Depois de um shakedown bem-sucedido no mês de dezembro e de algumas apresentações particulares para pilotos interessados em competir na categoria, a Fórmula + foi oficialmente apresentada na noite da última segunda-feira (16) pelos irmãos Paulo e Binho Carcasci, no Kartódromo da Granja Viana, em São Paulo.
O evento reuniu imprensa, pilotos e chefes de equipe – tanto do kart quanto de categorias de monopostos -, e confirmou uma caracterÁstica do novo torneio que vem sendo observada desde o primeiro teste de pista realizado no final de dezembro: quem teve oportunidade de ver de perto o Fórmula +, não poupou elogios Á nova categoria.
Trazida ao Brasil pelos irmãos Carcasci, também organizadores da Seletiva de Kart Petrobras, a Fórmula + chegou ao paÁs cercada de grande expectativa por criar um novo conceito no aprendizado de jovens pilotos que têm como objetivo final a Fórmula 1.
Destinada a competidores entre 13 e 16 anos de idade, a nova categoria usa um monoposto italiano que tem dimensões somente um pouco maiores que as de um kart, e poderá ser disputada tanto em kartódromos grandes quanto em autódromos de menores dimensões – como o ECPA (Piracicaba, SP), Velopark (Nova Santa Rita, RS) e Mega Space (Belo Horizonte, MG).
Com ela, os promotores esperam melhorar o aprendizado dos brasileiros que optam por uma carreira internacional – a categoria terá treinos liberados e apresenta uma infinidade de opções de acerto de carro, muitas delas semelhantes Á s que são encontradas na Fórmula 3, por exemplo.
Depois das considerações iniciais dos irmãos Carcasci sobre a Fórmula +, os pilotos André Negrão (da equipe Draco na World Series) e Victor Franzoni (da equipe Cram na Fórmula Renault Europeia) fizeram uma demonstração com o carro circuito da Granja Viana.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado destas primeiras semanas de vida da Fórmula + e, principalmente, com a receptividade do meio Á nova categoria. Todos os que estiveram na apresentação se surpreenderam com as qualidades do carro, e entenderam melhor esse projeto que, por ser destinado a pilotos entre 13 e 16 anos de idade, vai antecipar o aprendizado dos que pretendem seguir carreira em categorias de monopostos”, apontou Binho Carcasci.
Para as próximas semanas, os organizadores prometem fechar com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) o calendário da primeira temporada da Fórmula +, que terá seis rodadas duplas em pistas ainda a serem definidas.
“O Brasil continua revelando pilotos muito talentosos, mas o que tenho percebido nestes últimos 17 anos trabalhando como coach de brasileiros na Europa e nos EUA é que estamos dando uma base técnica cada vez menos completa para os nossos atletas. E isso acaba tendo um reflexo negativo no longo prazo. Por isso que, ao criarmos o conceito da Fórmula +, preferimos liberar treinos e abrir o regulamento no sentido de permitir um amplo trabalho de acerto do carro”, acrescentou Paulo Carcasci.
Os irmãos falaram, também, dos custos estimados para a nova categoria, que antes mesmo de nascer oficialmente já gerou sete encomendas de carros ao fabricante italiano. O monoposto da Fórmula + será vendido a R$ 80 mil, e os organizadores estimam que os custos para a disputa de uma temporada completa, já considerando treinos particulares, somem outros R$ 100 mil.
“O orçamento do piloto vai determinar o número de treinos particulares que ele fará no intervalo entre as seis rodadas duplas, mas estimamos que, com R$ 100 mil por temporada, seja possÁvel desenvolver um ótimo aprendizado. Além disso, como o carro será vendido, ele poderá ser renegociado posteriormente, quando o piloto tiver idade para deixar a categoria”, acrescentou Binho Carcasci.
A meta dos promotores, divulgada no evento de lançamento, é que dez unidades do Fórmula + cheguem ao Brasil para a primeira rodada dupla do ano – prevista para o mês de junho. Até o fim do ano, eles esperam atingir a marca de 15 pilotos no grid.
Conheça detalhes do novo carro no canal da Fórmula + no You Tube, que pode ser acessado pelo endereço www.youtube.com/formulamais. O mais recente vÁdeo disponibilizado na página é um clipe contendo imagens do monoposto italiano e entrevista com alguns dos personagens que puderam experimentar carro desde sua chegada ao Brasil.
Veja a ficha técnica do novo carro
Chassi: Tubular
Suspensão: Independente nas 4 rodas, com Push-road
Amortecedores: Hidráulicos
Motor: 4 cilindros, 600 cilindradas, 4 tempos, 100 HP (Yamaha FZ6)
Cambio: Sequencial (6 marchas)
Distancia entre-eixos: 1,845m
Bitola dianteira: 1,49m
Bitola traseira: 1,485m
Peso a seco: 270kg Pneus: Hoosier (americano) R50TH
Medida dos pneus: 7,5 x 10″