Os alemães Pascal Wehrlein (Porsche) e Maximilian Günther (Maserati) foram os vencedores do E-Prix de Jacarta, na Indonésia, disputado em rodada dupla, validas como 10ª e 11ª etapas da temporada 2022/2023 do ABB FIA Formula E World Championship.
No sábado (03/06) Wehrlein venceu a primeira prova (décima etapa) com Jake Dennis (Andretti) e Gunther, que alinhou na pole, completando o pódio.
O belga Stoffel Vandoorne terminou em quarto, seguido pelo parceiro na Penske, o francês Jean-Eric Vergne, e o italiano Edoardo Mortara (Maserati).
O neozelandês Nick Cassidy (Envision), o português Antonio Felix da Costa (Porsche), o holandês Robin Frijns (Cupra Abt) e o britânico Jake Hughes (McLaren) fecharam a zona de pontos.
Os brasileiros Lucas di Grassi (Mahindra) terminou na 15ª posição, e Sérgio Sette Câmara (NIO) na 18ª.
Neste domingo Gunther alinhou novamente na pole e venceu a segunda prova (11ª etapa). A primeira vitória da Maserati na categoria. Dennis foi novamente segundo colocado. O neozelandês Mitch Evans (Jaguar) fechou o pódio.
O francês Sacha Fenestraz (Nissan) terminou em quarto, seguido pelo compatriota Norman Nato e Wehrlein.
Da Costa, Mortara, Vandoorne e o suÁço Sébastien Buemi (Jaguar) fecharam a zona de pontos. Di Grassi terminou na 14ª posição. Câmara não largou.
Wehrlein lidera o campeonato com 134 pontos, seguido por Dennis com 133 e Cassidy com 128.
A próxima etapa, o e-Prix de Portland, nos EUA, acontece no dia 24 de junho.
Final, prova 1, sábado, 03/06:
1 – Pascal Wehrlein (Porsche) – Porsche – 36 voltas
2 – Jake Dennis (Porsche) – Andretti – 0″477
3 – Maximilian Günther (DS Maserati) – Maserati – 1″413
4 – Stoffel Vandoorne (DS) – DS Penske – 3″871
5 – Jean-Eric Vergne (DS) – DS Penske – 4″986
6 – Edoardo Mortara (DS Maserati) – Maserati – 5″587
7 – Nick Cassidy (Jaguar) – Envision – 5″982
8 – Antonio Felix da Costa (Porsche) – Porsche – 20″136
9 – Robin Frijns (Mahindra) – Cupra Abt – 21″687
10 – Jake Hughes (Nissan) – McLaren – 23″356
11 – Nico Müller (Mahindra) – Cupra Abt – 23″792
12 – René Rast (Nissan) – McLaren – 25″002
13 – Norman Nato (Nissan) – Nissan – 25″162
14 – Dan Ticktum (NIO) – NIO – 28″824
15 – Lucas di Grassi (Mahindra) – Mahindra – 29″495
16 – Sacha Fenestraz (Nissan) – Nissan – 30″822
17 – David Beckmann (Porsche) – Andretti – 31″079
18 – Sergio Sette Camara (NIO) – NIO – 32″102
19 – Roberto Merhi (Mahindra) – Mahindra – 46″662
20 – Sébastien Buemi (Jaguar) – Envision – 1’00″081
21 – Sam Bird (Jaguar) – Jaguar – 1’09″072
Volta mais rápida: Sébastien Buemi 1’09″755
Abandonos:
Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar
Final, prova 2, domingo, 04/06:
1 – Maximilian Günther (DS Maserati) – Maserati – 38 voltas
2 – Jake Dennis (Porsche) – Andretti – 2″822
3 – Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar – 18″498
4 – Sacha Fenestraz (Nissan) – Nissan – 19″307
5 – Norman Nato (Nissan) – Nissan – 19″924
6 – Pascal Wehrlein (Porsche) – Porsche – 20″108
7 – Antonio Felix da Costa (Porsche) – Porsche – 20″521
8 – Edoardo Mortara (DS Maserati) – Maserati – 20″996
9 – Stoffel Vandoorne (DS) – DS Penske – 26″630
10 – Sébastien Buemi (Jaguar) – Envision – 27″273
11 – Dan Ticktum (NIO) – NIO – 28″614
12 – Nico Müller (Mahindra) – Cupra Abt – 28″787
13 – Robin Frijns (Mahindra) – Cupra Abt – 29″125
14 – Lucas di Grassi (Mahindra) – Mahindra – 29″530
15 – René Rast (Nissan) – McLaren – 30″670
16 – Jean-Eric Vergne (DS) – DS Penske – 56″598
17 – Roberto Merhi (Mahindra) – Mahindra – 1’06″645
18 – Nick Cassidy (Jaguar) – Envision – 1’06″879
Volta mais rápida: Jake Dennis 1’09″171
Abandonos:
Jake Hughes (Nissan) – McLaren
David Beckmann (Porsche) – Andretti
Nao largou:
Sam Bird (Jaguar) – Jaguar
Sergio Sette Camara (NIO) – NIO
Campeonato:
1.Wehrlein 134 pontos; 2.Dennis 133; 3.Cassidy 128; 4.Evans 109; 5.Vergne 97; 6.da Costa 78; 7.Günther 70; 8.Bird 62; 9.Buemi 62; 10.Hughes 46.