Fórmula E disputa duas corridas em Diriyah

Depois de um inÁ­cio de temporada memorável com o Hankook Mexico City E-Prix 2023 em 14 de janeiro, o novo GEN3 competirá pela primeira vez no Oriente Médio, dando aos fãs a chance de ver um carro de corrida inovador que supera os limites da tecnologia EV.

 

O circuito de rua de Diriyah, com 2.495 km, está localizado nos arredores da capital saudita Riad e segue as muralhas históricas da cidade, declarada PatrimÁ´nio da Humanidade pela UNESCO.

 

Com 21 curvas no total, o primeiro setor é bastante técnico e desemboca em uma seção sinuosa, com uma série de curvas rápidas. Diriyah é um dos circuitos favoritos dos pilotos, já que se caracteriza por ser um dos mais exigentes do calendário no que diz respeito ao equilÁ­brio entre a gestão de energia e o ritmo.

 

Jake Dennis, piloto da equipe Avalanche Andretti de Fórmula E, lidera o Campeonato Mundial de Pilotos depois de vencer a corrida de abertura da temporada com uma pilotagem dominante na Cidade do México, depois de ter conquistado o primeira linha na classificação.

 

Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team) foi o segundo, 11 segundos Á  frente do terceiro colocado Lucas di Grassi (Mahindra Racing), em uma disputada primeira corrida para a equipe anglo-indiana.

 

Dennis e Wehrlein estavam entre os quatro dos sete primeiros carros a cruzar a linha de chegada com o trem de força da Porsche 99X Electric Gen3, o que deixou a Avalanche Andretti e TAG Heuer Porsche na liderança do Campeonato de Equipes.

 

Os favoritos na prévia, DS PENSKE e Maserati MSG Racing, não tiveram uma boa passagem pelo México, algo que poucos puderam prever depois que a Maserati estabeleceu o tempo mais rápido da semana de testes durante a pré-temporada em Valência, onde Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne, pilotos da DS PENSKE, também ficaram entre os três primeiros.

 

Jake Hughes, piloto da equipe NEOM McLaren de Fórmula E, pode ser um novato, mas seu impressionante desempenho nos treinos foi reiterado por uma forte primeira corrida na Cidade do México. Ele terminou em quinto, mas manteve-se o tempo todo buscando o pódio. Sua equipe, anteriormente a Mercedes-EQ, possui o maior número de vitórias em Diriyah, graças ao campeão da sétima temporada, Nyck de Vries. Hughes tem todas as ferramentas Á  sua disposição para se sair bem novamente no segundo fim de semana da Fórmula E em 2023.

 

A Jaguar TCS Racing está em sexto lugar na tabela de equipes, já que problemas técnicos levaram Sam Bird a abandonar a primeira rodada com um eixo de transmissão quebrado depois de parar na pista durante os treinos livres devido a uma falha. Mas ninguém ganhou mais corridas na Arábia Saudita do que Bird – tanto ele como De Vries têm duas vitórias – e ninguém foi mais rápido no circuito de rua de Diriyah.

 

A pista será iluminada mais uma vez com a última tecnologia LED de baixo consumo, que reduz o gasto de energia em até 50% em comparação com a iluminação convencional, e será alimentada por geradores de biocombustÁ­vel de origem sustentável.

 

Neste fim de semana, a Fórmula E disputará duas corridas: a primeira delas na sexta-feira, e a seguinte no sábado.