Um carro pequeno, mas completo, que apresenta uma proposta de competição diferente de tudo o que já se viu no paÁs e que permitirá a pilotos com idade entre 13 e 16 anos experimentar um monoposto de competição em autódromos pequenos e até mesmo em pistas de kart. Cercado de grande expectativa, o novo carro da Fórmula + foi para a pista pela primeira vez no Brasil nesta sexta-feira (23), em um shakedown conduzido pelo piloto da F-Renault Européia Victor Franzoni no Kartódromo da Granja Viana, na Grande São Paulo.
A categoria foi anunciada no inÁcio do mês de dezembro pelos irmãos Paulo e Binho Carcasci, que chegaram ao formato da Fórmula + depois de estudarem as exigências encaradas atualmente pelos pilotos que optam pelo caminho que leva Á Fórmula 1. Ao invés de proporem mais um campeonato de monopostos realizado nos padrões tradicionais, para pilotos com idade mÁnima de 15 anos e carros similares aos usados em competições europeias, a dupla de promotores inovou ao antecipar o aprendizado dos pilotos brasileiros para que eles possam estrear na Europa, ou mesmo no Brasil, com uma idade compatÁvel Á s novas exigências do esporte.
“Não pretendemos que a Fórmula + seja a única categoria do paÁs, ou imaginamos que ela vá resolver todos os problemas do automobilismo brasileiro. Mas temos, certamente, uma importante ferramenta de aprendizado que pode ser muito bem aproveitada por jovens pilotos”, declarou Binho Carcasci.
Victor Franzoni foi só elogios Á categoria. “O carro é ótimo, um verdadeiro carro de corridas. Já pilotei o Fórmula Futuro, o Abarth e o Renault, e acho que o novo Fórmula + vai ajudar muito na formação de jovens brasileiros para o automobilismo europeu. Eu saÁ do kart com 15 anos e isso me ajudou porque agora, aos 16, estou indo para a Europa mais bem preparado. Para os pilotos que, desde os 13 anos, puderem competir com esse carro a evolução será ainda maior. Por isso acho que a Fórmula + será muito importante para o automobilismo brasileiro”, opinou Franzoni.
Além do mais novo piloto da equipe CRAM na F-Renault – que foi quem mais voltas completou com o Fórmula + nesta sexta-feira na Granja Viana -, os pilotos Raphael Raucci (17 anos, campeão paulista de Stock Jr. e piloto confirmado no F-3 Brazil Open em janeiro) e os kartistas Victor Baptista (13 anos), Artur Fortunato (14 anos) e Gaetano Di Mauro (15 anos) também pilotaram o carro. A apresentação para a imprensa e demais pilotos, que deveria ter sido no último dia 12, foi remarcada para o dia 16 de janeiro no Kartódromo da Granja Viana.
“Em razão de um atraso na alfândega, que coincidiu com um feriado municipal em Campinas, não pudemos fazer a apresentação oficial do carro no último dia 12. Mas querÁamos muito que o Fórmula + fosse para a pista ainda em 2011. Por isso fizemos um shakedown nesta sexta-feira, e remarcamos a apresentação oficial para janeiro. Havia muita expectativa em torno da categoria, e a receptividade das pessoas que estavam no kartódromo nos surpreendeu. Agora que divulgamos mais informações sobre o projeto, a Fórmula + está sendo mais bem compreendida e fez muito sucesso com os pilotos que puderam experimentar o carro”, comentou Paulo Carcasci.
Até mesmo Felipe Giaffone, atual campeão da F-Truck, teve a curiosidade de acelerar o novo carro após o shakedown feito por Franzoni. “Este carro tem o peso intermediário entre um kart e um fórmula, e é muito interessante de guiar. Os promotores precisarão achar as pistas certas para ele, e o campeonato tem tudo para ser bem interessante”, comentou Giaffone.
A temporada inaugural da Fórmula + terá seis rodadas duplas e, embora o calendário ainda não esteja definido, os promotores consideram realizar provas em autódromos como os do Velopark (Nova Santa Rita), Mega Space (Belo Horizonte) e ECPA (Piracicaba), e em kartódromos de maiores dimensões, como os de Aldeia da Serra, Raceland (Curitiba), Velopark, Arena Sapiens (Florianópolis) e Itu (São Paulo).
Ficha técnica
Chassi: Tubular
Suspensão: Independente nas 4 rodas, com Push-road
Amortecedores: Hidráulicos
Motor: 4 cilindros, 600 cilindradas, 4 tempos, 100 HP (usado na Yamaha FZ6)
Cambio: Sequencial (6 marchas)
Distancia entre-eixos: 1,845m
Bitola dianteira: 1,49m
Bitola traseira: 1,485m
Peso a seco: 270kg
Pneus: Hoosier (americano) R50TH
Medida dos pneus: 7,5 x 10″