A 11ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E começará em São Paulo neste sábado, 7 de dezembro de 2024, sendo esta a primeira vez que a cidade recebe o início da temporada. As rivalidades e a intensa ação da 10ª temporada serão reativadas após a temporada mais competitiva da história da série, decidida na última corrida.
O atual campeão mundial de pilotos, Pascal Wehrlein, e os atuais campeões mundiais por equipes, Mitch Evans e Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, buscarão começar a temporada com o pé direito. Com oito vencedores diferentes em apenas 16 rodadas, a 10ª temporada comprova que, na Fórmula E, cada ponto é decisivo.
A 11ª temporada marca um capítulo revolucionário para a Fórmula E com a estreia do carro GEN3 Evo, um avanço na tecnologia de corridas elétricas que combina desempenho impressionante, sustentabilidade de ponta e eficiência sem precedentes.
O GEN3 Evo estabelece um novo marco como o carro da FIA com a aceleração mais rápida, indo de 0 a 100 km/h em impressionantes 1,82 segundos, 30% mais rápido que os carros atuais da Fórmula 1. Este feito destaca o compromisso inabalável da Fórmula E em impulsionar a inovação ao mesmo tempo que prioriza a responsabilidade ambiental.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO GEN3 EVO
Aceleração: De 0 a 100 km/h em 1,82 segundos, 30% mais rápido que os carros atuais da Fórmula 1.
Aerodinâmica e durabilidade: Um kit de carroceria reforçado, otimizado para desempenho e resistência.
Tração nas quatro rodas: Uma inovação disponível durante os duelos de classificação, largadas e o MODO ATAQUE, melhorando controle e tração.
Pneus de nova geração: Pneus Hankook iON otimizados oferecem maior aderência e agora incluem 35% de materiais reutilizáveis, comparados aos 26% anteriores.
Sustentabilidade: O abastecimento ético e sustentável dos materiais das baterias garante um impacto ambiental mínimo.
Pela primeira vez, os pilotos terão tração nas quatro rodas em momentos críticos dos fins de semana de corrida, oferecendo aceleração e controle incomparáveis nos momentos mais importantes. Com uma filosofia de design voltada para a sustentabilidade, o GEN3 Evo demonstra o compromisso incessante da Fórmula E em redefinir a tecnologia e pavimentar o caminho para um futuro mais sustentável.
MOVIMENTAÇÕES NO MERCADO DE PILOTOS
Como de costume, a pré-temporada da Fórmula E foi movimentada, com mudanças significativas de pilotos que remodelaram o grid da 11ª temporada.
Maximilian Günther juntou-se à DS PENSKE, formando uma dupla formidável com o bicampeão Jean-Éric Vergne, após deixar a Maserati MSG Racing. Embora ambas as equipes usem o trem de força Stellantis, a mudança representa um novo começo para Günther, que compete no campeonato desde a 5ª temporada. Stoffel Vandoorne, por sua vez, deixou a DS PENSKE para trocar de lugar com Günther, ingressando na Maserati MSG Racing ao lado do estreante Jake Hughes, vindo da NEOM McLaren para a era GEN3 Evo.
A Envision Racing manteve Robin Frijns e o campeão mundial da 2ª temporada, Sébastien Buemi, enquanto a TAG Heuer Porsche continua com o atual campeão mundial Pascal Wehrlein e seu companheiro Antônio Félix da Costa. A Mahindra Racing segue com Edoardo Mortara e Nyck de Vries, e a Jaguar TCS Racing mantém Mitch Evans e Nick Cassidy, que conquistaram o Campeonato Mundial de Equipes com um final espetacular na 10ª temporada em Londres.
A Andretti Fórmula E reorganizou sua formação, mantendo o campeão mundial da 9ª temporada Jake Dennis ao lado de Nico Müller, que se juntou durante a pré-temporada. Norman Nato voltou à Nissan e reencontrou Oliver Rowland.
Novas caras prometem emoção na 11ª temporada. O estreante Zane Maloney junta-se à Lola Yamaha ABT em sua campanha inaugural na Fórmula E, formando dupla com o campeão mundial da 3ª temporada e herói local de São Paulo, Lucas Di Grassi. Na NEOM McLaren, Taylor Barnard inicia sua primeira temporada completa ao lado do veterano Sam Bird, após sua atuação impressionante como substituto na temporada passada.
Recentemente, a nova equipe Kiro Race Co confirmou a permanência do britânico Dan Ticktum, ao lado de David Beckmann, estreante na Fórmula E após atuar como substituto em Jacarta na 9ª temporada.
A PISTA DE SÃO PAULO
Localizado nos arredores do centro da maior cidade do Brasil, o palco da terceira aparição da Fórmula E no país promete um espetáculo emocionante de habilidade e velocidade. As 11 curvas do circuito de 2,933 km apresentam três longas retas intercaladas por chicanes técnicas e curvas fechadas, permitindo muitas ultrapassagens e uma verdadeira demonstração do potencial de aceleração e tração do GEN3 Evo.
O traçado no sentido horário permanece inalterado em relação aos últimos dois anos, com a zona de ativação do MODO ATAQUE localizada na parte externa da curva 3. Os fãs podem esperar ultrapassagens emocionantes, vácuos estratégicos e uma gestão de energia crucial.
No ano passado, o E-Prix de São Paulo ofereceu uma das corridas mais emocionantes da história do campeonato. O circuito do Sambódromo do Anhembi foi palco de mais de 200 ultrapassagens, com um final de tirar o fôlego, em que Sam Bird garantiu a primeira vitória da NEOM McLaren na Fórmula E, à frente de Mitch Evans. O terceiro lugar do pódio foi decidido ainda mais próximo da linha de chegada, com Oliver Rowland superando Pascal Wehrlein e Jake Dennis, cruzando a linha com uma diferença de apenas 0,2 segundos entre os três.