O alemão Pascal Wehrlein (Porsche) conquistou o título da temporada 2023/2024 do FIA Fórmula-E Championship. A decisão aconteceu em Londres, no Reino Unido, em sistema de rodada dupla.
No sábado Wehrlein venceu a primeira prova, disputada no sábado. Pole-position o neozelandês Mitch Evans (Jaguar) foi o segundo, seguido pelo suíço Sébastien Buemi (Envision).
O holandês Nyck De Vries (Mahindra) terminou em quarto, seguido pelos suíços Edoardo Mortara, seu parceiro de equipe, e Nico Müller (Cupra ABT).
O neozelandês Nick Cassidy (Jaguar), que começou a etapa na liderança do campeonato, foi o sétimo.
O britânico Sam Bird (McLaren), o belga Stoffel Vandoorne (DS Penske) e o francês Norman Nato (Andretti) fecharam a zona de pontos.
O brasileiro Lucas di Grassi (ABT Cupra) terminou na 11ª posição, seguido pelo compatriota Sérgio Sette Câmara (ERT).
Wehrlein foi para a prova final com 180 pontos, seguido por Evans com 177 e Cassidy com 173.
Em uma prova com muitos acidentes, o britânico Oliver Rowland (Nissan) ficou com a vitória, seguido por Wehrlein e Evans.
Buemi terminou em quarto, seguido pelo português Antônio Félix da Costa (Porsche) e o francês Jean-Eric Vergne (DS Penske).
Muller, o suíço Robin Frijns (Envision). Vandoorne e Di Grassi, fecharam a zona de pontos. câmara terminou na 12ª posição.
Cassidy alinhou na pole, mas se envolveu em um acidente, e abandonou.
Wehrlein conquistou o título com 199 pontos, com Evans sendo o vice com 192. Cassidy foi o terceiro com 176.
Final, prova 1, sábado, 20/07:
1 – Pascal Wehrlein (Porsche) – Porsche – 39 voltas
2 – Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar – 0″617
3 – Sébastien Buemi (Jaguar) – Envision – 1″457
4 – Nyck De Vries (Mahindra) – Mahindra – 2″290
5 – Edoardo Mortara (Mahindra) – Mahindra – 13″897
6 – Nico Müller (Mahindra) – Cupra Abt – 14″227
7 – Nick Cassidy (Jaguar) – Jaguar – 14″725
8 – Sam Bird (Nissan) – McLaren – 15″209
9 – Stoffel Vandoorne (DS) – DS Penske – 15″794
10 – Norman Nato (Porsche) – Andretti – 16″515
11 – Lucas di Grassi (Mahindra) – Cupra Abt – 16″977
12 – Sergio Sette Camara (ERT) – ERT – 17″419
13 – Dan Ticktum (ERT) – ERT – 18″249
14 – Sacha Fenestraz (Nissan) – Nissan – 18″712
15 – Oliver Rowland (Nissan) – Nissan – 21″036
16 – Jake Dennis (Porsche) – Andretti – 33″186
17 – Jean-Eric Vergne (DS) – DS Penske – 45″199
18 – Jehan Daruvala (DS Maserati) – Maserati – 1 volta
Volta masi rápida: Mitch Evans 1’11″701
Abandonos:
Maximilian Günther (DS Maserati) – Maserati
Jake Hughes (Nissan) – McLaren
Antonio Felix da Costa (Porsche) – Porsche
Robin Frijns (Jaguar) – Envision
Final, prova 2, domingo, 21/07:
1 – Oliver Rowland (Nissan) – Nissan – 37 voltas
2 – Pascal Wehrlein (Porsche) – Porsche – 1″055
3 – Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar – 3″789
4 – Sébastien Buemi (Jaguar) – Envision – 4″004
5 – Antonio Felix da Costa (Porsche) – Porsche – 4″362
6 – Jean-Eric Vergne (DS) – DS Penske – 4″805
7 – Nico Müller (Mahindra) – Cupra Abt – 5″202
8 – Robin Frijns (Jaguar) – Envision – 5″582
9 – Stoffel Vandoorne (DS) – DS Penske – 6″104
10 – Lucas di Grassi (Mahindra) – Cupra Abt – 6″667
11 – Jake Hughes (Nissan) – McLaren – 7″107
12 – Sergio Sette Camara (ERT) – ERT – 7″579
13 – Norman Nato (Porsche) – Andretti – 8″076
14 – Dan Ticktum (ERT) – ERT – 9″478
15 – Sacha Fenestraz (Nissan) – Nissan – 19″185
16 – Nyck De Vries (Mahindra) – Mahindra – 43″480
Vola masi rápida:: Jake Hughes 1’11″331
Abandonos
Nick Cassidy (Jaguar) – Jaguar
Maximilian Günther (DS Maserati) – Maserati
Jehan Daruvala (DS Maserati) – Maserati
Sam Bird (Nissan) – McLaren
Edoardo Mortara (Mahindra) – Mahindra
Jake Dennis (Porsche) – Andretti
Campeonato, pilotos
1.Wehrlein 199 pontos; 2.Evans 195; 3.Cassidy 173; 4.Rowland 156; 5.da Costa 144; 6.Vergne 137; 7.Dennis 122; 8.Günther 73; 9.Frijns 64; 10.Vandoorne 59.