Works até que um Safety Car no final da corrida garantiu a vitória.
Como um jogo de xadrez a 240 km/h, a corrida de MÁ´naco teve suas reviravoltas enquanto os lÁderes lutavam pelo controle e pelo ritmo, mas as jogadas decisivas de Cassidy no inÁcio da corrida entregaram o resultado final.
Esta vitória deixa Cassidy com 121 pontos, 20 pontos Á frente do lÁder da TAG Heuer Porsche, Wehrlein, na classificação de pilotos.
Wehrlein liderou a série nas rodadas 2 e 3 em Diriyah, mas a queda na performance do alemão abriu as portas para a equipe Jaguar Envision e Jaguar TCS Racing, liderada por Evans, vencedor no ano passado na Indonésia.
Jake Dennis (Avalanche Andretti) ocupa o terceiro lugar na classificação com 96 pontos, depois de recuperar a forma em MÁ´naco com o terceiro lugar na corrida. Evans está apenas dois pontos atrás, com 94 pontos.
Na classificação por equipes, a Envision Racing assumiu a liderança com 182 pontos, 14 pontos Á frente da TAG Heuer Porsche que acumula 169 pontos, enquanto a Jaguar TCS Racing é a terceira com 156 pontos.
O Porsche 99X Electric ainda tem o desempenho necessário, mas deve tirar o máximo proveito disso de forma consistente em uma volta e na qualificação, o que parece ser um problema contÁnuo e potencialmente caro, especialmente com o novo lÁder da qualificação Cassidy, que conquistou duas vitórias e mais quatro pódios no últimas seis rodadas.
A rodada dupla do E-Prix de Jacarta oferece muitos pontos para que esse panorama se transforme. Todos têm a chance de chegar na final do campeonato estréia do GEN3, até mesmo Jean-Eric Vergne que está em quinto lugar na corrida pelo tÁtulo.
A corrida deste sábado terá 36 voltas e a de domingo 38, o que significa que equipes e pilotos terão que ajustar suas estratégias de corrida ao longo do fim de semana.
RETORNO A UM GRANDE DESAFIO DA TEMPORADA:
As 11 equipes e 22 pilotos da Fórmula E enfrentaram um novo desafio em Jacarta na última temporada. Este circuito urbano traz os melhores elementos das corridas de rua até Á pitoresca praia do Ancol, que recebe cerca de 40.000 visitantes por dia.
Trechos com curvas únicas, ondulações, buracos e uma mistura de trechos técnicos e de alta velocidade serão um verdadeiro teste para os pilotos. No ano passado, um público lotado aproveitou a prova inaugural na cidade, que foi completada com um festival urbano.
O circuito de 2,37 km e 18 voltas começa com um setor de abertura estreito após uma longa descida na reta de largada/chegada. Há muito espaço para manobrar no lado direito da curva 1 antes que os pilotos sigam para uma série de curvas que passam por Ancol Beach City.
O setor final é um complexo complicado depois de uma direita rápida na curva 12 e outra longa reta até uma forquilha na curva 13. Uma curva Á esquerda na curva 18 completa a volta, com uma forte descida até a linha de chegada.
Um desafio especial para os pilotos e máquinas é o calor e a umidade, o que já era um fator no ano passado e será novamente neste fim de semana, especialmente com duas corridas seguidas.
O desenvolvimento do circuito pretende deixar um legado duradouro na cidade, dar nova vida Á praia do Ancol e potenciar a recuperação turÁstica da cidade após a Pandemia. As autoridades da cidade também designaram o local como um potencial centro de inovação, Á medida que a Indonésia avança para uma transição completa para veÁculos elétricos até 2050.