Próximo compromisso pela Fórmula 4 MSA será no inÁcio de maio, em Thruxton
Não demorou muito para que o brasileiro Matheus Leist (TMA Competições) pudesse comemorar sua primeira vitória no automobilismo europeu. No último final de semana, na lendária pista de Donnington Park, na Inglaterra, ele venceu uma das três baterias da segunda rodada da Fórmula 4 MSA, único campeonato da categoria no paÁs que atende as regulamentações da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Leist superou sérios problemas na tomada de tempos, quando pÁ´de dar poucas voltas na atividade que definiria os grids de largada. Assim, ele obteve apenas o 18º lugar para a largada da primeira bateria, onde fez uma bela prova de recuperação para terminar em 7º.
Na prova seguinte, quando os primeiros colocados invertiam a ordem de chegada da primeira, Matheus Leist partiu da 2ª posição para logo em seguida assumir a ponta, que manteve até o final. E na terceira prova, largando mais uma vez em 18º, Leist cometeu um erro, rodou e não completou.
“Estou muito feliz”, resume Leist. “No começo da corrida consegui abrir uma vantagem de até 5 segundos e aÁ que me ‘caiu a ficha’ de que eu realmente estava liderando. Consegui administrar a prova e poupar os pneus. Donnington tem muita história e poucos brasileiros venceram lá. Anunciaram no autódromo que eu era um dos únicos brasileiros a vencer naquele circuito após Senna e isto me deu um orgulho imenso. Outro que venceu lá foi, por coincidência, meu ‘coach’ Danilo Dirani”, completou.
Matheus Leist integra a equipe inglesa Double R Racing, a quem agradece por seu excelente trabalho desde o inÁcio da temporada. “O time é competente e me passa muita confiança. Agradeço a eles e também a DDirani Coach, aos irmãos Danilo e Dennis, pelo que têm me ensinado”, finaliza Matheus Leist (TMA Competições).
Depois de duas etapas – e seis baterias – o brasileiro Matheus Leist é o 5º colocado na tabela de classificação da Fórmula 4 MSA, com 65 pontos, apenas 22 atrás do segundo colocado, o britânico Ricky Collard. A próxima rodada tripla da categoria – que utiliza chassis Mygane, motores 1.6 EcoBoost da Ford e pneus Hankook – será nos dias 9 e 10 de maio em Thruxton.