O belga Jerome D’Ambrosio (Mahindra) venceu neste sábado (12/01) o e-Prix do Marrocos, disputado em Marrakesh, segunda etapa da temporada 2018/2019. Foi a primeira vitória do belga na temporada, e terceira na categoria. O holandês Robin Frijns e o britânico Sam Bird, parceiros na Envision Virgin, completaram o pódio.
Na largada o atual campeão, o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) tentou ultrapassar o pole Bird, sendo fechado pelo britânico. Vergne rodou, iniciando uma confusão com os carros que vinham atrás. O brasileiro Lucas di Grassi (Audi) acabou acertando o alemão Pascal Wehrlein (Mahindra), que fazia a sua estreia na categoria. Wehrlein abandonou.
Bird foi superado pela dupla da BMW, o português Antonio Felix da Costa e o britânico Alexander Sims, caindo para terceiro. Â Na sequência Brid perdeu mais posições, caindo para sexto.
A dupla da BMW dominava a prova, com d’Ambrosio em terceiro. Até que na 26ª Sims tentou ultrapassar da Costa e o português retardou a freada. Os carros colidiram e saÁram da pista (confira no link https://twitter.com/twitter/statuses/1084113428443213824). Da Costa abandonou com o carro no muro, enquanto Sims conseguiu voltar a pista. O Safety-Car foi acionado e d’Ambrosio assumiu a ponta.
A organização demorou para retirar o carro de Da Costa, e a prova reiniciou para apenas mais uma volta em bandeira verde. Com d’Ambrosio recebendo a bandeira quadriculada com 0s143 de vantagem sobre Frinjs.
Sims terminou em quarto, seguido por Vergne, que fez uma grande prove de recuperação após cair para último na largada. O alemão André Lotterer (DS Techeetah) foi o sexto.
Di Grassi, o suÁço Sébastien Buemi (Nissan E.dams), o neozelandês Mitch Evans (Jaguar) e o alemão Daniel Abt (Audi) completaram a zona de pontos. Di Grassi marcou a melhor volta da prova.
Entre os demais brasileiros na prova Nelsinho Piquet (Jaguar), terminou na 14 ª posição. E Felipe Massa (Venturi) na 18ª.
D’Ambrosio lidera o campeonato com 40 pontos, seguido por Da Costa e Vergne, empatados com 28.
A próxima etapa acontece no dia 26 de janeiro, em Santiago, no Chile.
Final:
1 – Jerome D’Ambrosio (Mahindra) – Mahindra – 31 voltas em 46m45s884
2 – Robin Frijns (Audi) – Envision Virgin – 0â€143
3 – Sam Bird (Audi) – Envision Virgin – 0â€461
4 – Alexander Sims (Andretti) – BMW – 0â€740
5 – Jean-Eric Vergne (Renault) – DS Techeetah – 1â€232
6 – André Lotterer (Renault) – DS Techeetah – 1â€457
7 – Lucas Di Grassi (Audi) – Audi – 1â€633
8 – Sébastien Buemi (Nissan) – Nissan E.dams – 2â€455
9 – Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar – 2â€980
10 – Daniel Abt (Audi) – Audi – 4â€014
11 – José Maria Lopez (Penske) – Dragon – 4â€528
12 – Maximilian Gunther (Penske) – Dragon – 6â€034
13 – Edoardo Mortara (Venturi) – Venturi – 6â€790
14 – Nelson Piquet Jr (Jaguar) – Jaguar – 6â€833
15 – Oliver Rowland (Nissan) – Nissan E.dams – 7â€529
16 – Oliver Turvey (NIO) – NIO – 9â€241
17 – Tom Dillmnann (NIO) – NIO – 9â€665
18 – Felipe Massa (Venturi) – Venturi – 10â€250
Volta mais rápida: Lucas Di Grassi 1’20â€296
Abandonos:
Antonio Felix da Costa (Andretti) – BMW – 25 voltas
Gary Paffet (Venturi) – HWA – 3 voltas
Pascal Wehrlein (Mahindra) – Mahindra – 1 volta
Stoffel Vandoorne (Venturi) – HWA – 1 volta
Campeonato:
1.D’Ambrosio 40; 2.Da Costa, Vergne 28; 4.Lotterer 19; 5.Frijns, Bird 18; 7.Evans 14; 8.Sims, Buemi 12; 10.Di Grassi 9.