Paraibano faz provas seguras, conquista 51 pontos e sobe para a terceira posição no campeonato
O fim de semana da quinta etapa da Fórmula Academy Sudamericana, realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), foi marcado por clima instável e duas vitórias do paraibano Nathan Brito. Com pista molhada na primeira prova e seca na segunda, o piloto de 16 anos foi o vencedor das corridas, somou 51 pontos e subiu pata a terceira posição no campeonato. O lÁder, o paulista Juan Vieira, e o vice-lÁder, o carioca Leandro Guedes, completaram o pódio da primeira corrida. O paulista Bruno Testa e Guedes formaram o pódio da segunda prova.
A chuva que atingiu todas as atividades de sexta-feira não deu trégua e continuou na manhã deste sábado. Com pista bastante molhada, Brito largou do segundo posto, assumiu a liderança ainda no começo da prova e seguiu firme até a bandeirada. Na segunda prova, largando em quarto e com pista seca, o paraibano teve mais dificuldades. Ele mesmo admitiu que deu sorte com a entrada do Safety Car e ultrapassou o então lÁder Testa na penúltima volta.
“Foram duas provas completamente distintas. A primeira foi com piso encharcado, aproveitei que estava mais rápido que os demais e pulei para a ponta. Depois, mantive o ritmo até o fim. Já a segunda corrida foi bem mais difÁcil, já que todos os carros estavam praticamente em ritmo igual de corrida. Permaneci no meio do pelotão e tive sorte com a entrada do Safety Car, já que agrupou todos novamente. Na penúltima volta, vi que o Bruno deixou um espaço e fui pra cima. Ganhei a posição e venci novamenteâ€, afirma Brito, que conquistou a quarta vitória em quatro corridas na categoria.
Como é marca registrada da Fórmula Academy, a troca de posições foi constante, principalmente na corrida final. Tomaselli e Testa disputaram a liderança nas primeiras voltas. Vieira e Brito também disputaram posições no meio do pelotão. A Fórmula Academy Sudamericana realiza a sexta e última etapa da temporada nos dias 8 e 9 de dezembro no Autódromo de El Pinar, em Montevidéu, Uruguai. A categoria tem promoção da Linardi Sports e conta com patrocÁnio da Engebras, Pirelli e America.net.
Resultado da primeira corrida:
1) Nathan Brito (PB) – 15 voltas em 22min08s853
2) Juan Vieira (SP) – a 19s660
3) Leandro Guedes (RJ) – a 30s272
4) Bruna Tomaselli (SC) – a 34s866
Não completaram:
Bruno Testa (SP) – a 8 voltas
Geraldo Rodrigues (SP) – a 15 voltas
Melhor volta: Nathan Brito em 1min26s917
Resultado da segunda corrida:
1) Nathan Brito (PB) – 15 voltas em 21min46s813
2) Bruno Testa (SP) – a 0s527
3) Leandro Guedes (RJ) – a 2 voltas
4) Bruna Tomaselli (SC) – a 3 voltas
5) Juan Vieira (SP) – a 4 voltas
Não completou:
Geraldo Rodrigues (SP) – a 9 voltas
Melhor volta: Bruno Testa em 1min19s258
Classificação do campeonato:
1) Juan Vieira (SP) – 137 pontos
2) Leandro Guedes (RJ) – 136 pontos
3) Nathan Brito (PB) – 104 pontos
4) Bruno Testa (SP) – 103 pontos
5) Bruna Tomaselli (SC) – 86 pontos
6) Enzo Bortoleto (SP) – 53 pontos
7) Pedro Saderi (PR) – 51 pontos
8) Pedro Bürger (SP) – 40 pontos
9) Pedro Lopes (SP) – 38 pontos
10) Bruno Bertoncello (RS) – 27 pontos
10) Cássio Cortes (RS) – 27 pontos
12) Kiko Porto (PE) – 25 pontos