Terceira rodada tripla do ano foi disputada em Thruxton
O piloto brasileiro Matheus Leist (TMA Competições) “passou por cima” de um novo desafio no último final de semana, em Thruxton, na Inglaterra, onde disputou a terceira rodada tripla da Fórmula 4 MSA, competição certificada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e que utiliza motores Ford 1.6 EcoBoost.
Com belo desempenho, mesmo sem nunca ter tido contato anterior com o traçado até a tomada de tempos, Leist subiu uma vez no pódio e obteve outros dois resultados positivos nas três provas do final de semana. O saldo, também positivo, foi a conquista de mais uma posição na classificação do campeonato e a aproximação ao lÁder, o britânico Ricky Collard.
“Foi um final de semana muito legal, eu nunca tinha treinado nessa pista e fui direto para a tomada de tempos. Todos meus adversários já conheciam Thruxton, mas mesmo assim consegui um ótimo terceiro lugar na tomada de tempos, o que surpreendeu a todos, inclusive a mim mesmo”, admite o piloto de Novo Hamburgo (RS).
Nas três baterias disputadas Matheus Leist (TMA Competições) obteve um 2º lugar – depois de liderar -, um 5º e um 4º, posições que lhe permitiram subir para o 4º lugar na classificação da Fórmula 4 MSA, com 105 pontos, 25 a menos que o lÁder Collard. “O carro estava muito bom e eu consegui a adaptação em apenas 20 minutos, o tempo que durou a tomada. A expectativa é lutar pelo tÁtulo e agora consegui diminuir minha desvantagem de 40 pontos para 25. Isso me anima ainda mais para as próximas etapas”, garante Leist.
Bastante equilibrada, a Fórmula 4 MSA tem se mostrado difÁcil, com vencedores diferentes a cada etapa tripla – Matheus Leis é um deles. “As equipes são ótimas, os pilotos são muito bons, então a expectativa de que terÁamos um campeonato equilibrado se confirma. Tenho aprendido muito, certamente a Fórmula 4 MSA terá sido um importante degrau de aprendizado em minha carreira”, analisa Matheus Leist.
A próxima etapa da Fórmula 4 MSA será em junho, nos dias 6 e 7, em Oulton Park, outra pista desconhecida para o piloto brasileiro. “Desta vez teremos treinos, então poderei ter uma adaptação ainda melhor”, finaliza Leist.
Confira os dez primeiros colocados após três rodadas (nove provas) disputadas:
1 Ricky Collard (GBR) – 130 pontos
2 Daniel Ticktum (GBR) – 120
3 Lando Norris (GBR) – 115
4 Matheus Leist (BRA) – 105
5 Sandy Mitchell (GBR) – 86
6 James Pull (GBR) – 78
7 Colton Herta (EUA) – 49
8 Jack Barlow (GBR) – 48
9 Sennan Fielding – 43
10 Daniel Baybutt (GBR) – 41